O futuro chegou com o Manifesto Futurista

Não é novidade que o futurismo foi lançado no ano de 1909 pelo italiano Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944). Suas teses são publicadas no francês ''Le Figaro''. Ele se baseou numa concepção de mudança. De inovação. Em linhas gerais, combate o passado, a tradição, o sentimentalismo e prega a destruição da arte. Na realidade, para ele era preciso mudar o que era conservador.

Como um furacão, o futurismo se espalhou pela Europa e foi conquistando os artistas. Assim, o caos se apropria do mundo e atinge em cheio as artes. Isso ocorre da gastronomia à poesia. Tudo isso acontece tudo muito rapidamente. É uma ruptura com o tradicional de uma época. Por outro lado, é fato que o futurismo não passou incólume, ao contrário, incomodou e muito, principalmente, a ideia do pertencente à tradição.

Está escrito: o futurismo defendia a força bruta, o machismo e a mudança. Antes de tudo, o futurismo é nacionalista e antipacifista. Apesar de machista, o movimento contou com a participação feminina.

É interessante lembrar que o futurismo coincide – ou não - com a Belle Époque. É um momento de mudança em toda a Europa. A verdade é uma só: são muitas as novidades. Entre elas, o surgimento do telefone, do cinema, do automóvel, do telefone, dos cafés...

OS FUTURISTAS USAM OS MANIFESTOS

No começo do século 20, Paris, a capital francesa, é o centro de toda uma cultura urbana, que se desenvolve a partir dos meios de transporte e comunicação. Ir a Paris, ao menos uma vez por ano, era quase uma obrigação das elites de todo o mundo...

E não é só. Como não poderia de deixar de ser, o futurismo alcançou a literatura. Para difundir suas ideias, os futuristas usam os manifestos. Assim, essas ideias ultrapassam as fronteiras do Velho Mundo.

Através dos manifestos, o futurismo difunde suas ideias dentro e fora da Europa. Em viagem à Europa, Oswald de Andrade conhece o Manifesto Futurista por meio de intelectuais e artistas que conviveu. Assim, o movimento chega ao Brasil. Em 1922, em São Paulo, temos a Semana de Arte Moderna, que foi realizada no teatro municipal. Tem mais, a pintora Anita Malfatti sofreu influência do futurismo e expôs 22 obras.

Finalmente, com o início da Primeira Guerra (1914-18), o futurismo chegou ao seu fim. Marinetti, o principal responsável pelo movimento modernista, morreu em Bellagio.

NAS QUESTÕES ABAIXO, MARQUE UM X

1- Acerca do Futurismo assinale o que for correto:

a) Os futuristas consideravam que os demais pintores conservavam uma visão que ignorava a configuração dinâmica dos novos tempos.

b) A pintura futurista procurava a representação da realidade com a mesma objetividade de um cientista ao estudar um fenômeno.

c) Fazendo parte das vanguardas artísticas do início do século XX, o movimento futurista não estava de acordo com os valores estéticos burgueses.

d) Apesar de ter acompanhado de perto o movimento futurista, o pintor italiano Modigliani preferiu seguir um caminho independente.

e) O movimento futurista iniciou-se com o manifesto literário de F. T. Marinetti, ao qual se seguiu o manifesto da pintura futurista.

02- Leia as considerações seguintes.

Tarsila do Amaral oferece a Oswald de Andrade, como presente de aniversário, uma pintura nomeada “Abaporu”, que viria a ser a propulsora de uma das mais originais formulações teóricas da arte moderna brasileira. Oswald de Andrade foi indagado por seu amigo e escritor Raul Bopp, que o acompanhava na observação da tela: "Vamos fazer um movimento em torno desse quadro?". O manifesto foi escrito e publicado.

