DAniel 5 -0 O perigo de brincar com as coisas de Deus

Daniel 5 – 1 ao 17 -

O Perigo de Brincar com as coisas de Deus

PastorAilton Soares

Leitura Bíblica Daniel 5

Cenário

Era a festa de Balsazar. Satisfeito com seus feitos, ele resolve usar os utencílios da Casa do Senhor, retirado por seu avó, do Templo de Israel, quando invadiu e saqueou a cidade real dos hebreus, levando consigo os nobres e seus bens.

Aqueles utencílios tinha uma simbologia de desonra, pois mostrava a derrota de do povo de Israel. E isto não agradava ao Senhor.

Balsazar estava eufórico com tudo isto e sua alegria o fez cometer um erro que Nabucodonozor não cometeria. Utilizou os cálices e vasos da casa do Senhor em sua festa.

O Ultimato

Mene Mene, Tekel Upharsin

Pesado foste na Balança e achado em falta, dividido foi seu reino e dado aos medos e persas.

Claro que fazer festa com o que é de deus é sacrilégio. O que é oferecido ao Senhor por presente ou para uso no Serviço de sua Casa se faz santo e como santificado deve ser respeitado.

Balsazar comete um erro que seu avô não cometeria mais, se ainda fosse o rei da Babilônia e chefe de Estado de diversas nações.

E Nabucodonozor não faria isto, porque já conhecia as consequências de brincar com o Deus de Israel e se tornara então fiel ao Senhor.

Isto pode ser observado numa análise rápida sobre a vida deste rei: Ele é o rei, que como árvore cortada, teve seu trono tirado de si, quando foi viver como os jumentos. Quando o orgulho subiu ao coração de Nabucodonozor, ele perdeu sua glória e poder e foi viver isolado, esquecido até que fosse humano.

Depois de um período, Nabucodonozor voltou a razão e reconheceu a soberania do Senhor, voltou à sua glória, ocupou seu trono e viveu feliz e agradecido até seus últimos dias.

Agora, com sua morte, seu filho-neto ocupa o trono, que ;e seu por direito. Mas Balsazar não teme ao Senhor.

Aproveitando-se de sua embriaguez, ele pega os utencílios da casa do Senhor e os utiliza, adulterando assim o verdadeiro significado e uso destes.

No mesmo instante ele viu a mão, que escreveu sua sentença na parede. O desespero provavelmente deu de volta àquele rei seu controle e poder, mas ninguém podia ajuda-lo.

Só a rainha tinha a resposta.

Na verdade o Senhor tinha vindo ao encontro de Belsazar e ele foi achado em falta. A Palavra do Senhor nos adverte que não sejamos altivos, em outras palavras, egoístas.

Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos(;) (1 Timóteo 6:17).

Vale lembrar aqui do Celeiro do egoísta em Lucas 12, o Senhor pode pedir hoje sua alma e pediu a de Balsazar, mas ele não se importou.

Ao ver na parede a inscição, ele reconheceu o poder de Deus, mas não se arrependeu.

Como o povo de sua época, Belsazar era um idólatra, mesmo sendo criado a margem de um rei temente a Deus, seu filho-neto não adorava a Deus, que tinha sua vida em suas mãos.

Na verdade ele perdeu seu poder para Ciro, que foi chamado desde o ventre para libertar Israel, já que este foi profetizado por Isaias (45-1). Ciro ungido do Senhor para restaurar a casa de Israel e Judá.

Antes de Ciro, depois da mão na parede, Belsazar mandou chamar, através da rainha mãe, à um dos antigos conselheiros do reino, Daniel, o profeta. Daniel era um escravo hebreu, mudaram seu nome, mas não mudou o Deus de Daniel.

Vivendo em terra estranha, mas servindo ao Deus verdadeiro. Um homem simples, que vivia fiel ao Senhor e, agora, quando lhe é oferecido riquezas e poder, ele abre mão, decifrando apenas as palavras escritas na parede.

Diferente de Belsazar, Daniel sabia que a soberba era um mal e que devia ser evitado, pois há muito vinha destruindo os homens, poderosos ou não.

Na verdade, o poder é dado ao homem, por Deus, o homem pode escolher o que fazer com ele. Sabendo que o poder não vem de si e sim, de Deus, o homem deve agradecer a Deus que o deu, e a soberba, é algo que Deus não tira do homem.

Só o homem se liberta da soberba. Tem que querer abandonar a soberba, o orgulho e deixa-lo. NA verdade a s oberba é extremamente perigosa ao homem, porque pode afastar o homem de Deus. E é um dos grandes causadores do pecado contra o Espírito Santo.

E pecar contra o Espírito Santo torna o homem insensível. É o Espírito Santo o sensor que faz reconhecer sua condição.

Devemos fugir de certas festas, esta é um das observações feitas pelo apóstolo Paulo que diz que devemos pedir a Jesus que Ele não venha em dia de Festas.

Belsazar e naquele mesmo dia, foi destituído de seu trono, pagando por sua blasfêmia e soberba com a vida..

Aquela sentença lembrava a Belsazar que o seu poder era passageiro, que veria outro e ocuparia seu trono e ele deveria prestar contas a Deus, já que ficou claro a ele fora achado em falta.

Elisabeth Lorena Alves e Pr Ailton Soares
Enviado por Elisabeth Lorena Alves em 19/10/2011
Código do texto: T3285758
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.