Umbanda, Candomblé... Mas não é tudo igual?

Geralmente pego algum amigo/conhecido meu batendo nessa tecla "tá e qual a diferença?". E não são poucos aqueles que ficam perdidos no meio de "tanto nome pra mesma coisa."

Não, não é a mesma coisa. A gente tá tratando de "gente" diferente.

Tá, em todas tem incorporação, mas a forma de trabalho é diferente. Um breve resuminho pra ajudar:

UMBANDA

É o dito "saravá" em algumas regiões do País (Saravá é uma expressão, mas enfim...) e trabalha com 7 linhas que são:

1) Ogum 2) Iansã/Xangô 3) Oxóssi e caboclos de mata (os índios)

4) Oxum 5) Yemanjá 6)Cosme e Damião (as crianças/cosminhos) 7) Pretos Velhos.

Na Umbanda não tem sangue e NÃO SE COBRA nada. Beleza até agora?

A Umbanda ainda abriga o povo cigano (não confundir com Pomba Gira Cigana) e Zé Pelintra, aquele malandro de terninho branco.

QUIMBANDA

É o culto ao "Povo da Rua"... Exús, Ciganas, Pombagiras e Zé Pelintras ( oh o Zé de Novo!). São um povo mais delicado, malandro, com gosto pela noite, bebidas e charutos/cigarros. É um povo mais descontraído, quem nunca passou na frente de uma terreira a meia noite(sim, o termo terreira não ofende) e escutou uma gargalhada?

São erradamente considerados maus, ruins e traídores... Não tem fundamento. São como uma faca: a faca não é boa, nem ruim. Ela apenas corta. Agora, se ela vai cortar um bife ou o pescoço de alguém, depende de quem a usar...

NAÇÃO

É diferente da Umbanda e Quimbanda porquê aqui se cultua forças da natureza chamadas Orixás. Geralmente o batuque (termo que não ofende), ou seja, a festa de nação, começa em torno da 1/2 noite e dura até amanhecer. Como diferenciar da Umbanda? Na Umbanda todo mundo tá de branco, aqui é todo mundo colorido. E você não vai entender nada do que tá sendo dito: é cantado em uma língua africana. E o tambor toca ritmos bem diferentes, um (ou mais) pra cada um dos orixás. E aqui a incorporação não é como na Umbanda, onde se rodopia e gradativamente a entidade "toma conta". Aqui o Orixá vem e POSSUI. Por isso o termo mais apropriado é Possessão.

E quando sair de um batuque, não comente o que viu lá. Guarde pra você.

CANDOMBLÉ

É parecido com a Nação. Também é um culto aos orixás, só que daí pra Orixás diferentes, embora muitos existam nos 2 cultos. Se dança diferente, as comidas são diferentes mas ambos só ocorrem de noite. É tocado em atabaques (tambores bem maiores) com auxílio de duas varetinhas. E é menos extenso que um Batuque. E aqui também não se chama incorporação, se chama "Virar no Santo".

No Candomblé, na Umbanda e Quimbanda a pessoa pode saber que incorporou/virou no santo que tá de boa, não acontece nada. Na Nação NÃO! Portanto, se estão cantando em Yorubá (o nome da língua africana), pergunte pra alguém presente se é Nação ou Candomblé... Se for Nação, não comente com a pessoa que ela "incorporou"(foi possuída, na realidade), fatos que ocorreram quando ela estava com o Orixá no corpo e/ou dê a entender que ela esteve offline. Evita transtornos para o médium.

Bom, no mais era isso galera. Não quis dar uma aula de Fundamento pra ninguém, apenas dar uma ajuda pra quem não sabe discernir ainda a beleza de cada uma das religiões afro...

Não sabe? Perguntar não ofende. Ninguém aqui serve o demônio como adoram dizer por aí... Até mesmo porquê o Demônio não existia na África.... E nossa fé tem os dois pés lá!

//Mateus Müller, também chamado de Mateus de Oxalá!

Informações do autor:

Pertenço à família do Ylê Axé Alàfiá Barás Obá ati Oxalá, presidido por Pai Rogério de Oxalá, o qual me orientou nas pequenas mudanças que fiz no texto. Nosso Ylê fica em Tramandaí e cultiva as religiões Umbanda, Quimbanda, Nação e Candomblé.

Acreditamos que todos nós temos a missão de levar ao mundo inteiro a bandeira branca de Oxalá. Uma bandeira de paz, amor e fé.

Pra quem quiser nos conhecer, conhecer nossos guias espirituais e se sentir um pouquinho na África, tá aí o nosso endereço:

Rua Salvador Pereira Guimarães, 533 Bairro Litoral

Tramandaí/RS CEP 95590-000

Fone: (51)3684 3224/ (51)8444 2054

email: pai.rogerio@uol.com.br

msn: rogerio_de_castro@msn.com

blog: http://yleaxeoxala.blogspot.com