1571099.jpg

 

O NEURÓTICO QUADRO POLÍTICO ATUAL NO BRASIL (PARTE 2)

 

    “O Brasil foi sequestrado pelo ódio, pela incompreensão,

         pelo rancor, mas se salvará”

 (José Eduardo Agualusa – escritor angolano)

 

 

   Antes de mais nada, quero deixar bem claro aqui que este trabalho foi feito baseado em fatos, e [nele] eu não levantei bandeira de ninguém. Apoiei-me a partir de evidências e provas, ao que não usei da ferramenta da “paixão” ou “identificação” por algum devido nome ou alguma ideologia. Nele usei (como de costume) o método da investigação no que me foi ensinado pela Filosofia, embora também contei com o auxílio fornecido pela Psicologia, Sociologia e Ciências Políticas.

   Pois bem, o que eu sempre faço se apoia na tríplice conduta a que deve ser realizada, já que é do meu interesse não ser injusto com ninguém: “Observar”, “avaliar” e, a partir do que foi visto e estudado, finalmente, “agir”, ou em outras palavras: “bater o martelo”.

 

ANALISANDO O ATUAL PANORAMA POLÍTICO BRASILEIRO

 

   1571112.jpg

 

   Para quem não tem uma visão embaçada, acredito que no presente tempo ele deve estar vendo um cenário marcado por uma espécie de “fundamentalismo partidário e ideológico”, a lembrar bastante o “fascismo”. E no panorama atual é impossível não ver em todo o território nacional a proliferação do ódio tal como uma metástase espalhada por causa do câncer da “intolerância política”.

 

1571203.jpg

 

   É de grande importância que as pessoas acordem deste sentimento coletivo marcado pelo fanatismo político-ideológico, o qual dá provas de ter saído do controle e da racionalidade. Um clima de desavenças, brigas, hostilidades, onde já até gerou homicídios.

 

  1571207.jpg

 

   Basta assistir aos telejornais! Aliás, muitos jornalistas também foram vítimas de agressões nesta estória toda. E tudo a partir de “motivações políticas”, e a vir, principalmente, de um grupo em particular.

   Um clima de intolerância a lembrar o conhecido “The Troubles” na Irlanda do Norte, no conflito da população dividida entre católicos e protestantes.

 

1571104.jpg

 

 

   Outro conhecido cenário a se exibir com frequência no mundo são as constantes rixas entre israelenses e palestinos a se fazer no Oriente Médio.

 

1571105.jpg

 

   E então, qualquer pessoal lúcida é capaz de perceber a ausência de sensatez de muitos neste cenário. Bom, não quero entrar em detalhes, mas a verdade é que atualmente, em essência, é o que está acontecendo no Brasil. E nesta hora eu faço a pergunta: “o Brasil precisa estar ‘assim’, como que de pessoas loucas se agredindo a lembrar as irracionais torcidas organizadas?”

 

1571106.jpg

 

1571113.jpg

 

   Caríssimo leitor, convido-o a examinarmos juntos alguns fatos os quais mancham o atual cenário social brasileiro. E interessante que todos têm o selo do ódio, a se fazer desde uma falta de compaixão, passando pela insensatez, até chegar ao ápice de assassinatos por “motivação política”. Sei que o assunto é desagradável, mas trata-se, conforme eu disse, de fatos. E já veem de outros períodos.

 

1571108.jpg

 

 

POR ACASO FOI SANCIONADO UMA LEI A PERMITIR MATAR EM NOME DA POLÍTICA?

 

 

1571109.jpg

 

   Relembremos alguns fatos que marcaram este ano (2022):

 

   1571110.jpg

 

   Em julho deste ano um simpatizante e fanático do Presidente Bolsonaro invadiu uma festa de aniversário de um petista, Marcelo Arruda, matando-o a tiros. O assassino era o agente penitenciário de nome Jorge José da Rocha Guaranho. O fato foi registrado por filmagens internas na festa.

 

1571122.jpg

 

   E a tragédia se fez da seguinte forma: o devido agente penitenciário chegou no local com gritos de “Bolsonaro” e “mito”, em visível ato de provocação e desrespeito. Aconselhado a se retirar, retornou logo após com uma arma de fogo (pistola automática) onde executou o aniversariante, embora também foi por ele alvejado. O petista era casado e deixou 4 filhos.

 

1571111.jpg

 

   No dia 7 de setembro de 2022, numa discussão política entre um apoiador do Presidente Bolsonaro e um simpatizante de Lula, houve um briga violenta a que terminou num homicídio. Onde, numa troca de agressões físicas (entre socos e pontapés), o cidadão cujo nome Rafael Silva de Oliveira (apoiador do Presidente) esfaqueou até a morte o lulista de nome Benedito Cardoso dos Santos.

