5º PÁSCOA ANO B “Se permanecerdes em mim....”

5º PÁSCOA ANO B

“Se permanecerdes em mim....”

Palavra da Liturgia – Jo 15, 1 – 8

Celebremos este final de semana a certeza e a convicção de estar perto de Deus!

A Palavra nos fala da importância de permanecer em Cristo simbolizado na videira cujo agricultor é Deus Pai.

Mas porque é importante?

Jesus fala que todo ramo que não der fruto nEle; Deus o cortará. Veja que não é uma questão de intransigência de Deus e sim de amor, pois o Pai sabe que fruto bom só pode nascer de árvore boa. Quem é verdadeiramente bom? Só Deus! Portanto permanecer em Deus é uma questão de inteligência estratégica de quem quer colher bons frutos na vida.

Porém a vontade de Deus não é cortar e sim podar! Os frutos de uma videira quando os ramos são podados vêm com mais força, qualidade e quantidade.

Essa poda pode ser uma correção, um sofrimento, uma alegria, uma conquista, uns aparos e principalmente perseguições.

Não se joga pedra em árvore que não dá fruto.

O importante é deixar-se ser conduzido por Deus que é com certeza competente e cuidadoso agricultor.

Portanto a ordem explícita deste final de semana é permanecer em Jesus e conscientemente perceberemos que Ele permanecerá em nós.

É uma lógica racional e produtiva: Não há como o ramo produzir frutos se não estiver na videira. Como também não dá para produzir frutos aquele que pensa que com sua capacidade possa produzi-los em si mesmo com suas próprias forças, se eles existem é porque Deus os ofereceu gratuitamente.

Permanecendo em sua Palavra nos purificamos!

Eis a sabedoria daquele que quer produzir muitos frutos: permanecer em Jesus nossa única fonte inesgotável e fiel da graça.

Por isso Jesus afirmou “Sem mim nada podeis fazer”.

Afastar-se da fonte da Vida que é Deus Pai Criador é permitir que os ramos se sequem e perdendo seu valor e sua graça, sejam recusados. Assim acontece com os ramos secos que são jogados fora e queimados.

Jesus na Palavra vai ainda mais a fundo quando diz:

“Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerdes em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.”

Simples? Porém nem tanto. Em uma sociedade onde tudo é descartável e onde o amor se vulgarizou permanecer passou ser um grande desafio para todos nós.

Deus atenderá todos os nossos pedidos desde que este pedido feito não nos afaste dEle. Não é questão de tirania, mas de amor, por saber que longe de Deus é impossível ser feliz!

O Pai quer seu filho bem perto dEle!

Quem é um pai responsável entende porque Deus Pai através de Jesus insiste para que estejamos perto e permanecido nEle. Também não é uma questão de super protecionismo, já que estar perto de Deus é sentir-se livre de verdade!

Que fique bem claro neste final de semana que quem pratica a justiça e o amor está fazendo a vontade de Deus Pai e consequentemente produzindo bons frutos como, por exemplo: a justiça social, a partilha, a solidariedade, a amizade, o respeito, a paz, igualdade, caridade, a fé, evangelização, etc.

Uma fé sem obras é como uma árvore que não produz! Para que serve? Pois é pelos frutos que se conhece uma árvore.

Por isso a leitura termina nos mostrando como Deus é verdadeiramente glorificado:

“Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”.

Irmãos e irmãs! Não são as frases bonitas e emotivas que importa e sim o testemunho!

Frutos de santidade! Estes frutos não se adquirem através de dinheiro. Planta-se, cultiva-se, colhe-se e oferece-se através da Graça e bondade de Deus.

Esta Graça foi nos dada através de Jesus que se deixou ser podado e cortado até a última gota de sangue na cruz tornando-se o fruto da salvação por amor a você!

Sejamos sábios e pedimos nesta celebração para que Deus Pai nos faça seus discípulos! O mundo precisa urgentemente de bons frutos!

Gilberto Ângelo Begiato

http://gilbertobegiato.blogspot.com.br/

Gilberto Ângelo Begiato
Enviado por Gilberto Ângelo Begiato em 30/04/2012
Código do texto: T3641267
Classificação de conteúdo: seguro