Explicando porque o GIGANTE não é fascista

Quem poderia imaginar que tudo isso aconteceria, começamos um ano tranquilamente, varias greves ja vinham movimentando o Brasil e a inflação estava alta, mas isso não era nada, afinal o povo brasileiro é passivo a tudo o que acontece, não ia acontecer nada de mais.

Porém no mês de junho, o governo paulista resolve subir a tarifa dos ônibus em 20 centavos, o que levou o Movimento Passe Livre a organizar uma série de manifestações contra o aumento da tarifa, a imprensa é claro, caiu de pau em cima do movimento procurando exercer seu quarto poder, o moderador, oficialmente abolido com a proclamação da republica em 1889 porém não moralmente, no qual a mídia procura exercer esse poder para manipular a população e até mesmo interferir no governo.

Mas o que ninguém esperava aconteceu, os brasileiros perceberam a sua força e viram que estava mais do que na hora de mudar a situação do país, então milhares de pessoas saíram as ruas de todo o país protestando, mas protestando contra o que?

No Brasil a gente sempre soube que alguma coisa sempre estava errada, principalmente no que se refere as nossas gestões, então o povo simplesmente sai e vai protestar, mas contra o que? Uns diziam que era contra a corrupção, outros contra as medidas autoritarias impostas pelo Congresso como a PEC 37, entre muitas outras causas, como melhoras nas condições de saúde e educação.

Não teve motivo para o povo sair as ruas? Claro que teve, desde o inicio os brasileiros sabiam o porque de estarem protestando, só não sabiam de que forma expressarem. Lembrem-se sempre disso leitores, ninguém sai para protestar se esta tudo certo, o povo só vai sair as ruas para se manifestar quando alguma coisa não vai bem, alguma coisa estar errada é condição sine quá non para que qualquer sociedade se manifeste contra aquilo que vai mau e prejudica, pensem nisso.

Todavia, porém, entretanto o grupo internacional conhecido como anonymus, que sempre usam a mascara do Guy Fawkes, postou um video no youtube intitulado "As 5 causas"(só uma observação, este video não foi feito pela organização "anonymus", porém eles consideraram, pois segundo a filosofia do grupo, qualquer um que luta por alguma causa usando a mascara, pode ser considerado um anonymo), com esse video ficou bem mais especificado o porque de estarmos protestando, claro que não só por essas 5 causas, mas elas foram essenciais, para que o povo não dispersasse pela falta de razão, segundo membros da mídia e do governo.

Entre as 5 causas estavam, e ainda estão,1) o fim da PEC-37 que tiraria o poder do ministério publico de investigar as discrepâncias de nossos políticos, 2) Saída imediata de Renan Calheiros da presidência do senado, 3) Imediata investigação e apuração das irregularidades da copa, 4) Criação de uma lei que torna corrupção crime hediondo, 5) Fim do foro privilegiado.

Com as manifestações a PEC-37 realmente caiu (mas fiquem espertos, ela esta querendo voltar), agora falta o resto. Com tudo o que ocorreu a frase "o gigante acordou" se tornou o slogan de nosso movimento (eu me incluo porque também sou brasileiro e participei das manifestações), e a musica "Vem pra rua" se popularizou como tema das manifestações.

Eu aqui só falando, falando, ou melhor, escrevendo, e ainda nada do tema proposto, só quis trazer a temática das manifestações para poder explicar melhor sobre o que me propus a escrever, portanto vamos ao ponto.

Nessas manifestações foi vedado o uso de bandeiras partidárias, e muitos dos militantes que foram nesses protestos portando camisetas e bandeiras de partidos, foram expulsos. Na verdade esse é um movimento da sociedade que quer mudar alguma coisa, e não de agremiações politicas.

Muitos desses partidos se embrenham no meio das manifestações e querem só se promover para ganhar eleição, no fundo são oportunistas, pois entram em meio a protestos que nem foram eles que organizaram para depois em ano de eleição dizer que foi as ruas para lutar pela sociedade, quantas vezes isso não aconteceu?

Muitas militâncias, entre elas a própria militância do PT, tiveram que se retirar por estarem portando bandeiras de partido. Agora muitas dessas acusam o movimento de ser fascista por não permitir o uso de bandeiras partidárias, e até como forma de procurar desmoralizar o movimento.

No Facebook mesmo foram postadas uma série de mentiras como a de que a FIFA cancelaria a copa no Brasil caso não parassem as manifestações, e até ouvi alguns absurdos como a de que a CIA ou os países da primavera árabe estariam financiando o movimento, rir para não chorar.

