Só Ficou Faltando o Principal

Só Ficou Faltando o Principal

Já fazia alguns anos eu vinha criticando essa mania do brasileiro de só reclamar, dos absurdos políticos, sem protestar como deveria. Mas enfim "o povo acordou"... agora só falta aprender a protestar direito.

Por enquanto estão parecendo mais é com um bando de loucos desorientados brigando depois de descobrirem que os diretores do hospício também são loucos... Afinal, depois de descobrir que seus "cuidadores" são dementes, ladrões ou coisa parecida, qual seria a primeira atitude - e a atitude mais sensata a se tomar?...

É claro que devemos continuar cobrando melhorias dos "diretores loucos e ladrões", enquanto eles ainda estão lá, mas não seria muito mais importante dar um jeito de começar a TROCAR logo essa "diretoria" estragada??? Ou melhor ainda, que tal trocar todo o sistema "do hospício" para que nunca mais tenhamos "diretores loucos e ladrões"?...

Para que todos entendam direitinho, imagina que por herança ou sei lá que outra maldita sorte, você tenha ganhado um país inteiro. Você acaba de ganhar o comando de um país. Mas esse país é muito grande, com muitos estados, milhões de habitantes e, por isso, junto com o país você também ganhou o poder de escolher, entre dois grupos distintos, qual deles formaria a equipe que te ajudaria a organizar tudo, fazer as leis, comandar "teu país"...

O primeiro grupo seria formado por ex-jogadores de futebol, ex-cantores/pagodeiros, ex-atores/atrizes, ex-policiais esclerosados, um bando de outros aposentados, além de pastores da igreja universal, bispos da mundial, missionários "do escambau" (só para rimar)... E no segundo grupo teríamos educadores, doutores, engenheiros, administradores, etc.; todos especialistas nas áreas de educação, segurança, economia, transporte, saúde, gestão, - todos com currículos exemplares, todos brilhantes profissionais, comprovadamente experientes, talentosos e competentes... Acho que nem seria preciso perguntar qual o grupo escolhido para te ajudar a comandar teu país... ou seria?

O problema é que você já tem esse país, NÓS já temos esse país, mas sempre "escolhemos os caras do primeiro grupo"... eleição após eleição, quem ganha é sempre um bando de incompetentes, vagabundos, oportunistas, velhos caducos e um monte de gente que apelou para a política - apenas como última opção pra poder ganhar dinheiro. Tirando a exceção, é claro. E nem é tanto por falta de gente boa, que acabam escolhendo os ruins; é muito por falta de opção também, porque gente boa tem vergonha na cara e por isso não tem coragem de se misturar a essa palhaçada que é e que sempre foi o nosso cenário político.

É claro que sempre tem uma meia-dúzia de pessoas competentes e com coragem de "juntar-se ao circo"; mas esses não podem fazer tudo sozinhos e, muito menos, acompanhados pela maioria esmagadora de incompetentes, sangue-sugas e outras pragas que infestam o Congresso. E Isso só vai mudar quando mudar todo o sistema eleitoral no Brasil.

Então em vez de ficar protestando por mil causas diferentes e com frases genéricas do tipo "muda Brasil", "chega de corrupção", etc, vamos principalmente apontar esse grande erro e exigir que acertem isso!! Vamos cortar o mal pela raiz. Não adianta nada ou quase nada ganhar alguns centavos na passagem de ônibus agora, além de outras promessas, e deixar que na próxima eleição venham mais incompetentes para continuar errando eternamente em berço esplêndido... A raiz de quase todos os problemas políticos está nessa democracia burra, democracia doente!!

Eu disse "democracia burra ou doente" , mas isso está mais é para DEMÊNCIA COLETIVA (como eu já digo há muitos anos). Se até do varredor de rua, exigem conclusão do ensino médio, - se para qualquer emprego sério, exigem diploma e/ou experiência, MEU DEUS, ME EXPLICA POR QUE DO HOMEM QUE VAI FAZER AS LEIS - NÃO SE EXIGE PORRA NENHUMA!!!!! (Pelo menos por enquanto eu não consigo pensar em nada que seja mais absurdo, mais idiota que isso!!!).

Que continue a democracia, que continue a participação do povo no governo, mas vamos começar a filtrar isso, vamos pegar só o melhor do povo, vamos dar boas opções para o povo votar!! Chega de pastor, ex-jogador ou ex-sei-lá-o-que no plenário, chega de gente burra e despreparada, chega dessa história de o mais popular ganhar a eleição! quem tem que ganhar eleição é o mais COMPETENTE - e não o mais popular!!! 'Tá cheio de gente muito inteligente, gente brilhante, apta, capaz, idônea, no meio do povo! Não é porque a maioria do povo é de ignorantes - que temos que colocar ignorantes também para fazer as leis!!!

Enquanto continuarmos aceitando qualquer um, como candidato, para que qualquer um possa votar, nossas leis continuarão sendo feitas por qualquer um, e essa palhaçada nunca vai acabar. Se até de quem quer ser varredor de rua exigem a conclusão do ensino médio, DEMOROU MUITO para começarmos a exigir O FUNDAMENTAL: exigir que o político também não seja mais qualquer um, ou que pelo menos não seja mais um débil mental...

A política só vai ficar séria, quando começarem a colocar gente séria lá. Então vamos protestar principalmente por isso: chega de CIRCO ELEITORAL, chega de voto obrigatório, chega de candidato bizarro. CONCURSO PÚBLICO*para quem quiser ser político daqui pra frente!!! E daí sim, mostrem para todos na televisão - A VIDA dos ganhadores desse concurso, para podermos escolher entre os melhores. Horário eleitoral também ficaria bem menos nojento assim...

A maior dificuldade será convencer os políticos a mudar o que vai prejudicar a eles mesmos. Mas já que "o povo acordou", espero que agora comece a protestar com mais objetividade, sabendo que o principal a ser mudado, na tal da reforma política, tem que ser decidido POR NÓS; porque se deixarmos para os atuais políticos decidirem, aí não será reforma, serão REMENDOS, - e ninguém quer mais nada remendado... a gente quer tudo novo, tudo limpo, tudo bem mudado.

Samuel Zechetti da Costa

www.frent.info

23/06/2013

*Para prestar concurso público, é preciso estudar muito, prestar exame, comprovar escolaridade (no mínimo curso médio); em muitos casos é exigido a comprovação de nível superior ou graduação de nível superior. Também é preciso estar em dia com as obrigações eleitorais, com os deveres do Serviço Militar, ter boa conduta comprovada por certidões das Justiças Comum (estadual e federal). E isso é O MÍNIMO que também deveriam exigir de quem quer seguir carreira política.