As origens do batismo de João

Não se sabe com precisão o fundo histórico do batismo de João. Os eruditos estão em desacordo quanto a isso.

Uns pensam que João adaptou as abluções (banhos diários de purificação) dos membros da sociedade de Qumram para o seu batismo de arrependimento. Outros enxergam semelhanças e diferenças em relação a obrigações e exigências feitas pelos judeus aos pagãos novos convertidos, tais como o ritual do banho para expiar todas as impurezas do passado gentio. Em ambos os ritos, tanto no batismo de João quanto no de prosélitos, o iniciante era imergido ou imergia-se completamente na água. Fazia uma confissão de rompimento ético com a sua maneira primitiva de viver e de dedicação numa nova vida. O Rito era uma vez só realizado.

Pois bem, mesmo se fosse possível estabelecer uma relação histórica entre o batismo de prosélitos e o batismo de João, o que não é o caso, é notório que os significados de ambos são bastante diferentes. As purificações com água dos hebreus buscavam restaurar o homem dentro da comunidade judaica através da remoção da impureza cerimonial. Já o batismo de João buscava colocar os homens em uma esfera completamente nova, era um batismo marcadamente escatológico; os discursos de João mostram isso.

É possível que o fundo histórico explicativo da origem do batismo de João não seja nem o batismo praticado em Qumran, nem o de prosélitos, mas simplesmente as abluções cerimoniais previstas no Velho Testamento. Os sacerdotes eram obrigados a se lavarem em sua preparação para ministrarem no santuário, e do povo se exigia que participasse de certas abluções em várias ocasiões (Levítico 11 -15; Números 19). Muitas declarações proféticas, que eram bem conhecidas, exortavam a uma purificação com a água (Isaías 1:16, Jeremias 4:14), e outras antecipam uma purificação a ser feita por Deus nos últimos dias (Ezequiel 36:25; Zacarias 13:1)"

De uma coisa tem-se certeza: o batismo de João tinha por objetivo preparar o povo para a era vindoura - caráter escatológico. Enquanto o de prosélitos era aplicado somente a gentios, o de João era para os Judeus. Seja qual for o fundamento histórico, João dá um novo significado ao rito da imersão por chamar o povo ao arrependimento, tendo em vista a aproximação do Reino de Deus.

ICCV
Enviado por ICCV em 24/12/2011
Código do texto: T3404307
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.