AÉCIO E DILMA


    
      O padrinho de Aécio é FHC. O padrinho de Dilma é Lula. A insatisfação de muitos brasileiros com o governo do PT se deve às corrupções divulgadas nas mídia e às várias bolsas-ajuda distribuídas Brasil a fora. Dilma sem o padrinho não se reelege. Aécio sem o padrinho...será eleito.
     FHC, conhecido como o pai do plano Real e do fim da altíssima inflação, foi presidente do Brasil por dois mandatos consecutivos. No primeiro mandato, conseguiu a aceitação suficiente para a releição. Já é senso-comum que o candidato que não se reelege é um incompetente, haja vista ter a fabulosa máquina de poder nas mãos. E assim ele foi reeleito. O seu péssimo segundo mandato não garantiu a eleição dos seus pupilos contra Lula e Dilma.
     Numa democracia, a alternância de poder é importante para evitar continuidades ilícitas obscuras. Corrupção sempre houve, mas a divulgação dela nem sempre acontece. Se partimos que tudo é farinha do mesmo saco, a alternância de poder pouco valor tem. Queremos crer que a farinha seja diferente, apesar de estarem no mesmo saco. Eis que entram os padrinhos Lula e FHC.
     Para Dilma, a participação de Lula na campanha de 2º turno contra Aécio será funtamental. Lula ainda tem muito prestígio. Seu primeiro mandato ainda está na memória do brasileiro. Diferente de FHC, que teve um bom primeiro mandato e um segundo traumatizante. Prevaleceu o segundo para FHC na memória dos brasileiros. Isto será péssimo para Aécio e bom para Dilma.
     A aparição de FHC junto com Aécio não será vantajosa na disputa do 2º turno. Muitos dos que melhoram nos últimos 10 anos tem péssimas lembranças de FHC. É uma quantidade de eleitor significativa. Aécio tem que associar sua imagem ao seu avô Tancredo Neves. Este é o grande responsável pela carreira política dele. Seria nostálgico lembrar de Tancredo Neves, mas é mais estratégico que nostálgico. Com Aécio na presidência da república retornaria aquela esperança que muitos brasileiros tinham com Tancredo. Óbvio, os dois são distintos, mas é melhor que lembrar de FHC.
     Dilma vai usar Lula até a última gota, ou será Lula que usará Dilma? Não importa! Ambos vão com toda força para o 2º turno. Sairá vitorioso se explorar todas as mudanças que ocorreram no Brasil nos últimos 10 anos e associar Aécio a FHC e à exclusão social. Há muitas ferramentas, basta saber usá-las.
     Aécio ganhará a eleição se buscar apoio de Marina ou dos eleitores dela e atacar os vários erros cometidos pelo governo petista nos últimos 12 anos. Se elogiar qualquer programa do PT já perderá muitos pontos. É melhor dizer que vai aperfeiçoar os programas sociais que deram certo.
     Diferente das eleições a presidência anteriores, esta eleição de 2014 será decida na internet. O facebook será a principal via de informação e de decisão de voto do eleitor. Quem souber jogar melhor, ganha! O eleitor não é um mero expectador; o eleitor faz parte do jogo.  




 
AUTOR: DIEGO MAGALHÃES