A Luz do Mundo

(Mateus 5:14-16)

Introdução – Quando falamos de luz, logo vem em nossa mente à imagem de uma lâmpada elétrica, um dos grandes inventos do século passado e que sem dúvida nenhuma revolucionou o nosso Mundo. Hoje não sabemos mais como viver sem essa luz artificial movida por eletricidade, pois ela já faz parte do nosso cotidiano. A minha geração já cresceu envolta de todo esse aparato tecnológico movido por eletricidade, no qual nos tornamos dependentes; se entrarmos num porão escuro e não acendermos a luz correremos um grande risco de sofremos algum acidente. Mas assim é também o mundo atual, como um porão escuro onde as pessoas estão correndo um sério perigo, pois estão caminhando sem enxergar nada, estão mergulhadas nas trevas, porque esta luz que o mundo conhece é apenas temporária, ou seja, é uma luz que só clareia externamente. Mas a palavra de Deus nos diz no evangelho de João capítulo 1 e versículo 9: “Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo”. Essa luz o mundo não conhece, mas nós os cristãos conhecemos. Portanto a nossa luz tem que brilhar para que o mundo há conheça e Deus seja glorificado, como escrever o Apóstolo Paulo em 1º Coríntios, no capítulo 9 e versículo 16: “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!". Vejamos abaixo, como tem que ser a verdadeira luz:

I – Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; verso 14

1 – Pois a luz venceu as trevas

2 – Pois um dia a luz de Jesus Cristo chegou até nós

3 – Pois agora somos um povo separado das trevas

II – Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa, verso 15

1 – A luz não pode esconder o seu brilho, porque sem brilho não há mudança vida

2 – Agora a nossa luz tem que chegar aqueles que estão no escuro

3 – Porque onde a luz atingir as trevas vão sair

III – Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, pra que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos ceús, verso 16

1 – Porque toda luz tem seu brilho e todo o brilho tem sua eficácia positiva

2 – Porque a luz é a revelação do evangelho à toda a criatura

3 – Porque quando mais nós dermos brilho, mais o nome de Deus é glorificado

3 – Porque um dia não dependeremos mais da luz do sol e da luz artificial, mas sim da Luz Divina que é Deus.

Portanto irmãos, concluímos que se vivermos para Cristo, brilharemos como luzes e mostraremos aos outros como Cristo realmente é. Não podemos esconder nossa luz nem deixar que o pecado escureça há luz que há em nós. Devemos ser como um farol reluzente, mostrando a luz de Cristo ao mundo.

Bibliografia

Bíblia Sagrada, Almeida, João Ferreira, revisada e corrigida, Ed. 1995.

Danilo Figueiredo
Enviado por Danilo Figueiredo em 06/01/2012
Código do texto: T3425549
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.