O homem bem-aventurado

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios , nem se detém no caminho dos pecadores e nem se assenta na roda dos escarnecedores.Antes tem os eu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite.” Sl 1.1,2

Estamos no mundo mas não somos do mundo.Afirmativa contundente proferida pelo próprio Jesus.Poder-se-á inferir que a vida cristã não iniciará no céu mas aqui,e já.O céu é o objetivo da vida cristã.O estar-no-mundo não pode de forma alguma nos fazer perder de vista tal objetivo muito menos a concretização dessa realidade prometida por Jesus. O homem bem-aventurado precisa evitar algumas coisas.

As três coisas serem evitadas são:

 Não andar segundo os conselhos dos ímpios

O conselheiro do crente é o Espírito Santo que habita em sua vida e conhece a vontade de Deus para àquele que o teme.

A vida do ímpio é marcada pelas paixões carnais, as quais são contraria ao Penhor do Espírito Santo. Assim sendo um conselho advindo de um ímpio causará um impacto destrutivo na vida psicosocial e espiritual do crente. Entretanto, podemos observar nas Escrituras que Deus na sua soberania usou incrédulos para abençoar seus servos.

Pense nas seguintes situações:

1. Um adolescente em crise com os pais pensa em fugir de casa. Compartilha o dilema com um colega que passara pela mesma experiência e decidira fugir no intuito de viver a tão sonhada liberdade.

2. Um rapaz crente namora uma linda jovem não crente que insiste para ter relação sexual sem compromisso conjugal. Ele resolve procurar um amigo que tem a fama de garanhão.

3. Um homem crente que percebe a vizinha se insinuando para ele. A cada dia que se passa fica mais clara intenções dela e as invertidas mais insinuosas. Resolve então, compartilhar com um amigo que está no terceiro casamento por causa de sua infidelidade.

Essas são situações hipotéticas, porém, não tão distante da realidade de muito jovens, adolescentes e homens crentes, desejosos se servirem ao Senhor com fidelidade, os quais sem duvida alguma tropeçarão se seguirem os conselhos dos ímpios. Não precisa ser nenhum gênio para saber qual será o resultado dos conselhos dessas pessoas.

Faz-se necessário salientar que a palavra de Deus não manda excluir os ímpios das nossas relações até porque é nossa a responsabilidade de levá-los a Jesus. O triste é vê-las indicando diretrizes para vida de um crente, porquanto, deveria ser o contrario, pois ele é que é sal da Terra e luz do mundo.

O conselho é um elemento comum às relações entre os homens, por estabelecerem vínculos por meio da comunicação. É nas relações que por vezes as pessoas em situações decisivas ou não buscam orientação que tem efeito positivo ou negativamente na vida da pessoa.

O que é preciso observar na atitude de aconselhar é a pessoa, ela é um referencial de uma pratica testemunhal de sabedoria e compromisso com a palavra de Deus? Logo, um justo não pode buscar conselhos em ímpios, mas em autênticos crentes em Jesus.

 Não se deter no caminho dos pecadores

Todos nós temos amigos, parentes, os quais ainda não tiveram um encontro significativo com Deus resultando na transformação radical de suas vidas. Por causa disso devo me afastar deles? Não! O que o salmista nos alerta é não nos deter nos caminhos daqueles que não conhece a Deus. Isto é não se deixar prender em seus caminhos, não está impedido de viver a vida cristã por caminhar pelos caminhos da iniqüidade.

Dia a dia estabelecemos relações, convivências, o importante é selecionar as companhias, as amizades. Segundo o apostolo Paulo as más conversações corrompe os bons costumes. E se bem observarmos construímos a nossa identidade, nosso caráter na dinâmica da teia de relações que participamos. Várias pessoas se tornam referências da quais nos assemelhamos no tocante a aparência, as ações e atitudes...

Basta percebemos as pessoas que aprofundo o relacionamento com irmãos comprometidos com Jesus tornam-se mais parecidos com Cristo, pois ambos se ajudam a crescer na graça e no conhecimento do Senhor. Quanto ao contrario, ela tende se afastar da igreja se aproximando cada vez mais do amigo não crente seguindo seus passos e mais distante fica da gloria de Deus. Por isso, Salomão afirma “filho meu, não te ponhas a caminho com ele” porque “o caminho do perverso é abominação ao Senhor, mas este ama o que segue a justiça”.

É preciso não perder de vista a influencia que uma pessoa exerce sobre a outra, parece que influenciar para o erro é mais forte que para o que é reto diante de Deus. E não há comunhão entre luz e trevas, porquanto, onde há luz as trevas se dissipam. O que nos leva a concluir que nas relações a influencia do crente deve prevalecer.

 Não assentar-se com os escarnecedores

Assentar é o ato de sentar, concordar. Quando sento em determinado circulo, grupo etc, comesse ato estou dizendo que concordo com o que está sendo feito, realizado, expressado...

Ora, o ato de sentar-se aparentemente parece não ter importância, mas quando analisado mediante a observação desse ato no cotidiano de nossas vidas percebemos que não é um mero ato, pois o assentar ou não com determinada pessoa ou em determinado ambiente es’ta carregado de significados.

Dentre as muitas coisas que devemos evitar assentar-se na roda de escarnecedores é uma delas. O escarnecedor é aquele que manga, tem a capacidade de desequilibrar o ambiente provocando ira e contenda. Se um já faz tudo isso imagine uma roda, agora imagine crentes assentados na roda.

Não assentar-se na roda é uma atitude de integridade e um desejo de aprofundar no relacionamento com Deus.

Estas são as três atitudes que o salmista nos exorta a não cometemos, por outro lado, ele indica uma, que deve fazer parte da vida do crente em Jesus a qual é um prazer para ele.

Concomitante a evitar o supracitado ele precisa algo que o fortalecerá como bem aventurado, meditar na lei do Senhor.

 Meditar na lei do Senhor

Homem e mulher que desejam intensificar o relacionamento com Deus,viver a plenitude do Espírito Santos não se deleita com os prazeres mundanos até porque ao nascer de novo se tornou uma nova criatura que implica numa mudança naquilo que lhe causa prazer.Ele ou ela sentirá prazer na LEI do Senhor e em tudo que o glorifique.

Mas, porque se deleitar na lei do Senhor? Porque a palavra que sai da boca do Senhor traz vida eterna, restaura a vida ao quebrantado, é como balsamo para os oprimidos e sobrecarregados, é luz para os que estão na escuridão, é lâmpada para nosso caminho. Ao contrario do evidenciaram os sociólogos; toda lei é de natureza coercitiva, a qual se torna um peso à lei do Senhor é, mas doce que os favos de mel por isso, é um prazer meditar nela de dia e de noite.

Faz-se necessário meditar na palavra de DEUS principalmente em tempos em que os valores cristãos sendo deturpados e enxovalhados pelos meios de comunicação que tem influenciado a sociedade mergulhada num relativismo moral. Diante desse quadro não meditar na lei do Senhor tem levado pessoas construírem suas vidas sobre areia, no primeiro vendaval são destruídas ao contrario, as que amam e praticam a lei do Senhor edificam suas vidas sobre a Rocha dos Séculos e, como o monte de Sião não se abala, mas permanecem pelos séculos dos séculos.