Numerosas siglas dos partidos políticos atuais no Brasil - envergonha-nos perante ao mundo ... esculhambação!
PRTB – Partido Renovador Trabalhista Brasileiro
PCB – Partido Comunista Brasileiro
PSTU – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado
PP – Partido Progressista
PTdoB – Partido Trabalhista do Brasil
PR – Partido da República
PSOL – Partido Socialismo e Liberdade
PRB – Partido Republicano Brasileiro
PSL – Partido Social Liberal
PTN – Partido Trabalhista Nacional
PCO – Partido da Causa Operária
PSDC – Partido Social Democrata Cristão
PHS – Partido Humanista da Solidariedade
PV – Partido Verde
PPS – Partido Popular Socialista
PRP – Partido Republicano Progressista
PMN – Partido da Mobilização Nacional
PSC – Partido da Social Cristão
PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira
PSB – Partido Socialista Brasileiro
PCdoB – Partido Comunista do Brasil
DEM – Democratas
PTC – Partido Trabalhista Cristão
PT – Partido dos Trabalhadores
PTB – Partido Trabalhista Brasileiro
PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro
PDT – Partido Democrático Trabalhista
Novos Partidos
Os novos partidos políticos são uma mistura do velho com o novo. O ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab lançou um partido com uma sigla que já existiu no Brasil, o PSD. Já a ex-ministra e ex-senadora Marina Silva inovou ao lançar o “Rede Sustentabilidade” ou simplesmente Rede. Pelo menos o nome do partido fica de fora das famosas siglas e dos jargões que lembram democracia, socialismo, república, etc.
Siglas ou nomes dos novos partidos
Rede Sustentabilidade – Novo partido da ex-ministra Marina Silva
PSD – Novo partido do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

*****(comentário)
Pode,infelizmente, pode um país como o Brasil ter tantos partidos como os citados acima?
Pode,sim! Por incrível de possa parecer o país -com a promulgação da Constituição de 1988 e a lei eleitoral em vigor...o Brasil é o campeão em números de partidos políticos no mundo!!Um exagero inominável e  sem vergonha(literalmente).Seus programas se entrelaçam- promiscuamente!!! Nada prático e concreto. Balelas à nação. Grupos e grupelhos se instalam nesses meandros e escaninhos -sempre ou quase sempre inconfessáveis. Corrupção,jogo de influência,comissionamento político, falta de moral pública e privada.
Se o eleitor menos avisado observar, vai sentir o óbvio: O exagero existente é a forma mais contundente e triste de que o Brasil vive um carnaval político,onde a democracia é tratada de forma -minimamente-desrespeitosa. Um carnaval de partidos que chamariamos de "escolas de samba", (impropriamente),eis que nem escolas de samba,onde o Rio de Janeiro,cidade que cultua e exalta todos os anos tais entidades na passarela da Sapucaí.  (Diante desse quadro o país tem uma cidade inteira de São Paulo,mais o ABCD -Santo André,São Bernardo.São Caetano e Diadema, em absoluto DESEMPREGO,(12 minhões de pessoas),ainda mais: crise política,social,econômica e financeira.
Bom ressaltar que as escolas de samba do Rio de Janeiro,embora haja mantenedores que chamariamos "sérios" ou até "virtuosos", é sobejamente sabido que tais entidades são bancadas por alguns honestos colaboradores de diversas classes sociais e também pelo crime organizado e da insignificante e permanente classe dos poderosos ligados ao jogo do bicho, que foi criado,há anos, inocentemente no Império (para o cidadão da época só entrar no zoológico carioca). E que hoje está na mão de facções poderosas que residem em bairros ricos e famosos,mantendo um "status quo", minimamente de "gente fina" e poderosa.No carnaval ricos e pobres se divertem como se a cidade maravilhosa, fosse um paraíso onde não há nenhum perigo e todos os marginais foram eliminados da sociedade,por um milagre... O país sofre também com a criminalidade generalizada,em todos os longinguos rincões...A chamada -LEI DO DESARMAMENTO é uma piada de mau gosto,no país tupiniquim.
E, quanto esses infindáveis partidos e repartidos políticos,formando uma espécie de sopa de letrinhas,dentro de uma democracia que -embora "cidadã"(sic),mais leis esparsas permitiram e aceita que surge a chamada "politica de coalizão"- ou seja a união deles nas conveniências e oportunidades do momento. E em conchavos de cargos e benesses inimagináveis aos olhos  passíveis e indiferentes dos brasileiros e  que aqui e agora chamarei diretamente de "partidos prostitutos".
Em síntese: a reforma eleitoral e a verdadeira reformulação dessa anarquia à moda de que "tudo pode"- deve acabar,pois tais siglas não tem programas sérios e realistas,quando o Brasil (necessiando urgente de reformas profundas, gerais e irrestritas)- fica à mercê de autênticos picaretas da política- se eleitos, nessa "sopa de letrinhas"- que nada representam praticamente.Alguns partidos e candidatos se salvam,mas a negociata sempre continua,para o bem ou mal do país...
De 1988 até a presente data- (amanhã,dia 2/010)- haverá eleição em todo o País e teremos que escolher (obrigatoriamente) os futuros representantes(vereadores) nos municipios e Capitais(prefeitos). Isso é coisa séria...mas com essa "sopa de partidos"- o eleitor,no meu modesto modo de ver, deve sim,na pletora e no escárnio criado,ultimamente,deve jogar toda a "sopa partidária" criada aos porcos. Estes merecem,certamente!!!
A reforma para 4/5 partidos se impõe urgentemente...
O resto e conversa para "boi dormir".
Tenho dito.