HOMILIA PADRE ÂNGELO BUSNARDO- 4º DOMINGO DE PÁSCOA.

IV DOMINGO DA PÁSCOA

29 / 04 / 3012

At.4,8-12 / 1Jo.3,1-2 / Jo.10,11-18

Os líderes eclesiásticos de Israel rejeitaram Jesus. Isto estava previsto. Jesus lhes citou esta profecia no templo de Jerusalém: 42 Então Jesus lhes disse: “Nunca lestes nas Escrituras. A pedra rejeitada pelos construtores é que se tornou a pedra principal. Foi obra do Senhor, digna de admiração para nossos olhos? 43 Por isso eu vos digo: O reino de Deus será tirado de vós e será dado a um povo que produza os devidos frutos. 44 Aquele que cair sobre esta pedra ficará despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será esmagado” (Mt.21,42-44). A profecia se cumpriu literalmente:

1. A igreja do Antigo Testamento fundada por Deus sobre a pessoa de Abraão, na qual Jesus nasceu e viveu, se manteve verdadeira até à instituição de Eucaristia na última ceia. A partir dali se tornou uma igreja rejeitada por Deus e, portanto, falsa (Por isso eu vos digo: O reino de Deus será tirado de vós e será dado a um povo que produza os devidos frutos). Se os sacerdotes tivessem reconhecido que Jesus era o Messias, Ele os teria aproveitado para exercerem o ministério na Igreja fundada na última ceia, mas como eles o rejeitaram também Ele os rejeitou.

2. Os eclesiásticos de Jerusalém caíram sobre Jesus e o condenaram à morte na cruz. A pedra rejeitada (Jesus) caiu sobre eles e os destruiu. No ano setenta da nossa era, os romanos destruíram o templo e alguns sacerdotes foram trucidados enquanto ofereciam sacrifícios (44 Aquele que cair sobre esta pedra ficará despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será esmagado”). São Pedro apenas recordou aos sacerdotes que os perseguiam aquilo Jesus lhes tinha falado durante a vida.

Todos os seres humanos foram criados por Deus, portanto, todos são criaturas de Deus. Todos são chamados a se tornar filhos adotivos de Deus, mas poucos atendem ao chamado divino e efetivamente se tornam filhos adotivos de Deus: 1 Considerai com que amor nos amou o Pai, para sermos chamados filhos de Deus. E de fato o somos. Por isso o mundo não nos conhece. É que não o conheceu também (1Jo.3,1). Somente aqueles que foram batizados pela Igreja Católica e estão em estado de graça são filhos adotivos de Deus. Segundo afirmou Jesus ao explicar a parábola do trigo e do joio todos os outros são filhos do maligno: 36 Então Jesus deixou a multidão e foi para casa. Os discípulos se aproximaram dele e pediram: “Explica-nos a parábola do joio no campo”. 37 Ele respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do homem. 38 O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno (Mt.13,36-38).

Assim como não se distingue o trigo do joio antes de frutificarem, por enquanto, também não dá para notar a diferença existente entre os filhos de Deus e os filhos do maligno: 2 Caríssimos, agora somos filhos de Deus, embora ainda não se haja manifestado o que havemos de ser. Sabemos que, quando ele aparecer, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal qual ele (1Jo.3,2). Logo após a morte, todos serão julgados individualmente por Deus. Muitos que aparentavam serem bons e pensavam que estavam salvos, quando se apresentarem perante Deus, constatarão que, na realidade, são filhos de belzebu e serão despachados por Deus para o inferno.

Os criadores que possuem muitas ovelhas contratam pastores para cuidar do rebanho. O proprietário, porém, tem muito mais zelo pelas suas ovelhas do que os pastores contratados. Se surge uma situação de risco, o proprietário enfrenta o perigo e defende as ovelhas. O pastor contratado não põe a própria vida em risco para defender as ovelhas que não lhe pertencem. Jesus é pastor proprietário disposto a pagar qualquer preço para salvar as ovelhas. A salvação das ovelhas dependia da morte do pastor na cruz e Jesus aceitou morrer na cruz para salvar as suas ovelhas: 11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas (Jo.10,11).

A humanidade é o grande rebanho. Por enquanto, no grande rebanho estão misturados cordeiros e bodes, ovelhas e cabras. Nós temos dificuldade para distinguir os cordeiros e as ovelhas dos bodes e das cabras. A diferença é pequena os cordeiros e ovelhas têm pelo longo e os bodes e as cabras têm pelo curto. Jesus sabe quais são os cordeiros e as ovelhas que lhe pertencem e os demais que pertencem a satanás: 14 Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, 15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas (Jo.10,14-15). Os verdadeiros cordeiros e ovelhas também conhecem a Jesus, porque os verdadeiros cordeiros e ovelhas são aqueles que observam os mandamentos e somente estes podem afirmar sem mentir que conhecem a Deus: 3 Sabemos que o conhecemos, se lhe guardarmos os mandamentos. 4 Quem diz que o conhece e não lhe guarda os mandamentos é mentiroso e a verdade não está com ele (1Jo.2,3-4). Muitos que agora se consideram membros do rebanho de Jesus ou são considerados como tais pelos parentes, no dia do juízo final, estarão à esquerda de Jesus entre os bodes e as cabras porque, durante esta vida, não cumpriram os mandamentos.

Código : domin787

Ângelo José Busnardo

e-mail : ajbusnardo@hotmail.com

Ângelo Busnardo
Enviado por Joanne em 25/04/2012
Código do texto: T3632579
Classificação de conteúdo: seguro