Polarização política e seus perigos.

Socialismo, conservadorismo, terceira via, liberalismo, libertarianismo, teocracia, comunismo, participismo, nacionalismo, enfim. Estas são só algumas das várias ideologias políticas existentes na sociedade. Por conta de tal variedade, dificilmente os indivíduos se alinham ao pensamento de uma única corrente ideológica, mas sim utilizam de diversas delas para compor suas visões de mundo e buscar soluções para os diversos problemas da atualidade.

No entanto, observa-se nos dias de hoje uma sociedade na qual as pessoas são socialmente pressionadas a adotar opiniões que satisfaçam grupos sociais específicos (a família, os amigos, os colegas de trabalho, entre outros), ao buscar serem aceitos nos mesmos. Dessa forma, a polarização de ideias no âmbito político e o modo de pensar dualista (famoso "nós contra eles") tornam-se predominantes, originando as atitudes extremistas e intolerantes (prática tanto de "coxinhas" quanto de "mortadelas") tão frequentes nos dias de hoje.

Além disso, tem-se o comprometimento do dialogo. Quando debates são realizados por cidadãos de dentro de uma mesma "bolha intelectual", alimenta-se o viés de confirmação entre os mesmos e quando existe diversidade de ideias, a discussão torna-se improdutiva, pois eles passam a utilizar ofensas ao invés de argumentos e criticam antes mesmo de ouvir e entender o ponto de vista do próximo.

Sem Extremismos
Enviado por Sem Extremismos em 28/03/2017
Código do texto: T5954830
Classificação de conteúdo: seguro