   O crime se deu numa zona rural na região norte do Mato Grosso. E só para título de curiosidade: eles eram “colegas”! E o mais interessante é que o assassino chegou a filmar o corpo da vítima, embora mais tarde formatou o celular e o entregou a um amigo.

 

1571114.jpg

 

   No dia 27 de setembro o deputado federal do PT (Partido dos Trabalhadores) Paulo Guedes teve o seu veículo alvejado por arma de fogo por um policial militar de nome Dhiego Souto de Jesus. O fato se deu em Montes Claros, cidade situada na região norte de Minas. Segundo a apuração pela polícia, embora não houvesse provas o mais certo é que se deu por “intolerância política”.

   E eis as palavras do deputado petista, indignado com a atual situação no Brasil: “Eu nunca vi. Fui vereador por 3 mandatos, deputado estadual por 3 mandatos, deputado federal, nunca vi uma campanha com tanto ódio, é um negócio horroroso que essa turma do Bolsonaro consegue impregnar na cabeça das pessoas”, dizendo então.

 

1571115.jpg

 

   No dia 13 de setembro, no município do Salto do Jacuí, no Rio Grande do Sul, o empresário rural Luís Carlos Ottoni colidiu propositalmente na traseira do carro da vereadora petista Cleres Revelante. No carro dela havia adesivos de candidatos de seu partido, bem como do candidato Lula. Após ter chamado uma viatura militar a que passava naquele momento o empresário fugiu, mas, em razão de sua alta velocidade veio a capotar seu veículo, ocasionando-lhe a morte.

   Segundo depoimentos da vereadora, o mesmo já teve divergências com ela, em razão da preferência dele pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro.

   Recordo-me aqui a posição da candidata Simone Tebet, a que deixou em seu Twitter: "Mais um caso de violência política. Em Salto do Jacuí/RS, uma vereadora relatou ter sofrido ataque enquanto dirigia seu carro por um motorista devido a divergências políticas. Essa guerra parece não ter fim. Precisamos de paz nessas eleições e no Brasil".

 

 

1571116.jpg

 

   No início de setembro uma empresária do setor agropecuário de nome Roseli Vitória Martelli D’Agostini Lins disse em sua rede social: “Eu queria falar algo para os nossos agricultores: façam um levantamento, quem vai votar no Lula e demitam. Demitam sem dó porque não é uma questão de política, é uma questão de sobrevivência. E você que trabalha com o agro e que defende o Lula, faça o favor, saia também".

   Posteriormente, após ser "descoberta" a nível nacional a sua "sugestão", a empresária tentou "limpar sua barra" publicando um outro vídeo na rede onde pede desculpas em razão de suas infelizes palavras: https://www.youtube.com/watch?v=K8jyhYVak7k

 

1571102.jpg

 

   E também em setembro deste ano, um empresário catarinense de nome Luís Henrique Crestani juntamente com sua mulher estavam praticando tiro ao alvo usando uma imagem do candidato Lula. E chegou a registrar em vídeo o seu feito, embora mais tarde o apagou. Nele foi exibido uma série de tiros com uma espingarda com a foto de Lula, e tendo os dizeres: "Qual que é o ladrão? Estou na dúvida! Vamos ver aonde a arma pega". O fato precisou ser apurado pela Polícia Federal. E agora fica a pergunta: você considera isto "sensato"?

 

   E neste mesmo mês, no Rio de Janeiro, mais precisamente em São Gonçalo, uma mulher grávida a que distribuia panfletos de um candidato do Partido dos Trabalhadores - Dimas Gadelha - foi violentamente agredida por apoiadores do Presidente Bolsonaro. O fato ocorreu no dia 22 de setembro nna Avenida Jornalista Roberto Marinho.

 

1572128.jpg

  

   A presidente nacional do PT chegou a denunciar nas redes sociais a garessão sofrida da gestante. E nas palavras dela: "Apoiadores de um candidato bolsonarista em São Gonçalo no Rio atacaram uma mulher grávida durante panfletagem da campanha do companheiro Dimas Gadelha. Segundo relatos, um homem gritou ‘aqui é guerra’. Sabemos que Bolsonaro incentiva a violência, mas não vamos cair nessa", publicou a deputada federal no Twitter.

