Homilia Pe. Ângelo Busnardo- EPIFANIA.

Com muita probabilidade 2013 será mais penoso que 2012.

Sempre devemos estar preparados, mas sugiro que neste ano, além de viver em estado de graça, tomem as seguintes precauções:

1. Confessem pelo menos uma vez por mês.

2. Perdoem todas as ofensas recebidas

3. Se eventualmente ofenderam alguém, peçam perdão.

4. Multipliquem o tempo de oração.

5. Apelem para a misericórdia de Deus.

6. Agradeçam a Jesus pelo lugar que Ele preparou para cada um na casa do Pai: 3 Quando tiver ido e tiver preparado um lugar para vós, voltarei novamente e vos levarei comigo para que, onde eu estiver, estejais também vós (Jo.14,3).

EPIFANIA

06/01/2013

Is.60,1-6 / Ef.3,2-3ª. 5-6 / Mt.2,1-12

Deus quer salvar toda a humanidade, conforme revelou a Moisés durante a travessia do deserto: 3 enquanto Moisés subiu até Deus. O Senhor o chamou do alto da montanha, dizendo: “Assim deverás falar à casa de Jacó e dizer aos israelitas: 4 Vistes o que fiz aos egípcios, e como vos levei sobre asas de águia e vos trouxe a mim. 5 Agora, se realmente ouvirdes minha voz e guardardes a minha aliança, sereis minha propriedade exclusiva dentre todos os povos. De fato é minha toda a terra, 6 mas vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. São estas as palavras que deverás dizer aos israelitas” (Ex.19,3-6). Para os Israelitas Deus se comunicou através de Moisés e os profetas. Como o plano de Deus era transformar os israelitas num reino de sacerdotes e, através deles, com a vinda do Messias, evangelizar todas as nações, não suscitou profetas entre os pagãos.

Os líderes eclesiásticos judeus conheciam as profecias mas não as entenderam. Maria, após engravidar por obra do Espírito Santo, ficou três meses em Jerusalém avisando os sacerdotes que o Messias estava dentro dela mas eles não acreditaram. Jesus nasceu em Belém e os sacerdotes continuaram dormindo. Apenas um punhado de pastores foram adorá-lo. Jesus foi apresentado ao templo e foi recebido por Simão que já estava se preparando para morrer e Ana uma viúva de oitenta e quatro anos. Se em vez de Maria e José tivesse aparecido Herodes com um filho para apresentá-lo ao templo, o sumo sacerdote com seus auxiliares e um bando de músicos o teriam recebido com toda a pompa.

Como aqueles que deviam estar atentos aos sinais e deviam reconhecer o verdadeiro Messias através das profecias falharam, Deus usou uma estrela para avisar três astrônomos pagãos que a salvação tinha chegado em Israel também para eles. Estes se dirigiram a Jerusalém à procura do Salvador: Tendo nascido Jesus em Belém da Judéia no tempo do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém 2 e perguntaram: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Vimos sua estrela no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem” (Mt.2,1-2). Os sacerdotes judeus não se incomodaram com a presença de três astrônomos estrangeiros que afirmavam que o rei de Israel tinha nascido. Mas Herodes, temendo a concorrência do suposto rei, interpelou a classe eclesiástica exigindo informações sobre o tal Messias: 3 Ao ouvir isso, o rei Herodes ficou alarmado e com ele toda Jerusalém. 4 Reuniu todos os sumos sacerdotes e os escribas do povo, e começou a perguntar-lhes onde deveria nascer o Cristo (Mt.2,3-4). Temendo a espada de Herodes, os sacerdotes citaram a profecia de Miquéias que indicava o local do nascimento do Messias: 5 “Em Belém da Judéia – responderam eles – pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de forma alguma és a menor das sedes distritais de Judá, porque de ti sairá um chefe que apascentará meu povo Israel” (Mt.2,5-6). Apesar de saber onde o Messias estava, os sacerdotes não tiveram a prudência de ir até Belém e verificar se a notícia trazida pelos astrônomos pagãos tinha algum fundamento. Certamente os sacerdotes esperavam que, ao enviar o Messias, Deus os avisaria com sinais estrondosos como uma multidão de anjos tocando trombeta sobre o templo ou fortes fachos de luz sobre Jerusalém que mantivesse a cidade iluminada durante toda uma noite. Mas os sinais que Deus lhes mandou foi uma virgem grávida e um recém nascido numa manjedoura.

Quando Deus estabelecer na terra “os novos céus e a nova terra” Jesus voltará da mesma forma como, durante quarenta dias, apareceu aos apóstolos e discípulos após a ressurreição: 9 Dizendo isto, elevou-se à vista deles e uma nuvem o ocultou a seus olhos. 10 Estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele partia, eis que dois homens vestidos de branco puseram-se diante deles. 11 Eles também disseram: “Galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que foi elevado ao céu de vosso meio, voltará assim como o vistes subir para o céu” (Lc.1,9-11). Como as lideranças eclesiásticas estão ignorando a vinda dos “novos céus e da nova terra” e estão esperando somente a vinda gloriosa de Jesus que acontecerá somente no último dia, assim que Jesus chegar, como “bons maridos traídos” serão os últimos a saber que Ele já chegou.

Por isto todos devem permanecer alerta e discernir os sinais que Deus está dando. Aqueles que confiaram nas lideranças eclesiásticas na primeira vinda do Messias se enganaram juntamente com elas, por não ter tentado impedir, se tornaram cúmplices da crucifixão de Jesus e provavelmente se condenaram. A vinda gloriosa de Jesus no último dia será realmente espetacular, porque Ele aparecerá nas nuvens e será visto simultaneamente em todo o planeta: 27 Aí verão o Filho do homem vir numa nuvem com grande poder e glória (Lc.21,21). Mas antes disso Ele voltará da mesma forma que apareceu aos discípulos após a ressurreição. As aparições de Jesus durante quarenta dias após a ressurreição não tiveram nada de espetacular. Na aparição a sete apóstolos na praia quando fez última pesca milagrosa (Cf.Jo.21), Jesus deve ter sido visto por outros pescadores que estavam recolhendo as redes e pelos habitantes da região que foram à praia comprar peixes. Mas Jesus foi reconhecido somente pelos sete apóstolos.

Código : domin821

Ângelo José Busnardo

e-mail : ajbusnardo@gmail.com

Pe. Ângelo Busnardo.
Enviado por Joanne em 02/01/2013
Código do texto: T4064379
Classificação de conteúdo: seguro