Umbanda, Candomblé... Mas não é tudo igual? (Texto 03)

E ae, galera! Tudo bem?

Tô tri feliz de ter visto o "impacto" que os outros dois textos tiveram na web. Seja por facebook, seja por e-mail, seja pelo próprio Recanto das Letras, recebi muitos comentários. Alguns pedindo textos mais detalhados, outros elogiando, alguns pedindo detalhes. Não sou pai-de-santo nem teólogo, vou apenas um vivenciador do meio e curioso, assim como metade do mundo! Haha.

Quero agradecer o pai Rogério de Oxalá pela revisão do texto, e quem quiser mais detalhes, o contato dele (e meu!) estão no final do texto... E hoje o assunto é Incorporação!

Incorporar é o ato de ceder seu corpo físico (matéria) a outro espírito, que não o seu. A incorporação é normal nas religiões afins ao espiritismo, como Umbanda, Quimbanda, Candomblé, Nação, religiões antigas indígenas... Para o "dono do corpo" dá-se a terminologia "médium". Porquê?

Médium é para quem está no "meio". Vem do latim e tal e designa aquela pessoa que faz a ligação entre o divino e a Terra. ;)

No Candomblé, é o chamado "Virar no Santo". Trata-se de um tipo de incorporação aonde um orixá usa o corpo de seu filho para trazer sua energia e bençãos ao ambiente.

Na Nação, trata-se de uma Incorporação específica, denominada "possessão". Aqui não há consciência alguma e o médium não pode saber que passou pelo transe. É normal que o Orixá turve o pensamento do filho e coloque memórias do que ocorreu, sendo que algus médiuns te contam TUDO que ocorreu durante o tempo que estiveram offline. Legal né?

No Espiritismo, recebe-se apenas espíritos desencarnados que tiveram um certo grau de importância terrena, como médicos, advogados, doutores em geral.

Já a Umbanda, ao contrário do espiritismo, aceita sem distinção e com humildade que espíritos que tiveram uma vida terrena sem status incorporem. Caso clássico são os Pretos-Velhos, espíritos desencarnados de africanos submetidos ao trabalho escravo no Brasil.

A Quimbanda também tem o mesmo "enfoque" da Umbanda, mas aqui giram Exús e Pomba-giras, Zé Pelintras e exús ciganos.

A Umbanda antiga usa um termo bem bacana e adequado para o médium: "aparelho". É um termo muito interessante, pois é fiel ao que realmente ocorre: quando você está encabocado (termo que a juventude usa pra designar a incorporação de um 'caboco') você se torna um aparelho mesmo, sendo USADO pelo espírito que está ali.

Tipos de Médium:

Médium Inconsciente: "apaga" MESMO. Aqui o médium não vai lembrar de NADA que ocorreu durante o tempo que estava "offline".

Médium Semi-consciente: o aparelho pode estar vendo o que ocorre, mas não ouve. Ou se ouve, não vê. Se vê e ouve, não consegue controlar o corpo: o braço se estica e ele faz força pro braço voltar e o braço não volta, por exemplo. Fica "meio pau- meio tijolo". Aqui nós podemos dividir ainda em 2 tipos:

Aquele que está 70% o médium e 30% a entidade;

Aquele onde tem 30% de médium e 70% de entidade.

Esse tipo de mediunidade é a mais atroz no início: muitos médiuns sofrem por sentirem a energia da entidade, não conseguirem agir porquê ESTÃO INCORPORADOS e, por falta de informação, se pegam pensando: "bah, mas eu lembro de tudo, como que eu posso estar incorporado?" e muitas vezes dão no pé da religião.

Médium consciente: sente que está incorporado e já dá passes, consultas e age de uma forma diferente conseguindo se controlar, porém tendo noção de tudo que tá rolando.

E, pra encerrar a "conversa virtual" de hoje, o "passe" dado pelas entidades é um momento onde a entidade cede um pouco de sua energia para o consulente, trazendo bençãos, paz e fartura, vindas diretamente do Pai Maior que no meu caso, chamo de Oxalá!

//Mateus Müller, também conhecido por Mateus de Oxalá.

>>Bom, eh isso ae por hoje galera!

Segue aqui embaixo os contatos da minha casa de religião!

E OS TEXTOS PASSAM A SER SEMANAIS, ROLANDO AQUI TODA TERÇA!

Ylê Axé Alàfiá Obás Bará ati Oxalá

Rua Salvador Pereira Guimarães, 533 Bairro Litoral

Tramandaí/RS CEP 95590-000

Fone: (51)3684 3224/ (51)8444 2054

email: pai.rogerio@uol.com.br

msn: rogerio_de_castro@msn.com

blog: http://yleaxeoxala.blogspot.com