Com base no texto e nos conhecimentos a respeito do assunto, assinale a alternativa que determina o manifesto citado:

a) Descreve o Movimento Concretista que continha em suas veias sangue de Oswald e buscava um novo estilo, “produto de uma evolução crítica de formas”.

b) No Manifesto Pau-Brasil e no livro, Oswald propõe uma literatura extremamente vinculada à realidade brasileira, a partir de uma redescoberta do Brasil.

c) Oswald de Andrade fala do Manifesto Futurista, de Marinetti, que propõe “o compromisso da literatura com a nova civilização técnica”.

d) Oswald escreve o Manifesto Antropófago e cria o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura europeia e transformá-la em algo bem brasileiro.

e) Foi o primeiro manifesto a usar palavras bem vulgares, para atrair a atenção das pessoas, intitulado Manifesto do Senhor Antipirina.

3- Assinale a única alternativa correta.

a) O Manifesto Futurista apresentava como características a exaltação à velocidade, à vida moderna e à máquina, materializadas em papéis e imagens bem dispostos com a introdução do verso livre.

b) O Movimento Antropofágico propõe um nacionalismo ufanista, sentimental, sem combater filosofias e intelectualidade.

c) São integrantes da Semana da Arte Moderna: Anita Malfatti, Manuel Bandeira, Graça Aranha, Jorge de Lima e Di Cavalcanti.

d) Poetas como Chacal, Cacaso e Paulo Leminsky surgiram com o grupo “Marginal”. Suas obras não foram bem aceitas por conter expressões objetivas e enaltecer a classe dominante.

e) Jorge Amado apresenta a cidade de Salvador como cenário para suas narrativas. Na crônica de costumes sobressaiu-se Dona Flor e seus dois maridos; ligado ao ciclo do cacau, São Jorge dos Ilhéus; denunciando injustiças e opressões sociais, Capitães de Areia.

4- Com base nos seus conhecimentos a respeito do movimento Futurista, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir:

I - A partir do contato com o Cubismo, os futuristas investiram menos no tema e se aplicaram a complementar seu divisionismo colorista com uma fragmentação formal do tipo cubista. As obras futuristas demonstravam a possibilidade de usar a arte como meio para captar os aspectos de um entorno dinâmico. O divisionismo lhes permitia imprimir um ritmo dinâmico na composição.

II - Boccioni, em seu Manifesto da Escultura Futurista, proclamou o uso de um único tipo de material na escultura. Enfatizou a imitação de fórmulas herdadas do passado baseadas na cópia do modelo nu e no estudo da estatuária clássica.

III - Enquanto, no Cubismo, a geometrização enfatiza a estrutura formal do motivo representado, a fragmentação futurista tem a meta de criar elementos lineares (“linhas de força”) que podem ser seriados para produzir um efeito de movimento. A coerência formal no Futurismo tem importância secundária.

IV - Futurismo italiano foi impulsionado na primeira década do século XXI pelas exposições e imagens do Realismo e do Neoclassicismo, sendo também influenciado pelo Expressionismo Alemão.

V - Futurismo teve sua origem em uma maneira de entender a civilização, considerando o dinamismo como sensação típica do “nosso” tempo a ser buscada na pintura e na escultura. Em alguns aspectos foi um movimento radical que rechaçou todas as tradições, valores e instituições sempre respeitados. Valorizou o registro da velocidade como valor plástico.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, V, F, F.

b) V, V, F, V, F.

c) V, F, V, F, V.

d) F, V, F, V, F.

e) F, F, V, F, V

5- A Semana de Arte de 1922, realizada na cidade de São Paulo, é considerada como um importante marco para a história da arte moderna brasileira. Nesse contexto, assinale o que for correto.

I - Foi antecedida por um período de progresso técnico, em virtude da criação de novas fábricas, o que contribuiu para impulsionar um ideal artístico que tivesse maior compromisso com a civilização técnica.

II - No campo da música, Carlos Gomes foi o principal expoente, sendo sua ópera “Il Guarany” considerada como uma das mais representações dos valores e ideais autenticamente brasileiros.

III - A chegada de grande número de imigrantes e o crescimento econômico do período também foram fatores que contribuíram para a modificação de valores sociais que posteriormente iriam embasar os ideais artísticos da Semana.

IV - Monteiro Lobato foi um grande incentivador dos artistas da Semana de 1922, tendo elogiado o trabalho de Anita Malfatti em várias críticas jornalísticas.

