O Reino de Deus

Quando Jesus fala do Reino de Deus, está nos mostrando as Boas Novas de transformar o mau em bom, a injustiça em justiça, isto é, o Reino é algo que nos transforma e nos muda para o bem.

O Reino de Deus é o domínio eterno, soberano e universal de Deus. É também o domínio de Deus no coração dos homens que, voluntariamente, a Ele se submetem pela fé, aceitando-o como Senhor e Rei. A mudança de coração ou mente (metanoia) por parte dos cristãos, seria a ênfase à natureza espiritual de seu Reino, que revela-se claramente em proposições como "O Reino de Deus está entre vós" (Lc 17:21). É, assim, o reino invisível nos corações regenerados, que opera no mundo e se manifesta pelo testemunho dos seus súditos.

"O Reino de Deus" também nos indica que Deus, de um ponto de vista concreto, atua neste mundo e em nossa história. Jesus anuncia que isto é iminente, e que a esperada ação de Deus neste mundo começa já. No entanto, a completa e plena consumação do reino ocorrerá com a volta de Jesus Cristo, em data que só Deus conhece, quando o mal será completamente vencido e surgido o novo céu e a nova terra para a eterna habitação dos remidos pela cruz.

Enfim, quanto ao Reino de Deus podemos afirmar que não é algo físico. “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14:17). Diremos, ainda, que o Reino de Deus não consiste em palavras. “Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder” (1 Coríntios 4:20). E por fim, vemos que o Reino de Deus é inabalável. “Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor” (Hebreus 12:28).

ICCV
Enviado por ICCV em 15/12/2011
Código do texto: T3390594
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.