No final é sempre assim.

A maioria das pessoas seguem seus governantes e políticos, apesar da dor que estes lhes causam e, mesmo lhes tirando a saúde, a educação e a dignidade, pelo simples gesto de receberem um benefício barato ou algo para se alimentar por um ou dois dias, seguem aqueles que lhes dão as migalhas do dia.

É com tristeza que vejo o meu país ser conduzido por inabilitados e corruptos. Isso não é de agora, sabemos, embora não tenha sido tão divulgado como agora, que sempre foi assim.

Desde que nasci tem sido essa tristeza. Ainda ouço comentários de alguns inescrupulosos alegando que no Continente Africano ou no Oriente Médio as coisas são bem piores.

Acho que querem justificar a incompetência e a corrupção citando países em situação pior. É como se quisessem dizer: "Aqui se rouba muito, mas não temos guerras nem terremotos."

Quase 500 anos, desde que o Brasil começou a ser colonizado por Portugal (1530) que nada muda. Todos que aqui vivem têm um único objetivo:

Se dar bem a qualquer custo.

E tenham a certeza de que esse "qualquer custo" custa caro, tanto para essa geração e quanto para as que nos sucederão

Exploram as riquezas naturais, causando danos irreparáveis ao meio ambiente. Nossas florestas, nossa riqueza mineral e até o petróleo são dados em troca de algum dinheiro de onde se possa extrair uma "comissão".

Políticos cada vez mais atrevidos não se preocupam em esconder as falcatruas. A certeza da impunidade garante o mesmo sorriso e o velho discurso. São denunciados, mas permanecem no poder cometendo os mesmos atos como se tudo estivesse de conformidade com o normal.

Já não os atinge o título de corrupto. Para eles isso é sinônimo de esperteza.

E o povo?

O povo é o mesmo de sempre. Não consegue mudar por descrença, desânimo ou por conivência.

Resumindo:

É como um fazendeiro que recebe um enorme carregamento de milho e atira ao solo alguns grãos enquanto todas as galinhas da fazenda correm atrás para bicar um ou outro grão. Mesmo aquelas que não consegue nenhum, não deixam de segui-lo, pois conservam a esperança de um dia receber um único grão sequer e ganhar mais ânimo para continuar seguindo-o por onde for.

Esse é o povo acostumado com as migalhas que caem da mesa daqueles que o próprio povo os torna poderosos e sem garantia do direito que a tão citada Constituição - citada apenas pelos políticos, pois o povo a desconhece - lhes garante.

Por que tem que ser assim?

Por que em alguns outros países o povo é respeitado como cidadãos, pagam seus impostos e têm uma vida digna, recebendo a devida contraprestação dos governantes?

Por que não somos todos iguais?

Por que não recebemos o mesmo tratamento?

É porque o brasileiro prefere assim.