Uma vez livre, não necessitamos mais de normas e preceitos humanos.

Ninguém, pois, julgue vocês pelo que comem ou bebem, ou por causa de festas anuais, mensais ou de sábados. Tudo isso é apenas sombra daquilo que devia vir. A realidade é Cristo. Que ninguém, com humildade afetada, ou culto aos anjos, impeçam vocês de conseguir a vitória; essas pessoas se fecham em suas visões e se incham de orgulho com o seu modo de pensar. Eles não estão unidos à Cabeça, a qual através de juntas e nervos dá alimento e coesão ao corpo inteiro, fazendo-o crescer como Deus quer. (Colossensses 2: 16,19).

Se realmente estamos em Cristo Jesus, morremos para as coisas do mundo. Porque então se submeter a normas, como se ainda estivéssemos sujeitos ao mundo, normas como estas: Não pegue, não prove não toque? Todas essas coisas se desgastam com o tempo. Essas proibições são preceitos e doutrinas de homens. Tais regras de piedade, humildade e severidade com o corpo têm ares de sabedoria, mas na verdade não tem nenhum valor, a não ser a satisfação da carne. Estamos livres! A realidade é Jesus Cristo. Não devemos mais se submeter aos preceitos e doutrinas dos homens. A nossa salvação já foi concedida e tudo que existe fora criado para a nossa satisfação, não precisamos necessariamente de nada para alcançar a glória. É trabalhar no projeto de Deus, fazendo espiritualmente o que agrada a Ele, colocando os nossos membros em favor do próximo, observar e por em prática a justiça, caminhar ao seu lado, fazendo do nosso dia de hoje, melhor que o dia anterior, e fazer do amanhã, melhor do que o de hoje. Deus é espírito e quem quiser adorá-lo e servi-lo deverá fazer fora da materialidade, em espírito e verdade.

Se realmente vocês foram ressuscitados com Cristo, procurem as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. Vocês estão mortos para as coisas do mundo, e a vida de vocês está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo se manifestar, ele que é a nossa vida, então vocês também se manifestarão com ele na glória.

De resto, façam morrer aquilo que em vocês pertence à terra: Fornicação, impureza, paixão, desejos maus e a cobiça de possuir, que é uma idolatria. Isso é o que nos faz afastar da glória de Deus.

Preceitos e doutrinas de homens, por mais que tenham aparência de sabedoria, se torna religião pessoal, devoção, asceses são destituídas de qualquer valor e só servem para satisfazer a carne.