 

 

1571117.jpg

  

   Ah! Mas esta [aqui] foi o fim da picada:

   Recentemente um arrogante bolsonarista, um empresário de nome Cássio Cenali, humilhou uma diarista, Ilza Ramos Rodrigues, na cidade de Itapeva, interior de São Paulo, no que ele fazia (do que seria uma atitude de caridade ao próximo) em dar marmitas para os pobres. O fato foi filmado e enviando para as redes sociais pelo próprio empresário. No presente vídeo ele pergunta para a pobre mulher em quem ela iria votar, se seria em Lula ou em Bolsonaro, e no que ela disse que seria Lula, onde o empresário respondeu assim: “É? Então tá bom, a partir de hoje não tem mais marmita. É a última marmita que vem aqui. A senhora peça para o Lula agora. Beleza? Ela é Lula, e a partir de hoje não tem mais marmita!”

 

1571118.jpg

 

   O vídeo viralizou rapidamente e gerando uma onda de revolta no país inteiro. E muitos nomes se pronunciaram  mostrando sua indignação, entre políticos, jornalistas, artistas e outros.

   Agora, vejam aqui qual foi a resposta da mulher depois: “(Eu me senti) Humilhada, porque, pra mim, uma pessoa que tem dinheiro, tem o carro que tem, não tem o direito de humilhar as pessoas mais humildes. Eu sou essa pessoa que eu sou. Eu não esperava que fizesse isso, porque essa marmita, tanto como me ajuda, me ajudava, ajudava também outras pessoas, porque não ficava só para mim. Eu distribuía, eu dava para duas famílias”, relatou.

   Pois então, meu prezado leitor, que no fenômeno do “bolsonarismo” é percebido uma forma de fanatismo é inegável, mas deixar que ele venha a expulsar o sentimento de “compaixão e caridade” das pessoas aí já é demais.

   E, assim, depois que ele mesmo – o citado empresário - ter colocado “a sua arte” na rede é claro que ele não deixaria de ser criticado. E acredito que o próprio Presidente Bolsonaro deve tê-lo orientado a dizer-lhe: “- Meu amigo, eu sei que você me adora, mas da maneira como fez, você acabou de sujar a minha barra. Faça outro vídeo, oh! por favor! e diga que está bastante arrependido, será o melhor que você poderá fazer por você e, sobretudo, por mim”. E assim o fez.

   https://www.youtube.com/watch?v=Xv9GvxMKI0c

   Ah! Dizer que se arrependeu de seu vergonhoso e covarde ato (daquele mesmo que teve o orgulho de fazer e no que o publicou) eu não acredito. Isso mesmo: eu não acredito em nenhuma palavra do que nele postou. Já vi isso muito com réus durante o juri chorando na cadeira de frente ao juiz. Não engulo esta conversa, não!

   E agora, vejam as palavras da “dona” Ilza Ramos Rodrigues: "Aquilo ali [o pedido de desculpas] não foi sincero". "Fica guardado na cabeça. Tem gente que, só porque tem um dinheirinho a mais, acha que pode falar o que quiser para o humilde. E a gente fica triste por isso". "Era uma doação, sabe? Para mim, doação é de coração. Não pode colocar política no meio, e infelizmente ele fez isso. Não precisava, né?"

 

1571119.jpg

 

   Após as eleições do primeiro turno, em que o TSE confirmou a apuração e que haverá um segundo turno para a disputa pela presidência da respública (entre Jauir Bolsonaro e Lula) o ex-jogador de futebol do Fortalez e Ceará, Fabrício Manini, "vomitou" nas redes sociais seu ódio e toda a sua intolerância no que assim postou: “Depois do resultado do primeiro turno das eleições, espero que todos eleitores do Bolsonaro, assim como eu, quando encontrar alguém passando fome ou pedindo algum alimento, não ajude. Passe com o carro por cima da cabeça pro País não ter mais despesas com esses vermes”.

   Obviamente que houve um protesto a nível nacional na rede, criticando suas palavras. E após ter percebido o grave teor do que publicou, o jogador apagou a mensagem. Mas aí já era tarde!

 

1572131.jpg

 

   No dia 6 de outrubro a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Uberlância exonerou a advogada Flávia Aparecida Rodrigues Moraes do cargo de vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada.O motivo se deu pelo fato de que ela postou um vídeo em que ela faz declarações xenofóbicas contra a população nordestina. E eis quais foram as suas palavras: "A todos aqueles brasileiros que a partir de hoje têm que ser muito inteligente. Nós geramos empregos, nós pagamos impostos e sabe o que que a gente faz? A gente gasta o nosso dinheiro lá no Nordeste. Não vamos fazer isso mais. Vamos gastar dinheiro com quem realmente precisa, com quem realmente merece. A gente não vai mais alimentar quem vive de migalhas. Vamos gastar o nosso dinheiro aqui no Sudeste, ou no Sul ou fora do país, inclusive porque fica muito mais barato. Um brinde a gente que deixa de ser palhaço à partir de hoje".

