POLÍTICOS E LADRÕES
"EU ,CANDIDATO
 PERFEITO
 NO ESCURO
 E EM CIMA DO
MURO."
(Millôr)
Nem todo ladrão é político e nem todo político é ladrão;mas,há uma enorme semelhança e sintonia entre eles.Ambos constituem uma classe muito especial de indivíduos numa sociedade moderna.Mas,já existiam desde tempos imemoriais.A diferença é que uns são protegidos pelas leis (que eles mesmos fazem),pela polícia e pelos demais mecanismos sociais que os tornam bilindados pelo sistema.Já os outros ,os ladrões são perseguidos pelo Estado,pelos policiais e execrados pela população.Mas,ambos roubam,sejam bens materiais,direitos adquiridos ou ilusões.Ambos roubam sonhos.O sonho de crescer,progredir,ter direito a uma vida tranquila,á educação,á saúde,ás esperanças.
Ambos  lubrificam  as engrenagens da sociedade,como o sol e o ar penetram em qualquer canto ,em suma,fazem parte de uma casta nunca desmobilizada socialmente e nunca vencida.
Quem se debruça  em estudá-los,quem se  preocupa com eles,a não ser os juízes,a polícia,a imprensa e ,lógico,as vítimas de roubo,dos seus bens ou direitos?
Com os ladrões,no dia a dia,com aos políticos de quatro em quatro anos ou quando legislam  contra o povo que os elegeu.Sim,porque os políticos não se materializam, não vêm do nada,se estão no poder é porque alguém os pôs lá.
O  magistrado enxerga o ladrão como um perigo para a sociedade,hostil ás leis e por isso o leva a julgamento o pune e o prende.A polícia é seu principal inimigo ,vive numa eterna queda de braço com essa casta sutil e escorregadia,difícil de pegar.
Ladrões e políticos são seres raros,poucos estão preparados para terem esse papel social,têm sua própria perfeição ,seus dons de iludir e enganar,um admirável sangue frio ,audácia,agilidade e coragem.Além de um desrespeito total pelos otários que conseguem roubar ou iludir.
São ladrões ,pertencem ao sub-mundo ,mas,têm a mesma capacidade de um César ,de um Aníbal ou de um Átila.Sempre observei que chefes de facções criminosas dariam excelentes generais e administradores.
Ladrões e políticos têm o dom de conhecer os homens,suas paixões e suas expectativas.Mentem com destreza,avaliam o futuro,fazem previsões precisas, têm um raciocínio lógico e rápido,bons atores que são,enganam o trabalhador e o banqueiro e,quando necessário, e aqui no nosso país com exagerada frequência,vestem a toga dos magistrados e convencem a sociedade que o errado está certo  com muita facilidade.Têm uma grande imaginação e não podem fracassar.Para o ladrão o fracasso  leva á condenação e á prisão;para o político ,também ,além do limbo do esquecimento.
Enfim,são profissões muito parecidas e que exigem todas essas qualidades supracitadas.mas,então,entra a diferença da sorte ,ou da escolha;uns,ganham prisão perpétua,presídios de segurança máxima,enquanto outros que apregoam o "rouba,mas,faz" ,ganham medalhas e estátuas.Isso porque sabem  ocultar o roubo  sob uma aparência de legalidade e dessa forma convencer a sociedade de suas qualidades e defesa dos direitos e privilégios.Por isso o povo os aplaude mesmo quando são roubados no seu futuro,oportunidades,direitos e esperanças.Os ladrões formam sua própria sociedade ,dificilmente passam a perna uns nos outros e se fecham em copas quando se sentem ameaçados.Ninguém enfia no rabo de ninguém ,é o que dizem.Ambos são necessários neste jogo de luz e sombra que constitui nossa sociedade.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 19/02/2019
Reeditado em 08/06/2020
Código do texto: T6578933
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.