E os absurdos não param por ai, alguns blogueiros, não vou citar nomes, se referem as manifestações como sendo organizadas pelas "elites" que nem sabem pelo que estão protestando, enquanto levam uma vida boa sem ao menos conhecerem a realidade. Ta bom, vamos então viver no país da utopia petista em que o governo é lindo e tudo vai bem, e os críticos? Membros da burguesia.

Até vi no facebook as charges de algumas paginas que procuram apresentar o movimento como sendo de cunho fascista. Tem uma que é até legalzinha, nela o gigante acorda e começa a protestar destruindo com a sua super visão de raio laser as bandeiras partidárias mantendo apenas a do Brasil, e para que não se torne fascista esse gigante deveria estudar História.

Só tem uma coisa, se esse "gigante" ler um livro de História (desde que não seja tendencioso), ele vai perceber que ele não é fascista, e que essas acusações são infundadas, o fascismo tem uma série de características, que em nada se assemelham ao movimento, das quais estarei apresentando aqui.

PARA COMEÇAR, O QUE É FASCISMO?

O fascismo foi um movimento de cunho politico e ideológico, que surgiu na Europa por volta da década de 20 e defendia a instauração de um Estado forte como forma de solucionar as diversas crises politicas e econômicas pelas quais a Europa vinha passando após a Primeira Guerra e o crack da bolsa de Nova Iorque em 1929.

Para quem não sabe, a palavra "fascismo" é de origem latina e se refere a "fasces", que era um tipo de machado preso a um conjunto de varetas muito usado pelos litores romanos. O fascismo foi criado na Itália por Benito Mussolini em oposição ao bolchevismo, e se torna politica de Estado em 1922 após Mussolini realizar a famosa "marcha sobre Roma" na qual foi nomeado primeiro ministro pelo rei Vitor Emanuel III, e no poder Mussolini tratou de fortalecer seu partido e sua pessoa se sobrepondo sobre toda a sociedade.

E o fascismo foi pai de muitos filhos como o nazismo na Alemanha, que foi uma forma modificada do fascismo, o salazarismo em Portugal, o franquismo na Espanha entre muitos outros movimentos que se difundiram pelo mundo. Com base em tudo isso que falei, vou listar o porque das manifestações não serem fascistas.

1) NO FASCISMO EXISTE APENAS UM ÚNICO PARTIDO, QUE EM ALGUNS CASOS CHEGA A SER CONFUNDIDO COM O PRÓPRIO ESTADO:

Muitos daqueles contrários as manifestações alegaram que o fato de os manifestantes não permitirem o uso de bandeiras partidárias, apenas a do Brasil, os caracterizavam como fascistas, pois segundo eles, o fascismo é contra a existências de partidos partidos políticos e de cunho extremamente nacionalista.

Só que eles se esquecem que no fascismo existe sim um partido, e que é esse partido que irá gerir todo o Estado. Aqui nas manifestações o fato de não estarmos permitindo o uso de bandeiras partidarias, é apenas uma questão de bom senso, para que esses partidos não venham tirar proveito eleitoreiro de algo que não foram nem eles que fizeram, e alias, o movimento é apartidario, ou seja, não permite bandeira de NENHUM partido, diferente do fascismo que não é apartidario, pois seu partido e sua bandeira irá existir, ou ja se esqueceram do Partido Nacional Socialista do Trabalhadores Alemães (NAZISTA).

E quanto ao fato do forte nacionalismo demonstrado nas manifestações com o uso da bandeira do Brasil? Uma coisa é verdade, o fascismo é caracterizado por um forte nacionalismo, porém se formos ver por esse ponto de vista, a Revolução Francesa foi um movimento fascista pois se caracterizou também pelo nacionalismo e pelo uso da bandeira tricolor (azul, branco e vermelho), que hoje é a atual bandeira da França.

E no entanto como estamos defendendo uma série de reformas em nosso país, o mais certo é que usemos o panteão nacional, que é a bandeira de nossa pátria, seria no minimo estranho estar soando gritos pedindo por um Brasil melhor usando uma bandeira do Uruguai no corpo, ou de Cuba.

2) O FASCISMO SE CARACTERIZA PELA REVERENCIA A UM LÍDER FORTE, QUE LEVARÁ A PÁTRIA AO PROGRESSO:

No fascismo sempre vai ter alguém mandando ou desmandando, alguém em que as pessoas vão se inspirar e vão seguir não importa para onde vão, alguém que ira mostrar o caminho para um futuro melhor. Não é a toa que Mussilini foi chamado de Il Dulce (O Condutor) e Hitler de Füher (Líder), porque isso é fato, nos movimentos fascistas sempre vai existir aquela pessoa publica que vai exercer todo o controle e se tornara um simbolo para sua população.

