A DESCOLONIZAÇÃO "EXEMPLAR" (?)

 
Extraído do meu Livro "Crônicas da Emigração - Catramonzeladas Literárias" - UMA CARTA AO PORTUGAL CLUB (6-7 anos atrás)

(41) ...Uma Carta ao Portugal Club

“Sinceridade é única base para se fazer um relacionamento (Sabedoria do Oriente...)”.
... eu acreditei nas promessas do 25 de Abril e sei onde estou hoje!
Por isso esta minha crónica não leva a data é extemporânea?!.Cada um é que sabe.

De: S. POTENCIO
Aos Leitores do PortugalClub e outros espaços virtuais em uso na internet! (em especial ao Exmo. Sr. Ex-Deputado Eduardo Neves Moreira, ao correspondente Sr. Zé Martins la na distante Taprobana, e agora também ao Sr. Alvaro Mendes, além da nossa ilustre e pontual Confradina Jornalista EU LÁ LIA ! hein?...)
No início do corrente ano eu comecei a publicar aqui no PortugalClub algumas crónicas minhas, sempre entituladas por um nome genérico de ® "CATRAMONZELADAS" - assim mesmo!, com o ®, que simboliza o direito de autor e marca registrada para qualquer coisa criada por alguma pessoa, e um número que lhes é dado para as diferençar nas várias matérias ali tratadas, segundo a minha opinião pessoal.
Depois de algumas conversas pessoais com o Sr. Presidente do PortugalClub, chegámos à conclusão que as minhas crónicas eram demasiado extensas para caberem no espaço normal das caixas postais dos muitos leitores, e por isso resolvemos, (de comum acordo) eu resumir as minhas crónicas (isso tornou algumas mais sintéticas no PortugalClub, para depois ele as publicar em um espaço reservado para o efeito.
Porém acontece que a maioria dos leitores lê apenas o que vai na pagina da frente do email, e raramente entra neste espaço reservado aos participantes efectivos da ONG do PortugalClub.
- Me corrijam se eu estivér errado!...
Embora eu jamais tenha feito qualquer curso de informática para saber lidar com o computador correctamente, e utilizar espaços virtuais, entendi no meu curso de electrónica, completado no início dos anos oitenta, o básico necessário, para me adaptar às exigências do portal de todos nós.
Entretanto, com o decorrer do tempo, aqui no portal começaram a surgir réplicas e tréplicas de matérias por mim publicadas, porém atribuídas a outros participantes!!!.
O primeiro exemplo disto foi a resposta de alguns a uma crónica minha sobre a Praia de "Algés" da década de 60, do século passado onde, o Sr Toko, por exemplo, acabou recebendo os parabéns pela minha matéria.
Em outro ponto desta rezenha se tem admitido que a maioria dos participantes assinam as suas matérias debaixo de algum tipo de pseudónimo o que leva justamente os leitores a darem suas réplicas de forma errada, ou pelo menos dirigidas a outrem. - O exemplo disto foi a publicação de poemas da autoria da Sra Laura no meu espaço, e isto confundiu os leitores com os meus próprios poemas, os quais deixei temporáriamente de publicar por aqui!...
Dois dias atrás publiquei uma crónica sob o título RETORNADOS com orgulho e dignidade! (39) a qual foi replicada pelo Amigo Sr Zé Martins (a quem quero aproveitar aqui esta carta para agradecer muito sensibilizado!)
- No dia seguinte o Sr. Ex-Deputado Eduardo Neves Moreira mencionou este mesmo tema, porém entendeu que o assunto "RETORNADOS" havia sido levantado pelo Amigo Sr. Zé Martins, quando na verdade o pavio desta triste bomba-recordação da descolonização, foi aceso pela minha crónica (até porque ele não foi "retornado" e não sentiu na pele aquilo que nós passámos!.
Sem desmerecer de forma alguma as palavras do Sr Zé Martins, na imaginação de qualquer cidadão, certamente repugna ver imagens dos campos nazistas com os judeus todos numerados como carneiros, prontos para irem para o abate, não é mesmo!?... alguém de Vocês aí passou por isso, fisica e espiritualmente?!... - quem preencheu ficha do IARN lá pelas bandas da Calçada da Ajuda, ou no hospital do ultramar, certamente passou por isso, mas pelo amor de Deus!, não precisam me responder!.
Apenas lembrar como o fazem hoje as pessoas de bem!... com sinceridade e dignidade!
- Não aceitamos os "bush", nem os "soares" nem os "durões" muitos menos os "almeidas" da vida que, feitos CONDE ANDEIRO do século XXI vão a Treblinka para colocar flores, ficar em sentido por um minuto e encostar a mão no peito!... como fundo musical teêm a minha letra da ® "CATRAMONZELADA - ir ós do mar!!!... enquanto isso nós temos o nosso AULGARVESCHWITZ de triste memória.
- Porque essa é a mesma mão que meses antes assinava decretos presidenciais e manda invadir um país só porque, a paranóia do nacionalismo grita que o petróleo vai acabar!... os americanos o tiram de Cabinda (será que o estão a roubar todo ou deixam algum na sonangol)???... e nós os deixamos abastecer de graça na base das Lajes!... Grande negociata esta hein!!??...
- Quanto Sr. Ex-Deputado, com todo o respeito e consideração por tudo o que tem escrito aqui, posso lhe enviar minhas crónicas anteriores sobre estes temas directos como o dos "Retornados" que não são publicadas pelos motivos mais diversos; entre eles o financeiro, o social e sobretudo porque temos vergonha na cara. Coisa que nenhum dos politicos do pós 25 de Abriu-looooooo sdemonstra ter nunca jamais.
- E, já agora por falar em pessoas públicas conhecidas globalmente, faço questão de destacar aqui:
Já várias vezes eu declarei aqui que não discuto politica, nem religião! e muito menos futebol na minha coluna!!!
- São temas que só dizem respeito a cada ser individual para sua satisfação interior, para aconchego do seu próprio ego!... não há porquê eu tentar convencer ninguém a gostar do Benfica apenas porque eu tenho uma foto ao lado do Sr Eusébio!...
Não há razão para eu cristianizar ninguém só porque me sinto bem quando entro no Santuário de Fátima, que como sabemos é um património dos portugueses, ou porque pessoalmente fiquei emocionadissimo quando da oportunidade de estar a menos de 2,5 m do Santo Padre que acaba de subir ao lugar que ele merece !
Enfim, a minha crónica de hoje saiu um pouco dos parâmetros habituais originais para, acima de tudo, lembrar aqui a velha máxima: cada macaco no seu galho!,... ou melhor dizendo, o seu a seu dono!
AGORA POR FAVOR, NÃO CONFUNDAM AS MINHAS CRÓNICAS COM O FACTO HISTÓRICO A QUE OS POLITICOS DO PÓS 25 DE ABRIL DE 1974 NOS VOTARAM A TODOS. NÃO FOMOS SÓ OS "RETORNADOS" - PESSOALMENTE NÃO TENHO NADA CONTRA O DR MÁRIO SOARES, E POR ISSO NÃO ASSINO MATÉRIAS DIRIGIDAS A TAL PESSOA... MAS TENHO TUDO CONTRA OS FACTOS CAUSADOS POR ELE E POR TODOS QUANTOS NOS JOGARAM NA SITUAÇÃO EM QUE ESTAMOS MESMO DEPOIS DE DÉCADAS DE TRABALHOS FORÇADOS EM TERRITÓRIOS DE PORTUGAL!
- Por último faço um convite às sumidades psico-políticas e estudiosas do comportamento social de nossas figuras emblemáticas e governantes modernos (os tais chamados anti-salazaristas) a decifrar o seguinte enigma:
* antes do 25 de abril (1969) o então estudante Mário Soares convidou o então militar Melo Antunes a integrar o CEUD. Convite recusado e o estudante ficou com raiva!
* mais tarde na formação do PS o Dr Mario Soares mandou recado ao então militar Melo Antunes para integrar o partido. Convite recusado e o estudante ficou com MUITA raiva!
* a essência do MFA foi baseada em um documento chamado "documento dos nove" totalmente idealizado e redigido pelo então militar Melo Antunes, para o qual o Dr Mário Soares nem foi convidado! Não foi convidado por isso ficou ainda com MUITO mais raiva!
- Segundo o RDM (Regulamento de Disciplina Militar) - no quartel manda quem pode e obedece quem tem juízo!
- Depois que o MFA se recolheu aos quarteis isto continuou a ser seguido à letra!
--- Os politicos mandaram, os militares fingiram que obedeceram e, de caminho aboliram o "juramento de bandeira no RALIS"!
- E,... Senhores!..., Quem pagou o pato desta história chamada "descolonização"???... o POVO DE PORTUGAL.
PORTUGAL É ETERNO! ....Até breve, e nunca se diga adeus para sempre!
Silvino Potêncio/Natal-Brasil ( Autor de ® “CATRAMONZELADAS LITERÁRIAS” então reproduzidas no sitio groups.msn.com/caravelas-potencio
(actualmente desactivado)
- Desde já obrigado por nos visitarem lá.)

