O Mentiroso

Acabo de assistir mais um filme sobre a vida de Mandela. Esse do ponto de vista de seu carcereiro. Li sua biografia e também assisti outros filmes. Tudo que leio sobre esse verdadeiro líder, me emociona profundamente. Sua firmeza, sua certeza de qual caminho seguir, sua elevada espiritualidade é absolutamente impressionante e inspiradora.

Em 1994, já como Presidente, teve nas mãos a oportunidade de se vingar dos brancos e sabiamente optou por pacificar e unir seu país. Foi absolutamente fiel e coerente a Carta da Liberdade, texto que foi elaborado por volta de 1950 e aprovado pelo Congresso do Povo em 1955.

Impossível deixar de pensar no que os idólatras cegos do nosso país chamam de líder. Um cachaceiro sem vergonha, líder sindicalista de porta de botequim, mentiroso compulsivo, ladrão milionário e chefe de uma imensa quadrilha.

Não da para entender como isso pode acontecer, uma pessoa sem um pingo de honra ter tantos seguidores cegos e fanáticos. Será que eles não podem investir algumas horas do seu dia, ler e tentar entender o que é uma verdadeira liderança?

Pobre da nossa pátria amada tão roubada e enganada. Pobre dessa gente tão ignorante, que segue cegamente um ser tão abjeto, que se orgulha de não ler e que sem nenhum caráter, pode desmentir amanhã o que disse hoje.