V - Oswald de Andrade foi um grande articulador do movimento, alertando para a importância dos valores presentes no manifesto Futurista de Marinetti, mas também discorrendo sobre a importância de valorizar as raízes nacionais.

6- “Estamos no promontório dos séculos! De que serve olhar para trás... Queremos glorificar a guerra — a única cura para o mundo — o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos anarquistas... e o desprezo pelas mulheres. Queremos demolir os museus, as bibliotecas, combater a moralidade, o feminismo e toda a covardia oportunista e utilitária”. Essa citação, extraída do Manifesto Futurista de 1909, expressa uma estética que contribuiu ideologicamente para a

a) negação da ideia de progresso e, posteriormente, para a reação conservadora.

b) Guerra Civil Espanhola e, posteriormente, para o movimento vanguardista.

c) Revolução Russa de 1917 e, posteriormente, para a Segunda Guerra Mundial.

d) Primeira Guerra Mundial e, posteriormente, para o fascismo.

e) afirmação do surrealismo e, posteriormente, para a polarização dos anos vinte.

7 - O líder do movimento futurista italiano e membro do Partido Fascista, Filippo Tommaso Marinetti, em um de seus manifestos defendeu a beleza da guerra, com suas “espirais de fumaça pairando sobre aldeias incendiárias”, bem como “os perfumes e os odores de decomposição”. A valorização da guerra era também parte dos ideais do fascismo, que

(A) mobilizava o sentimento anticlerical da população italiana para combater a autoridade da Igreja e do papa, e convencê-la a submeter-se apenas à autoridade de Mussolini, após os chamados “acordos de Latrão”.

(B) reivindicava expansão territorial por todo o norte da África, virando a recomposição do antigo Mare Nostrum ou Império Romano.

(C) estimulava a organização de legiões inspiradas no Império Romano para enfrentar os opositores do fascismo, especialmente os monarquistas e militantes de direita, no espírito de uma verdadeira cruzada interna.

(D) combatia os países democráticos alegando que apenas o regime fascista seria capaz de conferir paz e prosperidade ao mundo, eliminando, ainda as minorias e os povos considerados inferiores, como judeus, africanos, asiáticos e ibéricos.

(E) exaltava valores como virilidade, heroísmo e espírito de combate, estimulando a juventude a participar de forças paramilitares e demonstrações de sua fidelidade ao “Duce”, da qual foi exemplo a Marcha sobre Roma.

8- No Brasil, a crise da República Oligárquica apresentou, como uma de suas manifestações, a Semana de Arte Moderna de 1922. Tratava-se de uma vanguarda. Os responsáveis por esse movimento cultural, bem informados e simpatizantes das novas tendências literárias e artísticas europeias, conseguiram imprimir na cultura nacional as marcas dessa novidade modernista, perceptíveis até os dias atuais. Dentre as tendências artísticas europeias que influenciaram efetivamente o modernismo proposto na Semana de 1922, encontram-se o

(A) vedutismo e o surrealismo

(B) neoclassicismo e o naturalismo

(C) futurismo e o vedutismo

(D) cubismo e o surrealismo

(E) cubismo e o neoclassicismo.

10 - No começo do século 20, em 1909, Marinetti publicou na Europa um manifesto cujas ideias resultaram no:

a) Dadaísmo.

b) Simbolismo.

c) Surrealismo.

d) Romantismo.

e) Simbolismo.

f) TSF.

11 - O futurismo de Marinetti e o fascismo de Benito Mussolini têm

em comum

(A) a constatação da falência cultural da Itália, que se agarrou

ao passado romano e ignorou os grandes avanços da Primeira Revolução Industrial.

(B) o desejo de proporcionar aos cidadãos italianos o acesso aos bens de consumo e a implantação do Estado de bem estar social.

(C) o esforço de modernização cultural e a tentativa de demolir as edificações que restaram do passado romano.

(D) a valorização e a adoção das bases e dos princípios das teorias revolucionárias anarquistas e socialistas.

(E) a glorificação da ideologia da guerra e da velocidade proporcionada pelos avanços técnicos e militares.