1º QUARESMA “Crede no evangelho”

1º QUARESMA

“Crede no evangelho”

Palavra da Liturgia – Marcos 1, 12-15

Entramos no Tempo da Quaresma, tempo de reflexão, arrependimento e conversão.

Na quaresma somos todos chamados pelo Espírito para o deserto, para um confronto conosco mesmo, com Deus, com o próximo e os bens temporais. Somos chamados a despirmos do homem velho e transformarmos no homem novo, revestirmos de Deus.

O batismo nos traz esta perspectiva!

Tempo favorável para enfrentar com a ajuda da oração, do jejum e a esmola o demônio e as feras que nos cercam. Resistir às tentações que se apresentam agradáveis em todos os sentidos: o ter, o ser e o poder!

Mas não estaremos a sós neste deserto, pois Deus está conosco e os seus anjos nos servirão com a proteção necessária para enfrentar com coragem a mudança interior que nos levará a crer e confiar ainda mais em Deus.

Nesta quaresma Deus nos quer deixar bem claro que o reino de Deus está bem próximo o qual deve ser vivenciado com fé e com amor a quem mais precisa.

Acolher o evangelho como fonte que nos direciona para uma verdadeira conversão.

Qual deve ser então minha atitude para acolher adequadamente o evangelho?

A prática da virtude da Penitência! Esta virtude nos ensina a carregar a cruz do dia-a-dia com alegria e aceitação. A virtude da penitência deve ser vista como atitude interior de todo o nosso ser para nos converter e assumir com verdade o evangelho de Jesus como norma de vida

É uma virtude cristã fundamental para o crescimento interior e que integra toda a nossa vida espiritual, nos oferece sem dúvida elementos para podermos compreender melhor a superação do pecado, a nossa aliança com Deus, a nossa fidelidade e amor ao Senhor e ao próximo. Consiste na renúncia consciente em vista de um bem!

Esta penitência tem um nome em grego: “metanoia”. Esta palavra significa mudança de pensamento, do modo de contemplar as coisas, revestir-se de um pensamento novo que é o pensamento de Cristo.

Não pensar mais como o mundo, mas sim com a palavra de Deus.

A virtude da penitência deve ser adquirida com muito esforço e persistência. Todos sabemos disto, embora nem sempre queiramos nos convencer desta realidade.

O Concilio de Trento quando se refere à Penitência diz: “É dor interior, aborrecimento do pecado cometido, com o propósito de não voltar a pecar”.

Nesta quaresma temos duas propostas de Jesus em confronto com as propostas do inimigo: Penitência e compromisso de não pecar mais. Não devemos ter medo do que fizemos no passado e sim do que faremos no futuro. A melhor forma de preparar um bom futuro é viver hoje a santidade!

Por isso a voz de Jesus clama entre nós:

“Fazei penitência e crede no evangelho”!

Gilberto Ângelo Begiato

http://gilbertobegiato.blogspot.com/

Gilberto Ângelo Begiato
Enviado por Gilberto Ângelo Begiato em 20/02/2012
Código do texto: T3509287
Classificação de conteúdo: seguro