4º PÁSCOA ANO B “Eu sou o Bom Pastor”

4º PÁSCOA ANO B

“Eu sou o Bom Pastor”

Palavra da Liturgia – Jo 10, 11 - 18

Celebremos o dia do Bom Pastor!

A Palavra deste final de semana nos traz as características do Bom Pastor!

A primeira característica que Jesus cita é a bondade! A frase inicia com Jesus afirmando: “Eu Sou”, foi assim que Deus se manifestou a Moisés no Monte Sinai. “Eu Sou o Bom Pastor”: Significa que só Deus é plenamente bom!

A segunda característica: “O Bom Pastor expõe a sua vida pelas ovelhas”. Jesus não usa seu pastoreio para se beneficiar a custa das ovelhas ao contrário se entrega totalmente por amor a elas.

A terceira característica: “Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim”. É a relação de conhecimento com as ovelhas. Jesus é o Bom Pastor que conhece suas ovelhas e as acolhe com amor em seu redil e as ovelhas de seu rebanho também o conhece. Este relacionamento é o reflexo do amor do Filho pelo Pai que se estende a todos as suas ovelhas.

A quarta característica é o comprometimento: “Dou a minha vida pelas minhas ovelhas”. O Bom Pastor dá a própria vida pelas ovelhas num compromisso radical de proteção e doação. Jesus morreu na cruz porque era comprometido com a vida das ovelhas.

A quinta característica é a noção do bem comum: “Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor”. Jesus não é pastor de um grupo privilegiado de ovelhas. Ele é Pastor de um grande rebanho onde todos são chamados sem distinção para o aprisco. A união das ovelhas em torno de um só Pastor! Deus ama a todos!

A sexta característica é ser a única fonte de vida plena: “O Pai me ama, porque dou minha vida para a retomar....”. Neste tempo de páscoa a Palavra não poderia terminar sem o grande anúncio do Bom Pastor: Ele dá a vida na cruz e a retoma na ressurreição tendo o poder de dar a todas as ovelhas a vida eterna também.

A sétima característica: A obediência e amor ao Pai na demonstração do gesto de dar a própria vida pelas suas ovelhas. “Tal é a ordem que recebi de meu Pai”.

Então você se parece com Jesus? Você conhece a Jesus e suas ovelhas? Você é comprometido com Jesus e com seu rebanho? Você expõe sua vida por Jesus e pelos outros? Você é fonte de vida para o outro?

Pedimos neste dia que Deus nos envie pastores verdadeiros e ovelhas dóceis à voz do Bom Pastor! Que os ministros ordenados e os leigos possam carregar as características do Bom Pastor!

Pois todos nós somos responsáveis pela expansão do Reino de Deus!

Gilberto Ângelo Begiato

http://gilbertobegiato.blogspot.com.br

Gilberto Ângelo Begiato
Enviado por Gilberto Ângelo Begiato em 23/04/2012
Código do texto: T3628309
Classificação de conteúdo: seguro