A EVOLUÇÃO DO MAL FEITO DE ESTADO NO BRASIL

Muito jovem me atraiu a atenção as leituras e estudos sobre a chamada Ciência política e social, este fato me levou a desenvolver atuação nos Grêmios estudantis, Movimento Secundarista chamado UBES e fui até eleito Conselheiro da Universidade Federal representando estudantes e ainda atuei na organização de Sindicatos de Trabalhadores, Associações de Moradores e Inquilinos e ainda tive a oportunidade de compor o C.N.M.F que reunia os Sindicatos da Chamada oposição ferroviária no Brasil e, ainda fui dirigente de partidos político clandestinos na ditadura e depois fui filiado ,com a chamada Redemocratização a partido legalizado, pois no tempo que iniciei os partidos políticos eram ilegais e só haviam dois Movimentos no Brasil a ARENA que era o partido do governo Militar e o MDB que era oposição e os membros que faziam críticas mais duras aos erros do governo ditatorial eram perseguidos, cassados, presos e até mortos. Assim, eu achava mais seguro e importante militar clandestinamente e isso me levou ao PCB, que tinha o C.E.P.ES . ( Centro de Estudos Políticos, Econômicos e Sociais em Campo Grande-MS e , eu vinha de Corumbá para participar de atividades e aprender mais sobre Ciências Políticas, Acabei saindo do PCB e filiei em partido de esquerda recém criado por gente oriunda dos Sindicatos como Lula e Camponeses e até ex integrantes de partidos de esquerda clandestinos, além de setores de igrejas que tinham atuação social importante. Fui candidato a vereador, deputados estadual, federal e até candidato a prefeitura de minha cidade e no ano 2.000 assumi a vaga de Deputado Federal no Congresso brasileiro, pois havia ficado de Primeiro Suplente no ano 1998., Lembro que assumi a vaga do jurista Ben Hur que também é professor de Direito em Campo Grande MS e tinha grande atuação junto ao Movimento estudantil e Movimento Negro. Assim me afastei das atividades sindicais na Ferrovia para ser por pouco tempo deputado federal.

Óbvio que observava os Movimentos de corrupção e desvios políticos no país a muito tempo e a política de privatização que combati muito e, que fez um estrago na Ferrovia RFFSA e outros setores, gerando um dos maiores desempregos da história recente, era o chamado avanço do Neoliberalismo e dos setores de extrema direita no Brasil e no mundo, com todos os estragos e rastro de miséria já previstos por analistas e estudiosos da época.

Ao mesmo tempo a manipulação de eleitores e a corrupção na política foi avançando e sofisticando no Brasil, hoje percebemos laços de grupos políticos com todo tipo de trambiques e crimes, tentam até distorcer a nobre função do direito na tentativa de justificar e até salvar a péle de verdadeiros vilões que acabaram ocupando os mais altos cargos da República.

Acompanhei o caso dos chamados Anões do Orçamento e até o processo de cassação de ACM em Brasília e deputados e Senadores envolvidos em crimes graves, Inclusive usando a influência e poder dos mandatos que lhes foi e é conferido pelos eleitores.

Devido a evolução " de uma verdadeira ciência do crime", Hoje os especialistas e estudiosos já precisam evoluir nas ciências jurídicas formais com conhecimento de Psicologia, história, antropologia e até outras Ciências para compreender a complexidade destes crimes de colarinho branco e crimes políticos, ao mesmo tempo Precisamos de ações e estudos avançados para tentar desintoxicar até a sociedade e eleitores que acabam seduzidos por figuras exóticas e esdrúxulas da política que fazem carreira política e enriquecem vendendo ilusão e enganando o povo. Óbvio que a Educação tem um papel vital nesse processo e a Justiça e a Segurança Pública precisam evoluir muito, para superar os resquícios de " polícia da côrte" que chegou no Brasil com o Rei Fujão de Portugal e sua missão, como bem fala o Delegado e ex Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, consistia em reprimir a população de escravos negros e pobres da Cidade maravilhosa, para os nobres e suas esposas e séquito , terem como passear pela cidade sem ver escravos e pobres nas ruas.

Ou seja, hoje devemos evoluir com medidas sociais reais de evolução como moradia Popular digna, rede de esgotos, água potável, educação e geração de empregos dignos e tornar Humanas e justas as condições das favelas e periferias das grandes, médias e até pequenas cidades, isso reduz o crime nas classes mais pobres e atacar com muita ciência e inteligência o Crime de colarinho branco, as milicias e o chamado Crime organizado, Fiquei chocado com os fatos graves de Brasília entre 2000 e 2002 quando lá estava Como Deputado Federal, porém vejo que hoje estão acontecendo fatos bem mais graves e a violência se expandiu muito.

A tentativa de destruição dos prédios públicos dos três poderes recentemente e os crimes políticos precisam ser contidos, bem como a política de ódio e até os assassinatos de mulheres.

O crime no Brasil transformou-se em uma espécie de Ciência do Mal e o envolvimento de homens públicos nestes crimes é algo assustador e impressionante no Brasil atual, além dos escândalos que vemos até nos noticiários todas as semanas.

Precisamos encontrar um meio de construir um Brasil pacifico e mais justo com seu povo, não permitir que o povo seja refém ou serviçal dos crimes comuns, organizados e político que vem fazendo estrago em nosso país e em nossas vidas.

O eleitor e povo precisa compreender a gravidade de se eleger a troco de esmolas de campanha ou mídia enganatória pré eleitoral, um candidato enganador e ligado a grupos nefastos, vai destruir o país e prejudicar seus filhos, netos e até tataranetos se isso não começar a parar já! Poder público e de Estado não é brincadeira.

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 13/08/2023
Reeditado em 13/08/2023
Código do texto: T7860297
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.