HOMILIA PADRE ÂNGELO BUSNARDO- XI DOMINGO COMUM.

XI DOMINGO COMUM

17 06 / 2012

Ez,17,22-24 / 2Cor.5,6-10 / Mc.4,26-34

Deus tem poder para elevar e também para rebaixar. O ser humano com um caminhão lotado de pão não pode dar de comer a muita gente. Jesus com cinco pães e dois peixes alimentou aproximadamente vinte mil pessoas. Se em vez de vinte mil estivessem lá cem mil pessoas, Jesus teria alimentado a todos com os mesmos cinco pães dois peixes.

Ao anunciar o Evangelho aos israelitas, Jesus foi seguido por número muito pequeno de pessoas. Apesar disso, o Evangelho se espalhou por toda a terra. O cedro do qual o ramo foi retirado é Israel. O ramo que Deus retirou de um grande cedro (Israel) representa o grupo dos apóstolos que Jesus usou para anunciar o Evangelho ao todos os povos: 22 Assim diz o Senhor Deus : Eu mesmo pegarei da copa do cedro, do mais alto de seus ramos arrancarei um rebento e o plantarei sobre um alto e escarpado monte. 23 Plantá-lo-ei no alto monte de Israel. Ele produzirá folhagem, dará frutos e se tornará um majestoso cedro (Ez.17,22-23). O pequeno ramo tirado de um grande cedro cresceu tanto que se tornou uma árvore maior do que a planta da qual tinha sido tirado: 30 Dizia ainda: “Com que vamos comparar o reino de Deus, ou em que parábola vamos representá-lo? 31 É como o grão de mostarda que, na semeadura, é a menor de todas as sementes da terra. 32 Mas, depois de semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças. Estende ramos tão grandes que os passarinhos podem abrigar-se à sua sombra” (Mc.4,30-32).

Israel tinha o templo de Jerusalém onde trabalhavam centenas de sacerdotes e milhares de sinagogas espalhadas por toda a nação. Os apóstolos eram apenas doze sem templo e sem sinagogas e além disso perseguidos pelas autoridades religiosas. Os doze (o pequeno ramo) cresceu e se espalhou por todo o mundo conhecido. Israel com toda a sua estrutura religiosa foi derrubado e levou quase dois mil anos para se levantar.

Os líderes eclesiásticos de Israel visavam manter seus postos de trabalho e os benefícios financeiros que os cargos que ocupavam lhes forneciam. Os apóstolos se concentravam na conversão das pessoas e no prêmio prometido por Jesus para os seus servidores fiéis: 10 Pois teremos todos de comparecer perante o tribunal de Cristo. Aí cada um receberá segundo o que houver praticado pelo corpo, bem ou mal (2Cor.5,10).

Por enquanto não vemos aquele para o qual trabalhamos, mas, confiantes na palavra de Jesus, temos certeza que não trabalhamos em vão, porque o lugar que nos espera na casa do Pai é muito maior e mais precioso do que qualquer retribuição humana: 7 Andamos na fé e não andamos na visão. 8 Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos do corpo para morar junto do Senhor (2Cor.5,7-8). Ninguém deve procurar a morte, mas aqueles que servem a Deus com fidelidade, assim que forem ceifados pela morte, receberão uma recompensa de valor incalculável.

Quem produz o fruto não é o agricultor mas terra. Desde que a semente é enterrada, o solo a transforma numa árvore e a carrega de frutos: 26 E dizia: “O reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. 27 Quer ele durma ou vigie, de dia ou de noite, a semente germina e cresce sem que ele saiba como (Mc.4,26-27). Mas sem o trabalho do agricultor que prepara o solo, escolhe a semente e a coloca na terra no tempo adequado para o plantio, o solo nada pode produzir. A semente ensacada e guardada no celeiro nada produz. A palavra de Deus é a semente. A Bíblia guardada numa estante nada produz. Como é necessário que o agricultor tire a semente do celeiro e a espalhe no campo previamente preparado, também é necessário que a palavra de Deus seja semeada no coração das pessoas para que ela tenha condições de converter e transformar pelo poder de Deus.

A palavra de Deus é a semente. As pessoas são o campo onde a semente pode brotar crescer e frutificar através da ação do Espírito Santo. Para que o Espírito Santo possa agir numa pessoa é necessário que a semente seja lançada no coração de tal pessoa pelos seguidores de Jesus. A semente lançada no meio do mato não consegue brotar e produzir. Para que a palavra de Deus possa transformar uma pessoa é necessário antes tornar tal indivíduo discípulo de Jesus. Quando alguém aceitou a pessoa de Jesus está predisposto a ouvir e pôr em prática os ensinamentos de Jesus.

Código : domin794

Ângelo José Busardo

e-mail : ajbusnardo@gmail.com

PADRE ÂNGELO BUSNARDO
Enviado por Joanne em 14/06/2012
Código do texto: T3723483
Classificação de conteúdo: seguro