Mensagem Original que serviu de base a esta crônica:
From: PORTUGALCLUB//CCP.D//OuvidoriaCCP
To: Undisclosed-Recipient:;
Sent: Monday, May 16, 2005 6:34 PM
Subject: Mário Soares: Culpado?!

De: Alvaro Mendes
Soares: Traidor de Portugueses

Olá Ze Martins
Nao sou retornado, concordo com o golpe de estado e a liberdade para os portugueses, mas a independencia das colonias por favor, ate os politicos do exterior nos criticam, uma vergonha autentica.
Parabens por este lindo texto, so quem passou por elas sabe realmente a verdade e eu antes de mais dou-lhe os meus parabens porque ate hoje ainda nao vi uma cartinha igual, podemos dizer bem alto que o culpado foi o senhor Mario Soares sim senhor. Eu regressei a portugal 10 dias antes do dia oficial da independencia de Mocambique, fiz escolta ao presidente chissano no estadio da Machava estive envolvido nas grandes manifestações que os brancos organizaram na praça do Municipio na Beira. Na altura tinha colegas e amigos pretos, ao despedir-me disse-lhes que um dia vais chorar muito pelos brancos eles proprio nao sabiam o que viria mais tarde, para confirmar tudo isto o mes passado umas pessoas amigas que nasceram e viveram ate 1975 em Mocambique, visitaram esta linda terra que os viu nascer, ao contactar-mos e falar sobre a visita falaram com aguns pretos com idades de 50 e poucos anos de idade e estes comentaram e choraram ao mesmo tempo que antes tinha trabalho dinheiro comida actividades culturais etc. etc. aqui confirmaram aquilo que lhes disse ha 30 anos, nem vale a pena pensar mais nessas coisas porque ficamos todos doentes, pretos e brancos.
Um abraço ex-policia Alvaro Mendes
PORTUGALCLUB = A História Julgará os Traidores
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 14/04/2013
Reeditado em 01/06/2015
Código do texto: T4240506
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.