Umbanda, Candomblé... Mas não é tudo igual? (TEXTO 2)

E aí galera! Tudo bem?

Devido a boa receptividade do outro texto e os comentários tanto por e-mail quanto por Facebook, resolvi fazer mais um textinho. Antes de mais nada, obrigado pra todo mundo que leu, opinou, curtiu e compartilhou, principalmente meu pai de santo, Pai Rogério, que me ensinou o que sei e dali tento tirar um pouco pra falar pra vocês.

Hoje vou falar de termos empregados tanto pelo povo de santo quanto pelo povo de fora. Não é uma aula, é um bate-tecla de 10 dedos só, por enquanto... Vamos lá então?

Axé - axé é como "bah" pros gaúchos, "uai" pros mineiros... Axé pode ser um trabalho, pode ser a energia de uma terreira, pode ser a energia que emana de um orixá, pode ser uma frase, pode ser...

Macumba - Não é nome de religião, não é sinônimo de quimbanda não. Antigamente, soava ofensivo. Onde em dia, a galera mais jovem diz que é "de macumba" pra zoar com O POVO, não com as entidades. Um pouquinho de humor não faz mal.

Despacho - Termo leigo para as Oferendas nas encruzilhadas. Não é muito bem vindo dentro das terreiras não.

Trabalho - Mesma coisa que "oferenda", não é ofensivo.

Ebó - Tem gente que diz que é a oferenda na Encruzilhada, tem gente que diz que é a parte que não se entrega ao santo (sendo literalmente "plantada")... Na dúvida, pergunte qual o emprego que a sua casa/casa que você tá indo, utiliza.

Elebó - Ritual para Exús de Quimbanda.

Encruza - Abreviação de Encruzilhada.Formato de +.

Cruzeiro - É tipo uma encruza, só que em formato de T, X ou Y ou estrela.

Cambono - Pessoa que auxilia o caboclo/exú nas sessões.

Marafo - Bebida alcoólica. Termo usado pelo "Povo de Rua".

Pito - Cigarro ou charuto e suas variantes.

Egum - Nome do espírito desencarnado. Não fique falando muito nesse nome pra evitar certos aborrecimentos... Deixe o espírito na dele e você, na sua.

Pai de Santo - É o cara que preside as reuniões, na hierarquia de uma terreira é aquele que completou suas obrigações de Nação e/ou Candomblé (sendo correto para o Candomblé o termo "Zelador"). Quando se completa apenas na Umbanda, chamamos de "Cacique".

Quando se completa na Quimbanda, as terminologias variam, podendo ser: "feitor", "patrão de exú", "chefe quimbandeiro" e ainda "kimbandeiro".

Guia - é tanto o colar de miçangas quanto os espíritos de luz que nos amparam e nos auxiliam no crescimento espiritual e na nossa passagem terrena. Olhe o contexto pra sacar qual é.

***

Isso aí galera, tem mil termos que a gente poderia ficar o resto da vida falando, mas não é essa a vibe. A ideia é só lançar uma luz sobre a nossa religião.

E como eu sempre digo: perguntar, não ofende! Até a próxima!

Mateus Müller, também chamado Mateus de Oxalá!

>> Texto revisado por Rogério de Oxalá, Pai de Santo Presidente do Ylê Axé Alàfiá Obás Bará ati Oxalá (e meu pai de santo!!!)

Contatos:

(51) 3684 3224/ (51)8444 2054

email: pai.rogerio@uol.com.br

msn: rogerio_de_castro@msn.com

Endereço do Ylê

Rua Salvador Pereira Guimarães, 533 Bairro Litoral

Tramandaí/RS