HOMILIA PADRE ÂNGELO BUSNARDO-CORPUS CHRISTI.

CORPUS CHRISTI

07 / 06 / 2012

Ex.24,3-8 / Hb.9,11-15 / Mc.14,12-16.22-26

A humanidade se separou de Deus pelo pecado. Para dar uma nova oportunidade de salvação, Deus fez sucessivas alianças com a humanidade:

Aliança com Noé: 8 Deus disse a Noé e a seus filhos: 9 “De minha parte, vou estabelecer minha aliança convosco e com vossa descendência, 10 com todos os seres vivos que estão convosco, aves, animais domésticos e selvagens, enfim com todos os animais da terra que convosco saíram da arca. 11 Faço convosco a minha aliança: nenhuma vida animal será novamente exterminada pelas águas de um dilúvio e já não haverá dilúvio para devastar a terra” (Gn.9,8-11).

Aliança com Abraão: 1 Quando Abrão tinha 99 anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: “Eu sou o Deus Poderoso. Anda na minha presença e sê perfeito. 2 Quero estabelecer contigo minha aliança e multiplicar sem limites tua descendência” Gn.17,1-2).

Aliança com os israelitas a caminho da terra de Canaã: 4 Então Moisés escreveu todas as palavras do Senhor . Levantando-se na manhã seguinte, ergueu ao pé da montanha um altar e doze marcos de pedra, segundo as doze tribos de Israel. 5 Mandou alguns jovens israelitas para oferecerem holocaustos e imolarem touros como sacrifícios pacíficos ao Senhor. 6 Moisés pegou a metade do sangue e pôs em vasilhas, e derramou a outra metade sobre o altar. 7 Pegou depois o documento da aliança, e o leu em voz alta ao povo, que respondeu: “Faremos tudo o que o Senhor falou e obedeceremos”. 8 Moisés pegou o sangue e aspergiu com ele o povo, dizendo: “Este é o sangue da aliança que o Senhor faz conosco, referente a todas estas palavras” (E.24,4-9).

O profeta Jeremias anunciou que as alianças feitas por Deus com o seu povo eram transitórias e que no futuro Deus faria uma aliança nova: 31 Eis que virão dias – oráculo do Senhor – em que selarei com a casa de Israel e a casa de Judá uma aliança nova. 32 Não como a aliança que selei com seus pais no dia em que os tomei pela mão para fazê-los sair do Egito, aliança que eles mesmos romperam, embora eu fosse o seu senhor – oráculo do Senhor! 33 Porque esta é a aliança que selarei com a casa de Israel depois desses dias – oráculo do Senhor . Colocarei minha lei no seu seio e a escreverei em seu coração. Então eu serei seu Deus e eles serão meu povo (Jr.31,31-34).

Ao consagrar o vinho transformando-o no seu próprio sangue, na última ceia, Jesus aludiu à nova aliança profetizada por Jeremias: 20 Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança em meu sangue, derramado por vós (Lc.22,20).

Vivemos no tempo em que está em vigor a nova aliança anunciada por Jeremias e concretizada por Jesus, usando o seu próprio sangue. Esta aliança subsistirá até à volta de Jesus, quando Deus Pai estabelecerá na terra os novos céus e a nova terra. Com a vinda dos novos céus e da nova terra, o pecado será eliminado e os sobreviventes estarão unidos a Deus da mesma forma que Adão e Eva eram unidos a Deus antes do pecado. Quando for eliminada a separação entre Deus e a humanidade não haverá mais necessidade de aliança.

Aliança compromete ambas as partes. Na atual aliança feita no sangue divino, Jesus prometeu um lugar na casa do Pai: 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu vos teria dito, pois eu vou preparar-vos um lugar. 3 Quando tiver ido e tiver preparado um lugar para vós, voltarei novamente e vos levarei comigo para que, onde eu estiver, estejais também vós (Jo.14,.2-3). Para que Deus cumpra a parte dele é necessário que cada um de nós cumpra a sua parte, recebendo o corpo e sangue de Jesus em estado de graça: 53 Jesus lhes disse: “Na verdade eu vos digo: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54 Quem come minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia (Jo.6,53-54).

Sem a Eucaristia ninguém se salva. Se Jesus tivesse dito apenas “aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna” poderíamos dizer que este um meio para obter a salvação mas que pode haver outros meios. Mas como Ele afirmou “quem não come a carne do Filho do Homem e não bebe o seu sangue não tem a vida eterna”, Jesus exclui a possibilidade de alguém se salvar sem consumir o corpo e o sangue dele em estado de graça.

Alguém pode objetar que uma criança que recebe o batismo válido conferido pela Igreja Católica e morre nos primeiros anos de vida se salva sem ter recebido a Eucaristia. Quando a Igreja começou a batizar crianças recém-nascidas junto com o batismo era dada também uma gota do sangue do Senhor. Posteriormente, a Igreja suprimiu este procedimento alegando que a criança não estava recusando a Eucaristia e, portanto, se morresse antes de atingir a idade para receber a Eucaristia, estaria salva.

Aquele que não acredita na presença real de Jesus numa hóstia consagrada em corpo, sangue, alma e divindade, após a morte vai para o inferno. Aquele que acredita na presença real de Jesus numa hóstia consagrada, mas não recebe a Eucaristia ou a recebe em pecado mortal e morre em pecado mortal também se condena: 27 Assim, pois, quem come o pão ou bebe o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor. 28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo e então coma do pão e beba do cálice; 29 pois aquele que, sem discernir o corpo [do Senhor], come e bebe, come e bebe sua própria condenação (1Cor.11,27-29).

Deus é fiel e, da parte dele, nunca haverá falhas. Mas da parte do ser humano são poucos aqueles que se mantêm fiéis à aliança feita no sangue divino. Conseqüentemente, segundo o próprio Jesus afirmou, são poucos aqueles que salvarão: 13 Entrai pela porta estreita, pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que por ele entram. 14 Quão estreita é a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos são os que o encontram! (Mt.7,13-14).

Código : christi16

Ângelo José Busnardo

e-mail : ajbusnardo@gmail.com

PADRE ÂNGELO BUSNARDO
Enviado por Joanne em 05/06/2012
Código do texto: T3707155
Classificação de conteúdo: seguro