Liberdade de pensamento de acordo com a constituição

LIBERDADE DE PENSAMENTO DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO (Por Joacir Dal Sotto *)

...

A liberdade de pensamento está na constituição, a autodeterminação dos povos está na constituição. Ninguém está fardado ao anonimato, todo e qualquer cidadão poderá exalar os seus ideais frente ao estado brasileiro. A ditadura militar acabou e como dizem alguns, o que existiu foi um regime militar. O movimento que usa do nome de “O sul é o meu país” está legalmente constituído.

Para que possamos explicar ao povo tudo o que estamos compartilhando desde do início dos anos noventa, é preciso que máximas filosóficas sejam levadas pelos meios de comunicação. Naturalmente estamos sendo impedidos por quem poderia noticiar tudo o que está acontecendo. Ao norte e nordeste de nosso país surgem agressões verbais, ainda que o nosso movimento esteja pronto para se desfazer diante qualquer tipo de violência. A nossa luta é libertária, não queremos impor verdades, apenas participamos de um projeto que já representa o anseio popular.

Como dizem alguns antropólogos e filósofos, temos o poder soberano de criarmos uma nação para cada tribo. Um poder centralizador não representa uma sociedade democrática. A democracia regada pelo princípio da representação é mantida nobremente quando os representantes correspondem aos desejos do povo. Estamos formando um país no sul brasileiro e nesse país é o parlamentarismo que irá vigorar.

Fizemos adesivos, camisetas e bandeiras, na realidade temos milhares de brindes espalhados pelo interior de nosso movimento. Vamos divulgar a ideia, vamos lutar para acolhermos quem apoia a independência do sul, vamos vencer no plebiscito consultivo de outubro. É certo que alguns fazem mais pelo movimento, mas é o próprio movimento que sufoca qualquer interesse pessoal. Alguns temem que sejamos políticos, na realidade é inaceitável quem venha com bandeiras políticas para tomar a frente de nosso movimento.

“O sul é o meu país” carrega uma única bandeira e naturalmente basta ser pacífico para integrar o grupo. A cada dia que passa nos fortalecemos, a cada dia que passa mostramos ao mundo que estamos levando adiante algo que não é novo. Organizações internacionais nos apoiam, organizações do norte e nordeste brasileiro também nos apoiam, é que revelamos publicamente todos os absurdos que esse povo sofre através de seus dirigentes políticos. Na divisão teremos uma tempestade, é que depois da tempestade, um lindo dia se anuncia naturalmente.

Partindo do princípio que temos liberdade de pensamento, várias discussões improdutivas e agressivas poderiam ser evitadas. Usamos de argumentos e o respeito já exalamos quando propomos algo baseado na constituição para acontecer. Se todos os países fossem indissolúveis, tudo o que teríamos seria uma bandeira ultrapassada que antecede duas grandes guerras mundiais. Os países aumentaram em número, a humanidade caminha para que toda gestão seja facilitada, se não fosse a globalização, certamente diríamos que seria realmente melhor apenas um império para determinar o que cada povo precisa fazer diante suas particularidades.

* Escritor Joacir Dal Sotto, autor do livro "Curvas da Verdade" e secretário na comissão de Lages (SC) do movimento "O sul é o meu país".

Joacir Dal Sotto
Enviado por Joacir Dal Sotto em 07/02/2016
Código do texto: T5536434
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.