   E a partir de suas palavras a OAB abriu um processo ético-disciplinar contra a devida advogada. E em função do povo nordestino também o órgão se manifestou: "Apresentamos nossas sinceras desculpas ao povo nordestino e, em especial, à advocacia nordestina e à advocacia brasileira pelas manifestações ofensivas da referida advogada postadas nas redes sociais".

 

1573735.jpg

 

   E também no dia 6 de outubro o conselheiro federal da OAB -MG, e também advogado, Eliseu Marques postou em um grupo de WhatsApp o qual reúne 160 pessoas a mensagem a qual segundo ele o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) deveria ser fuzilado. Segundo as suas palavras: Este bandido tinha que ser fuzilado a exemplo de outros que deveriam ter o mesmo fim". A mensagem foi postada após outra participante do grupo ter comentado que se Lula for eleito, o Brasil se tornará uma nova Cuba.

 

1573737.jpg

 

   Meu amigo, peço humildemente a sua reflexão no que concluí em função de todos estes absurdos feitos em nome do ódio e da intolerância política: "Se o seu 'deus' te transforma neste "monstro" a ponto de te tornar "desumano", não o seria, na verdade, um "ídolo"? Cuidado com quem estás neste momento adorando".

 

   E o que é mais interessante é a peculiaridade de quase todos estes "personagens", no que registram em vídeos o "orgulho" de sua intolerância e ódio. E, depois, ou apagam seus materiais, ou, então postam outros [vídeos] com uma mensagem contrária, pedindo desculpas ao povo brasileiro pela forma como se portaram!

 

   Pois é! Ódio, assassinatos, falta de compaixão, e por aí vai . E há quem até concorde com isto. Definitivamente, como disse o escritor angolano José Eduardo Agualusa, “o Brasil foi sequestrado pelo ódio”. E aí eu pergunto: Até quando?...

 

1571121.jpg

 

   Ah! Meu amigo, certa vez eu li algo que a princípio não tinha entendido, a vir de um sábio indiano cujo nome é Krishnamurti: “O nacionalismo é um veneno, e o patriotismo um entorpecente”. Hoje eu entendo perfeitamente o que ele quis dizer. Bem, talvez ele quis, na verdade, dizer: o nacionalismo "cego" e o patriotismo "sem discernimento" são um veneno e um entorpecente!

1571120.jpg

 

   E agora eu entendo também como muitos adoraram (e ainda adoram) certos “deuses”!.

   Oh! enquanto houver falta de discernimento haverá fanatismo e idolatria, e enquanto houver fanatismo haverá falsos deuses e quem os idolatra.

 

1571123.jpg

 

 

   Post Scriptum:

 

   Conforme disse no início deste texto, eu procuro trabalhar sempre mediante a fatos e evidências. Opto em não me apoiar em argumentos nascidos de “paixão” ou “identificação com algum nome” para não afetar o meu julgamento. E no que digo ou escrevo sempre me apoio na tríplice metodologia: Analisar, julgar com clareza e sem parcialidade e, finalmente dar o veredicto.

   Poderia ainda mais me estender nos exemplos que eu aqui coloquei, mas acho que foi o bastante. E no que foram mostrados eu seria insensato se aprovasse a conduta dos “vilões das estórias”. E é neles que eu procurei me focar. Oh! a meu ver, trata-se de uma "neurose" ou mesmo de uma "psicose coletiva", como já vimos em outros períodos da História. E nesta "estória política brasileira atual" a maldita divisão (polaridade) tem até "uniformes" para que se diferencie cada grupo, chegando a ser mesmo infantil.

 

1571212.jpg

 

   O Brasil está “enfermo”, é fato, e só não vê isto quem também está sofrendo da devida enfermidade. Não obrigo ninguém a concordar comigo, respeito a liberdade de todos. E também não quero influenciar ninguém em função do que aqui coloquei. Só gostaria que você julgasse por si mesmo (e, assim, sem influência alguma) pudesse também chegar à sua conclusão. Não quero ser inimigo de ninguém!

   E o que eu mais gostaria neste "nosso" Brasil agora?

   Que as pessoas trocassem seus ódios... por "flores"

   E co'elas as compartilhassem... com todos

   E se abraçassem como irmãos... (a que todos... somos)

   Quem sabe?!

   Milagres acontecem...

 

1571124.jpg

 

29/09/2022

 

IMAGENS: GOOGLE

 

MÚSICA: EU TE AMO MEU BRASIL - OS INCRÍVEIS

https://www.youtube.com/watch?v=JE_i-icOQew

 

 

 

Estevan Hovadick
Enviado por Estevan Hovadick em 29/09/2022
Reeditado em 10/10/2022
Código do texto: T7617014
Classificação de conteúdo: seguro