DIAP - DE OLHO NOS PARLAMENTARES

Fundado na década de 1980 para agregar as entidades de trabalhadores, atualmente o DIAP é um dos principais órgãos fiscalizadores da política nacional

Defender os interesses da classe trabalhadora junto às esferas da política nacional, seja no congresso, nas assembleias legislativas ou nas câmaras de vereadores. Como? Monitorando o desempenho dos políticos e congregando associações, sindicatos, federações, confederações e até grandes centrais sindicais para que, juntos, possam colaborar com a institucionalização e transformação, em normas legais, das reivindicações trabalhistas. Em linhas gerais, esse é o objetivo do DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, fundado em 1983 pelo advogado Ulisses Riedel de Resende, especialista na área trabalhista e atual diretor técnico da instituição. Na política, ele chegou a ocupar o cargo de senador por um curto período, concluindo o mandato de Lauro Campos (PDT-DF), falecido em 2003. “O êxito do DIAP é decorrente, fundamentalmente, de sua neutralidade e seriedade, que lhe trazem credibilidade e confiabilidade”, são palavras do próprio Ulisses Riedel, reproduzidas pelo ex-deputado federal Edésio Passos (PT-PR) em seu artigo DIAP, Ulisses Riedel e a Consciência Política dos Trabalhadores, publicado por ocasião das comemorações dos 20 anos da fundação do órgão.

Desde então, quase uma década se passou e o DIAP continua firme e forte em seu propósito institucional. Para isso, contabiliza aproximadamente 900 entidades filiadas espalhadas por todo o território nacional. Já que manter bem informado todo esse “contingente” sindical não é nada fácil, a entidade disponibiliza diversas ferramentas de comunicação, como mailing diário de notícias, boletins informativos mensais e outras publicações. O DIAP realiza também um estudo para apontar os parlamentares – “cabeças”, como se convencionou chamá-los – que mais se destacam no Congresso Nacional durante o ano. Em 2011, o vencedor foi o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).

Além da fiscalização, o DIAP também exerce papel importante na conjectura política, antes, durante e depois dos processos eleitorais para que, assim, as promessas dos candidatos não fiquem apenas nos palanques e programas de governo. “Nós monitoramos o financiamento de campanha dos principais candidatos, além de acompanhar a atuação do Congresso Nacional. E não descuidamos daqueles projetos que são de interesse do trabalhador, alertando também o movimento sindical sobre as representações dos trabalhadores e patronais que se candidatam ao parlamento”, afirmou ao portal da CUT – Central Única dos Trabalhadores, no último processo eleitoral, o professor Celso Napolitano, presidente do DIAP e da FETESP – Federação dos Professores do Estado de São Paulo.

Fonte: Revista da FENTEC - Edição 36

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/3913764

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

facebook.com/jdmorbidelli

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 31/10/2012
Reeditado em 31/10/2012
Código do texto: T3961877
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.