No entanto as manifestações, como foi observado, não possuem nenhum cabeça, apenas os grupos que as organizam e conclamam o povo a irem nas ruas, mas para ser fascista precisaria ter um líder forte que estaria organizando todos os protestos, e quem seria esse líder? Joaquim Barbosa? Me poupe.

3) NO FASCISMO ESTA PRESENTE O CONCEITO DE RAÇAS NA QUAL UMA SERIA SUPERIOR AS OUTRAS:

Isso não foi comum em todos os movimentos fascistas, mas nem por isso devo descartar essa discussão. Na Alemanha nazista, uma raça foi vista como pura, que foi a raça ariana, dos homens brancos, loiros e de olhos claros, e deveriam se sobrepor sobre todas as outras, e essa super raça seria fundamental para a construção do III Reich, um império que, segundo Hitler, deveria durar 1000 anos, só durou 12 anos.

Na Itália não foi muito diferente, Mussolini queria recuperar o esplendor do império romano, e usando aqueles que tivessem as características de um bom italiano, iria construir a Terceira Roma, pois segundo Mussolini a Primeira Roma foi a dos imperadores, a segunda foi a dos papas, e a terceira seria a dele.

E nas manifestações pelo Brasil, nem existe esse tipo de coisa, estão presentes todos os tipos de pessoas, independente de cor, sexo, religião, classe social, etc. Apenas o propósito é algo em comum, a construção de um Brasil melhor.

4) MILITARISMO E CORPORATIVISMO:

Nos regimes fascistas o militarismo foi uma das peças chaves usadas pelo sistema. Nesses países o Estado procurou fortalecer seus exércitos e criar forças capazes de reprimir toda a oposição num sistema ditatorial. Era comum nos Estados fascistas as paradas militares, como forma de mostrar poder as pessoas e aos outros países. Agora eu pergunto, cade a farda dos manifestantes, se somos fascistas, então cade nossa milicia? Os vândalos? O vandalismo é algo a parte que esta ocorrendo, porém não é uma característica de todo o movimento, afinal, nada é perfeito.

O corporativismo, é uma das doutrinas fascistas, pela qual o Estado passaria a deter o poder sobre os meios de produção e dos sindicatos, parece socialismo, mas no fascismo em sua essência também é assim, e no corporativismo o partido fascista exerceria o papel de mediador desses sindicatos e de seus respectivos conflitos, isso no papel, na pratica era pura faixada.

NO BRASIL JÁ HOUVE ALGUM MOVIMENTO FASCISTA?

A resposta é sim, apesar de que o que surgiu no Brasil foi apenas um embrião, se comparado a aqueles que surgiram na Europa, que foi a Ação Integralista Brasileira (AIB) fundada em 1932 por Plinio Salgado, em oposição ao socialismo na figura da Aliança Nacional Libertadora (ANL), liderada por Luis Carlos Prestes.

Na AIB seus membros tinham que desfilar nas ruas em marcha portando um uniforme verde, sendo o sigma (letra grega) o seu simbolo e o "anaue" (palavra tupi que significa "você é meu parente") como o grito de guerra ecoado por sua militância. A AIB foi extinta em 1937 com a instauração do Estado Novo.

CONCLUSÃO:

Com tudo o que foi dito aqui, fica claro que esta havendo um grande mau entendido por parte daqueles que querem deturpar o movimento e vem procurando confundir a cabeça dos brasileiros, para que o movimento se dispersem, portanto eu digo brasileiros e brasileiras, tomem cuidado com esse tipo de coisa, o que esta em jogo é muito maior.

Em nenhum lugar se construiu um país melhor de braços cruzados, foi preciso que a população estirassem as mangas e fizesse, não deixem a mídia, os políticos, as militâncias partidárias, entre outros os persuadirem. É claro que um país melhor se faz nas urnas, mas mesmo assim é necessário que o povo saia e mostre o que esta errado e precise mudar, saibam leitores, não é bom que vocês se dispersem, ainda ha muito o que ser feito, para que num futuro não muito distante, possa ser digo com clareza que "ja raiou a liberdade no horizonte do Brasil"

MUITO OBRIGADO PELA LEITURA E UM ABRAÇO A TODOS

"Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele."

(Martin Luther King)