4º Quaresma "Vem para Luz"

4º QUARESMA

“Vem para Luz”

Palavra da Liturgia – João 3, 14 – 21

Celebremos neste final de semana a alegria de viver o Cristo ressuscitado! Nosso Deus não é um deus da condenação, mas é O Senhor que ama e salva todo o que nEle crer!

Experimentar a graça da salvação é acima de tudo um ato de fé. È preciso tomar consciência da gratuidade e das bênçãos que nosso Deus nos proporcionou ao levantar-se no madeiro da cruz pela nossa remissão.

Deus amou o mundo a ponto de entregar seu Filho Único para que tenhamos eternamente a vida. Sim, com esta atitude divina fomos eternizados e não pereceremos jamais.

O amor de Deus não é condenatório e sim salvífico. Deus não se satisfaz com a condenação de seus filhos, pois é Amor e por isso sofreu no madeiro da cruz como prova concreta da sua disposição de doar-se até as últimas consequências por amor a você.

Porém respeita o livre arbítrio de seus filhos, eis o segredo maravilhoso de um Deus que não se impõe pela força física, mas cativa-nos através de sua doação total de amor por nós.

A decisão de aceitar ou não esta graça que Ele nos oferece gratuitamente que é a salvação depende de uma resposta livre, do assentimento seu.

Nós nos condenaremos ao negar este amor incondicional de Deus! Jesus não julga ninguém, nem condena. Jesus não veio para condenar e sim salvar a humanidade. Por isso, simplesmente provoca à tomada de posição:

“Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; porque não crê no nome do Filho único de Deus”.

O que plantaremos na vida é o que colheremos! Quem planta espinhos colhe espinhos, quem planta frutos deliciosos, colherá frutos deliciosos. É a lógica da vida. Sábio é aquele que ao invés de plantar espinhos cultiva bons frutos na vida.

Por isso ao invés de optarmos pelas trevas devemos implorar e desejar a Luz de Deus. Quem faz o mal odeia a Luz, disse Jesus, e vive nas trevas. Quem pratica más obras colherá a escuridão do sofrimento, da dor, do abandono...

Estamos colhendo muitas coisas boas que plantamos, mas também temos desafiado de maneira infantil a própria existência realizando coisas que não nos fazem bem. Temos feito escolhas infelizes do tipo: desrespeitar o meio ambiente, desvalorizar a vida em troca de lucros e matérias, temos causado injustiça social, vivido no pecado e desobediência. O que colheremos? Trevas!

Nossa prática será nossa sentença de vida ou morte!

Por isso nesta celebração na quaresma, tempo tão oportuno da Igreja, vamos nos converter.

Acolhemos com ousadia e coragem a verdade e vamos caminhar em direção à Luz que simboliza alegria, felicidade e salvação!

Não nos condenemos ao fracasso e a derrota e optemos por uma escolha responsável e inteligente que nos levará a preservação da vida.

Cristo é a nossa vida e nossa luz! Cristo é a melhor opção! Vem você também para a luz!

Gilberto Ângelo Begiato

http://gilbertobegiato.blogspot.com/

Gilberto Ângelo Begiato
Enviado por Gilberto Ângelo Begiato em 12/03/2012
Código do texto: T3549342
Classificação de conteúdo: seguro