NEEMIAS: UM GRANDE LÍDER

Neemias é um exemplo de alguém que ouviu e atendeu ao chamado de Deus. E não foi só isso: confiou cegamente nEle, pois conhecia o Deus a quem servia.

Do capítulo inicial ao sétimo do livro de Neemias, constatamos quais devem ser as qualidades de um verdadeiro líder. Em Susã, ficou sabendo que os judeus que não foram levados cativos para a Babilônia, estavam numa situação de desprezo e completa miséria e que os muros de Jerusalém haviam sido derrubados e suas portas queimadas. Sua primeira reação foi sentar e chorar. O rei Artaxerxes, de quem era copeiro, perguntou a razão de sua tristeza e ele contou o ocorrido e pediu-lhe que o deixasse ir reedificar a cidade. Mostrou ser homem de sentimento.

Neemias havia orado e jejuado dias a fio e clamou a Deus pelo seu povo. Em várias ocasiões, durante esse acontecimento, ele orava e suplicava ao Pai, para ser bem sucedido nessa causa, demonstrando que, um verdadeiro líder deve ser um homem de oração.

Depois de clamar, começou a pedir a Deus perdão pelos pecados de seu povo, pela sua corrupção, não guardando os estatutos e mandamentos divinos e se submeteu à vontade de Deus, revelando-se uma pessoa dotada de humildade.

Tendo recebido o apoio e permissão do rei para partir, pediu a ele que lhe desse cartas para os governadores dalém do Eufrates, para entrar em Judá e para a guarda das matas do rei, com a finalidade de retirar madeiras para as vigas das portas dos muros e para a casa onde se alojaria, demonstrando ser um líder de visão.

Neemias, então, contempla os muros destruídos e conclama ao povo a ajudar na reedificação de Jerusalém e, para envolver o povo nos seus propósitos, fala que Deus estivera com ele, sobre o apoio que recebera do rei e que seriam bem sucedidos nesta empreitada. Depois de feita a avaliação do trabalho, convocou judeus, nobres e magistrados, que, motivados, lançaram mãos à obra. Um excelente exemplo de motivação.

Obstáculos não faltaram, inimigos dos israelitas tentaram destruí-los, mas prosseguiu nos seus alvos. Não foi ao encontro deles quando, por quatro vezes convidado, alegando não poder deixar o trabalho. Semaías inventou que os inimigos iriam matá-lo e que deveria esconder-se dentro do templo, visando atrapalhar o seu trabalho. Neemias não aceitou se esconder, porque confiava em Deus e pediu ao Senhor que fortalecesse suas mãos. Mesmo ameaçado concluiu a obra em 52 dias e teve a felicidade de ver os judeus retornando do cativeiro babilônico e celebrando a Deus. Demonstrou, com isso, ser alguém comprometido com a obra.

Consta na bíblia, o registro de uma lista detalhada de todos os que trabalharam na reedificação e não eram poucas pessoas.

Neemias não fugiu da batalha, não deu ouvidos a vozes estranhas, só ouviu a voz de Deus, foi notável articulador e líder político, confiou, acima de tudo no Senhor e se saiu vitorioso. Um excelente exemplo para todos os cristãos.