As águas de Meribá

NÚMEROS CAPÍTULO 20

1 CHEGANDO os filhos de Israel, toda a congregação, ao deserto de Zim, no mês primeiro, o povo ficou em Cades; e Miriã morreu ali, e ali foi sepultada.

2 E não havia água para a congregação; então se reuniram contra Moisés e contra Arão.

3 E o povo contendeu com Moisés, dizendo: Quem dera tivéssemos perecido quando pereceram nossos irmãos perante o SENHOR!

4 E por que trouxestes a congregação do SENHOR a este deserto, para que morramos aqui, nós e os nossos animais?

5 E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este lugar mau? lugar onde não há semente, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem tem água para beber.

6 Então Moisés e Arão se foram de diante do povo à porta da tenda da congregação, e se lançaram sobre os seus rostos; e a glória do SENHOR lhes apareceu.

7 E o SENHOR falou a Moisés dizendo:

8 Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.

9 Então Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado.

10 E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?

11 Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.

12 E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.

13 Estas são as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o SENHOR; e se santificou neles.

1) BREVE HISTÓRICO DA SITUAÇÃO DE ISRAEL

2) AS LIÇÕES DAS ÁGUAS DE MERIBÁ:

a) CRISTO É A ROCHA DE NOSSAS VIDAS, QUE NOS ACOMPANHA E NOS SUSTEM NAS MAIORES DIFICULDADES:

I CORÍNTIOS CAPÍTULO 10

1 ORA, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.

2 E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,

3 E todos comeram de uma mesma comida espiritual,

4 E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.

5 Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto.

6 E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.

b) PARA QUE SEJAMOS SALVOS POR CRISTO SÓ PRECISAMOS TER FÉ E CLAMAR A ELE: “Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.”

c) A FALTA DE FÉ E A DESOBEDIÊNCIA A VOZ DE DEUS TRAZ TERRÍVEIS CONSEQUÊNCIAS PARA O HOMEM, PRINCIPALMENTE PARA AQUELES QUE FORAM CHAMADOS A LIDERAR: “E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.”

3) MAS O QUE MAIS DEUS QUERIA NOS ENSINAR COM ISSO?

a) CRISTO JÁ FEZ O SACRIFÍCIO DEFINITIVO POR NÓS. CADA VEZ QUE PECAMOS OU DESOBEDECEMOS A DEUS ESTAMOS FERINDO CRISTO MAIS UMA VEZ:

ÊXODO CAPÍTULO 17

1 DEPOIS toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do SENHOR, e acampou em Refidim; e não havia ali água para o povo beber.

2 Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao SENHOR?

3 Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?

4 E clamou Moisés ao SENHOR, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará.

5 Então disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai.

6 Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.

7 E chamou aquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao SENHOR, dizendo: Está o SENHOR no meio de nós, ou não?

b) DEVEMOS PERSEVERAR NA FÉ E NA CONDUÇÃO DAS BOAS OBRAS, O QUE TESTIFICA O NOSSO NOVO NASCIMENTO, POR QUE SE CAÍRMOS NÃO PODEMOS SER MAIS UMA VEZ RENOVADOS, UMA VEZ QUE NUNCA FOMOS REALMENTE NOVAS CRIATURAS, APENAS USURPADORES DE BENÇÃOS:

HEBREUS CAPÍTULO 06

4 Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo,

5 E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,

6 E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.

9 Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.

10 Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.

11 Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança;

12 Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.

c) ESTAR EM UMA IGREJA, SER BATIZADOS OU EXPERIENTADOS NAS BENÇÃOS DE DEUS, NÃO NOS ISENTA DE SERMOS SANTOS. NÃO HOUVE SOBRE A TERRA HOMEM MAIS MANSO QUE MOISÉS, NO ENTANTO ELE NÃO PODE ENTRAR NA TERRA PROMETIDA:

HEBREUS CAPÍTULO 10

26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,

27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.

28 Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.

29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?

d) APESAR DAS NOSSAS FALHAS, DEUS É FIEL, E JESUS DERRAMA SOBRE NÓS AS SUAS BENÇÃOS: “Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais”. TEMOS QUE PERSEVERAR E LUTAR ATÉ A MORTE:

HEBREUS CAPÍTULO 12

2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

3 Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.

4 Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.

4) JESUS É SOLUÇÃO, O REMÉDIO PARA NOSSAS ALMAS, SE O AMARMOS SEREMOS SOCORRIDOS, E PARA AMÁ-LO DEVEMOS OBEDECÊ-LO!

HEBREUS CAPÍTULO 13

6 E assim com confiança ousemos dizer: O SENHOR é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.

21 Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.

22 Rogo-vos, porém, irmãos, que suporteis a palavra desta exortação; porque abreviadamente vos escrevi.

ICCV
Enviado por ICCV em 05/09/2011
Código do texto: T3201909
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.