CAGEPA: VENDE, RECEBE E NÃO ENTREGA ÁGUA

Francisco de Paula Melo Aguiar

Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo.

Abraham Lincoln

Abram a boca contra a CAGEPA, água tem no solo de Santa Rita, falta investimento dos governos que tem passado pela Paraíba. É muito bom vender, receber e não entregar (mesmo descumprindo o que determina o Código do Consumidor Brasileiro) água nas torneiras em diversas cidades do Estado da Paraíba e especialmente em Santa Rita: TIBIRI I,II,III, MARCOS MOURA, AGUARLANDIA, EITEL SANTIAGO, POPULAR, VÁRZEA NOVA, NICE, SANTA CRUZ, AÇÚDE, LIBERDADE, CENTRO, ETC., É lucro certo, não é dona CAGEPA?! E finalmente, não estamos no deserto do "SAARA" e muito menos no sertão do nordeste do Brasil, estamos sim em Santa Rita perto do mar e até porque Santa Rita é o município paraibano mais rico em água em todos os sentidos, inclusive em água e água mineral e com abundância, pois, desde o inicio da colonização da Paraíba em 1585 que suas terras são exploradas com a plantação de cana de açúcar e a água de Santa Rita já servia aos nobres que iam chegando por aqui, tendo como exemplo o governador (holandez na Capitania da Paraíba) Elias Herckmans, que em seus relatórios históricos entendia que o nome de “Tibiri” significava "rio do pecado sodomítico" (de tebiró-y = "o que tem o traseiro roto", ou melhor "o indivíduo que se presta a servir de mulher", assim sendo, não concordando com tal origem epistemológica do termo ontológico do tupy, “Tibiri”, o missionário e historiador Frei Vicente do Salvador (aquele mesmo que afirmara que o homem brasileiro é como caranguejo só gosta viver ou de morar a beira do mangue ou do mar), dando portanto, em 1626, outra terminologia ou significado ao termo “Tibiri”, ao afirmar que o termo tem origem de tibi-r-y, que quer dizer: "rio da sepultura" e ou "rio do sepultado", ou ainda "rio do enterrado" e finalmente "rio do finado", o que retira a idéia de prostituição entre pessoas do mesmo sexo, segundo a historiografia de Elias Herckmans, porém, tem fundos de verdade seus argumentos, uma vez que entre os nossos silvícolas era comum a prática homossexual entre pessoas do mesmo sexo. De 1626 para o dia de hoje quatro séculos aproximadamente já se foram, porém, o caminho do rio Tibiri continua poluído, porém, ainda tem água que serve a Sana Rita, a João Pessoa, a Cabedelo e Bayeux, toda a riqueza da área metropolitana em termos de água para consumo e para a implantação e industrialização de empresas, além da construção civil, vai do tudo lençol freático das terras de Santa Rita. Se Tibiri I,II,III, e conjuntos adjacentes não tem água é por falta de interesse de governos: federal, estadual e municipal. E o povo tem que abrir a boca e exigir a implantação de bancos, escolas técnicas, hospitais, clinicas, teatro, campos esportivos, etc., O Tibiri II e III é uma nova Santa Rita que surgiu depois de 1980 em nosso meio e seu progresso depende de banco, água e vontade política, também. É uma vergonha morarmos em casa de ferreiro e temos apenas espeto de pau, como é o caso de Santa Rita ter água para vender para o mundo e em casa nossas torneiras só tenha ar e conta para pagar no final do mês.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 23/12/2012
Reeditado em 01/12/2015
Código do texto: T4049952
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