A MULHER NA CÂMARA MUNICIPAL DA CIDADE DA BARRA DOS COQUEIROS (SE)

Na gestão do prefeito Erasmo Santa Bárbara (1963-1966), ganhou a eleição na Câmara Municipal da cidade da Barra dos Coqueiros, a senhora Nair Vera Cruz Chagas, tornando-se assim, a primeira vereadora da urbe. Com um trabalho discreto e observado com curiosidade por parte dos colegas, Nair seguiu até o final o seu trabalho naquela casa. Ivan Gomes Pereira, José Cândido dos Santos, Francisco Correia Fagundes e Manoel Melcíades dos Anjos foram companheiros de Nair Vera Cruz Chagas.

Na administração de Antônio Rabêlo (1971-1972) apareceu Maurina Válido de Jesus, a segunda vereadora a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal da Barra dos Coqueiros. Com ela foram eleitos os vereadores: José Bispo da Cruz, Valmir Moura Santos, João Rodrigues Dantas, Wanderley Farias Silva, José Carvalho Benjamim, Mário Neto Gomes Pereira e José Mota Macedo.

Dez anos depois, na gestão de Nathanael Mendes Moura (1982-1988), Ana dos Anjos Santos, a conhecida “Ana Parteira”, foi a terceira mulher ocupar uma cadeira no Poder Legislativo da cidade. Com um trabalho assistencialista notável, “Mãe Ana” assim também conhecida, foi uma das vereadoras mais querida da população carente. Liceu Pereira Válido, Luciano Marcos Bispo, Abdon Bispo Fagundes, Adailton Martins de Oliveira Filho, José Pereira dos Santos, Arivaldo Moura dos Santos e Manoel Messias dos Santos foram os vereadores que trabalharam com a vereadora.

Com o prefeito Alberto Jorge Alberto Santos Macêdo (1988-1992), as mulheres pela primeira vez, conquistaram três lugares na Câmara Municipal e foram representadas por Ana dos Anjos Santos (reeleita) Maria Adilza de Oliveira Lopes (Véia) e Maria José dos Santos Araújo. Os vereadores Manoel Messias dos Santos, George Batista dos Santos, Gentil da Silva, José Rodrigues dos Santos, Givaldo Henrique de Jesus Silva, José de Matias e Jorge Rabelo de Vasconcelos compuseram o quadro legislativo. Encerrado seu mandato, Alberto Macêdo indicou Ana dos Anjos Santos para sucedê-lo, mas a vereadora perdeu a eleição.

De 1993-1996 Nathanael Mendes Moura retornou como chefe do Poder Executivo e trouxe com ele também três vereadoras: Norma Maria Gomes Pereira, Maria José dos Santos Araújo, Nivalda Lima dos Santos que tiveram como companheiros na câmara os vereadores: George Batista dos Santos, Washington Gomes Pereira, Airton Sampaio Martins, Roberto das Chagas Rodrigues, Adson Pereira Santos, Antônio Carlos Santos e Fernando Freitas.

Com o apoio de Nathanael, Gilson dos Anjos venceu a eleição e no seu quadriênio são eleitas Nivalda Lima dos Santos e Lânia Ribeiro Mendonça Pereira. As eleitas labutaram com os seguintes vereadores: Duvalci dos Santos, George Batista dos Santos, Airton Sampaio Martins, Roberto das Chagas Rodrigues, Valdomiro Tavares Bispo, Manoel Viana Martins, Antônio Viana Martins e Antônio Carlos Silva. Com o advento da reeleição Gilson dos Anjos se reelegeu e Lânia Ribeiro Mendonça Pereira juntamente com Ana dos Anjos dos Santos (Ana Parteira) elencaram o quadro feminino na Câmara Municipal da Barra dos Coqueiros. Para o período também foram eleitos: Airton Sampaio Martins, Antônio Carlos Santos, Duvalci dos Santos, Gelvânio Teles Nenezes, Manoel Viana Martins, Jânio Santana Silva, Roberto das Chagas Rodrigues, Valdomiro Tavares Bispo e Jorge Vasconcelos Rabelo. Terminado sua gestão e não podendo por lei, tentar a reeleição Gilson dos Anjos indicou sua parenta Solange dos Anjos que perdeu nas urnas para Airtom Sampaio.

Na gestão do prefeito Airton Martins (2005-2008), as candidatas Lânia Ribeiro Mendonça Pereira e Ivete Pereira Moura ganharam a eleição juntamente com os vereadores: George Batista dos Santos, Alysson Souza Santos, Antônio Carlos Silva dos Santos, Haroldo Baptista Vasconcelos, Jânio Santana da Silva, José Cláudio da Silva Barreto do participaram do quadro legislativo.

No período de 2008-2012, Gilson dos Anjos retornou para prefeitura Municipal da Barra dos Coqueiros e com ele somente a vereadora novata Carmen Maria Moura Santa Bárbara fez parte do quadro de vereança da Casa Legislativa. Com Carmem Moura se elegeram: Daniel Mendes Moura, Antônio Carlos da Silva Santos, Alberto Jorge Santos Macedo, Antônio Carlos Santos, Jorge Rabelo Vasconcelos, Jânio Santana Silva, José Cláudio Silva Barreto, Wilson Claudino Bernardes.

Num bom embate eleitoral travado entre Airton Martins e Gilson dos Anjos, Airton Martins venceu a batalha politica e a candidata Salete da Silva, ganhou a eleição para vereadora e se tornou a única presença feminina na Câmara Municipal da Barra dos Coqueiros no período atual. Com um projeto social voltado para população carente, Salete Silva está trabalhando diuturnamente em prol da classe carente da urbe.

Assim como no Brasil, a cidade da Barra dos Coqueiros tem uma diminuta presença feminina no quadro do Poder Legislativo. Ana dos Anjos dos Santos e Lânia Ribeiro Mendonça Pereira foram mulheres que conseguiram três mandatos e Lânia Ribeiro, pode alcançar o quarto mandatos por ainda não estar aposentada politicamente. Preocupante é a presença ínfima da mulher no quadro do Poder Legislativo da cidade da Barra dos Coqueiros. Hoje, com a presença da presidenta Dilma no comando do Poder Executivo do Brasil é preciso que a mulher da nossa cidade se levante e participe mais ativamente da política. Para encerrar, desde 31 de janeiro de 1955 quando tomou posse Moisés Gomes Pereira(primeiro prefeito da cidade da Barra dos Coqueiros)somente onze candidatas conseguiram se eleger.

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 17/06/2014
Código do texto: T4848211
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.