As quatro dimensões da Salvação

Podemos dividir as esferas abarcadas pela Salvação em 04 dimensões distintas: A dimensão vertical, a dimensão horizontal, a dimensão inferior e a dimensão interior.

Como dimensão vertical, referimo-nos à relação do homem salvo com Deus. O homem, ser social, de múltiplas relações, viu frustrada seu relacionamento com Deus por causa do pecado. A salvação inclui como elemento principal uma restauração de suas relações com Deus, em que este volta a aparecer no horizonte da vida humana. Reata-se o diálogo interrompido, e a vida alcança um sentido de plenitude. O texto que pode dar impulso à nossa meditação é o de Romanos 5.1: "Justificados, pois, pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo", mas sempre que dermos ao termo paz todas as conotações que ele tem na linguagem bíblica.

No Antigo Testamento, paz está longe de ter o sentido de uma ausência de conflito, visto derivar-se de um termo que significa "estar completo", "estar são". O mínimo que podemos dizer é que "paz com Deus" significa muito mais do que um sentido de tranqüilidade interior porque os pecados que nos separavam de Deus e nos faziam objeto de sua ira já foram perdoados. Devemos dar à expressão um sentido mais objetivo e concreto. Estar em paz com Deus significa estar em harmonia com ele; sentir que a vida recebe um novo significado, porque nesta relação com Deus encontramos um propósito e uma meta; é sentir que somos colaboradores de Deus nos desígnios que ele está levando a cabo no mundo; é nos sentirmos responsáveis diante dele, mas também sustentados e inspirados por ele.

Na dimensão horizontal vemos as nuances da relação do homem com seu próximo. Se a palavra que podia expressar a chave da compreensão da restauração das relações com Deus era paz com Deus, a que expressa o sentido profundo das relações restauradas com os homens é amor. Todos os cristãos estão de acordo em que a salvação implica um compromisso total do cristão, compromisso este que inclui os aspectos sociais. A Bíblia ensina sobre esta dimensão horizontal da salvação, cuja importância tem crédito numa passagem bem clara do Novo Testamento, como a parábola do juízo das nações em Mateus 25.31-46. A salvação é por fé, disso não resta nenhuma dúvida, mas é uma fé operante que leva às boas obras, inferindo diretamente no relacionamento social, como se vê no apóstolo Paulo: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas" (Ef 2.8-10).

Já na dimensão inferior vemos a reestruturação das relações do homem com a criação de Deus. A agressão à natureza e a agressão ao próprio homem têm uma mesma raiz: o egoísmo humano sem controle que tanto explora recursos naturais. O mundo é mais uma responsabilidade do que um instrumento para satisfazer seu egoísmo. A Bíblia prescreve à humanidade que o domínio que exerce sobre tudo que foi criado não é absoluto: o homem não é o dono das coisas criadas, mas seu mordomo, em uma visão mais teocêntrica que antropocêntrica da posição do homem no cosmos. O homem salvo precisa sentir isto, viver e ensinar isto.

Por fim, temos a dimensão interior da Salvação. Superada, pela graça de Deus, a situação de pecado e perdição, a alma do homem se enche de uma profunda sensação de paz. Esta "Paz", que pode ser nos lábios das pessoas apenas uma expressão de saudação, recebia, nos lábios de Jesus, um sentido teológico profundo. As situações críticas, das quais Cristo livra o homem, a enfermidade e a culpa, quando são superadas pela ação de Jesus Cristo, produzem este sentimento de serenidade e bem-estar espiritual que é um dos dons mais preciosos da salvação.

ICCV
Enviado por ICCV em 17/11/2011
Código do texto: T3340134
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.