((( TODOS OS RIOS COMUNGAM COM O MAR)))

O nosso corpo está semeado de pequenas veias, levando vida e sangue a todo o corpo. Os rios são as veias que levam a todo esse imenso corpo, que é nosso país, a vida, a fecundidade e o progresso. O Brasil é um país abençoado e protegido por milhares de rios.

O rio começa nas fontes. Inicia leve, suave, manso e silencioso...Depois torna-se agitado agressivo. No começo é uma criança mansa indefesa. Depois... Quilômetros de distância, já é um jovem independente, vencendo barreiras, vales, montanhas, precipícios, matas e cerrados. No começo é um fiozinho de água. Mas como um líder, o riacho vai somando forças, pedindo colaboração... Vai se ajuntando, vai se unindo a outros pequenos regatos e fios de água. E vai se agigantando...Até se tornar indomável e uma força gigantesca. Sem a soma de outros seus irmãos não venceria terras, vales, fazendas e montanhas, o sol, o calor, as secas e os invernos.

Todo o rio tem um ideal maravilhoso: Somar forças, somar águas. riachos, regatos, e fontes para alcançar a comunhão com o mar. As águas dos oceanos são o objetivo de todos os rios.

Nesta longa e demorada caminhada até o mar, em tempos de enchentes, os rios se ensoberbecem, enchem-se de orgulho, ameaçam, derrubam árvores, casa, engolindo vilas e arrabaldes. Transbordam de agressividade, vomitando barro, lama e galhos de árvores. Isto por causa da grande soma de pequenas gotas de água.

Todo rio deve ter um leito. Um caminho. As ribanceiras, ou as margens do rio controlam as forças das águas.Sem renúncias o rio não pode chegar até o mar. O rio deve ter um caminho a percorrer. As margens, as ribanceiras controlam todos os movimentos as águas. As ribanceiras conservam o rio na direção do mar. Sem as margens o rio se perde. O rio também deve ter seus controles, suas renúncias e abnegações. Sem ribanceiras o rio não chega ao seu destino. Nós também sem renúncias, sem sacrifícios, sem a cruz, sem as abnegações seremos como um rio sem margens perdernos-emos como o rio charco, no brejo. Então seremos uma grande quantidade de água sem destino, sem rumo, sem ideal, sem dinamismo. Seremos pessoas perdidas neste mundo, como as águas descontroladas de um rio que se perderam nos charcos ou nos pântanos...Seremos pessoas buscando Deus no meio de superstições, horóscopos, máfia,crendices, amuletos e feitiços.

As águas para se conservarem puras precisam correr, necessitam de dinamismo. Seremos pessoas perdidas neste mundo, como águas sem ideal, somos águas perigosas apodrecendo, águas perdidas. Se é correndo e andando que as águas se purificam, nós também, é buscando a verdade, desapegando-nos do egoísmo que nos tornamos mais CRISTÃOS e humanos.

Nosso ideal é chegar à comunhão de Deus, como as águas convergem para o mar. Todas as águas querem a comunhão, o encontro, o abraço co os oceanos. Nós queremos a comunhão com Deus. Somos os pequenos rios que somam. Somamos como afluentes, nossa inteligência, vontade e fé para chegarmos até Deus. Somos as pequenas gotas que estão se unindo a outras gotas. Queremos chegar unidos e fortes até Deus. Deus é o ponto de reencontro de todos os homens. Caminhemos tranqüilos para Deus como os rios convergem para o Mar. AMÉM, QUE ASSIM SEJA.

Extraído.

Margareth D S Leite
Enviado por Margareth D S Leite em 02/12/2011
Reeditado em 05/12/2011
Código do texto: T3368322