Amor ao Próximo
 
Amor ao Próximo, o ensinamento de Jesus Cristo, simples e direto, definido como a maior certeza para se alcançar a salvação e chegar a Deus, quero expressar aqui uma reflexão sobre um tema  muito complexo que é a religião, sou católico, vou a igreja, confesso que ia com mais freqüência quando criança, procuro ler sobre as outras religiões, vejo pregações de pastores evangélicos, leio livros ou busco informações na internet para poder refletir sobre as pregações e ideias nas diversas religiões que tem em seus pilares de construção o amor a Deus, a Jesus e o amor ao próximo, eu vou a missas, assisto cultos dos pastores e palestras espiritas, algumas vezes vejo pela televisão.

Essa semana lendo a biblia duas citações me chamaram a atenção: O texto sobre  a visita do Anjo que veio anunciar a Zacarias esposo de Isabel  que ela estava grávida e teria um filho e lhes daria o nome de João Batista. Minha reflexão sobre a citação de Lucas 1:17, porém para maior compreensão acabei lendo do 1:1 ao 17, todos são importantes para compreendermos a leitura, eu destaquei a seguir o texto de: Lucas 1:17 E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.

A segunda citação é de Mateus, que fala dos discípulos de Jesus, que os interrogaram: Mateus 17:10-13 E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem então os escribas que é mister que Elias venha primeiro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas; Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem. Então entenderam os discípulos que lhes falara de João o Batista,

Não tenho a pretensão de entrar em discussão sobre o tema, pode existir milhares de explicações para as duas citações, a primeira que Elias não morreu, ele foi arrebatado para o céu e que o anjo ao citar que o espirito de Elias viria a frente de João Batista, poderia estar falando de um Estado de Espirito. As escrituras antigas dos profetas diziam que o filho de Deus viria e que o Profeta Elias, anunciaria sua chegada. Se entendermos que o  anjo falou que o espirito de Elias estaria com o João Batista, mesmo assim Elias estaria em espirito. Jesus falou aos discipulos: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas;  Jesus fala do futuro, Elias poderá novamente vir para anuciar a volta do Cristo?.

Os espíritos sempre foram negados por algumas religiões,  negam a existência e afirmam que espiritos não tem o poder de interferir nos atos das pessoas vivas, uma vez que eles só levantariam do tumulo no dia do juízo final. No entanto conforme a citação de Lucas, o espirito de Elias irá adiante para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, e na citação de Mateus, Jesus diz: que Elias já veio e não o reconheceram e fizeram tudo com ele, os discípulos entenderam que ele falava de João Batista.

Mesmo que o Profeta Elias não tenha vindo reencarnado no corpo de João Batista, como acreditam os Espiritas, ele veio como o espirito para auxiliar na tarefa de João Batista, anunciar a vinda do Cristo salvador, Se acreditarmos que Elias veio em espirito para auxilio a João Batista em sua tarefa de anunciar a chegada do Messias, o que está claro nas citações de Lucas e mateus, o espirito de Elias interferiu nas vidas das pessoas ao converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos. nesse caso o espirito de Elias interferiu positivamente na vida das pessoas, Segundo o espiritismo, espiritos de luzes, fazem o mesmo todos os dias, nos auxiliando em tarefas do bem, assim como os anjos.

Elias não era anjo, pois nasceu e viveu como homem, um Profeta de Deus, ele realizou vários milagres, como espirito retornou, reencanado ou ou não, mas em espirito para auxílio na tarefa de João Batista, para quem crer na biblia é fato citado por Lucas e Mateus em seus evagelhos, fica a reflexão para analise, do nosso assunto que é relatado a partir dos princípios do amor de Jesus Cristo, que sempre foi, amar ao próximo, auxiliar as pessoas, principalmente os pecadores, para Jesus, amar a um pecador é mais sublime do que amar um justo que já está salvo, a alegria no céu com a chegada de um pecador convertido é maior do que a de mil justos.

Amar ao próximo como a sí mesmo e sobre tudo seus inimigos foi uma das citações de Jesus Cristo para se conseguir passar pela porta extreita do Céu, para ter a sua companhia, amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo. Amar a Deus é  bem fácil e todos nós que cremos nele, dizemos que amamos, amar ao próximo é a parte dificil, amar a Deus sem amar ao próximo não nos leva a companhia de Deus, amar ao próximo é amar a Deus, foi esse o ensinamento de Jesus Cristo para todos nós. Jesus deixou claro que a salvação estaria condicionada ao amor ao próximo, quando disse que se tens uma oferenda para Deus e tem um inimigo, deixa a oferenda de lado e antes vai se reconciliar com teu inimigo, somente após a reconciliação é que podemos fazer a oferenda, ou seja, antes de ir a Deus, vai e te reconcilia com teu inimigo, que é filho de Deus e teu irmão.


Segundo a religião católica, depois de um minucioso processo de  investigação, analises e estudo que comprovem milagres de uma pessoa já falescida, ela se torna Santo(a), durante esse processo que pode levar decadas, devotos rezam pedindo a cura, os devotos antes da igreja, já identificaram o santo na pessoa, pelos seus atos e ações em vida, assim antes mesmo que a igreja reconheça sua santificação, as pessoas através da fé, já o santificaram, pessoas enfermas rezam pedindo a pessoa falescida, sua intercessão junto a Deus, em busca de sua cura, que é atendida muitas vezes, sem o enfermo saber se a pessoa poderia ouvir seus pedidos ou não. Enfermos são pessoas providas de fé e crêem na pessoa que teve uma vida correta e viveu em auxilio dos mais desafortunados, mesmo sem saber se seriam ouvidas as preces, para quem tem fé, a pessoa  já é um Santo que veio na terra para fazer o bem.

Após o processo de beatificação e a confirmação dos milagres, a Igreja Católica, reconhece os milagres e reconhece o Santo. Temos que refletir quanto ao fato, não quanto a igreja, ou as pessoas que rezaram pedindo ao santo a sua interceção junto a Jesus Cristo, eu pessoalmente em momentos de orações, me pego aos Santos, eu sei que eles podem interceder por nós, junto a Deus,  acredito que eles já fossem santos quando vivos, pelas suas obras, seu auxilio e com  suas orações positivas, essa pessoa pode ser digna de estar com Deus, pelo seu amor ao próximo, pela sua entrega e por ter dedicado sua vida as obras de Deus na terra.

Para a Igreja mesmo assim uma pessoa boa sem a comprovação de seus milagres, ainda não seria Santo, para as pessoas de fé antes mesmo da igreja o santificar, já o declararam santo, Deus disse que todos nós somos santos diante de seus olhos, o dificil é agirmos como santos, nós não nos sentimos santos porque temos a carne fraca e não praticamos a santidade que existe em nós, pelo contrário nós, nos punimos, não nos perdoamos  e ao não perdoar- mos, nem perdormoa a quem nos magoam, acabamos nos sentindo culpados, nos sentimos como o Hulk, ao sentirmos raiva acabamos sentindo a dor da transformação, primeiro em nós, depois atacamos os nossos irmãos, com a nossa raiva, nosso ódio, igual ao Hulk nos machucamos primeiro, sofremos quando atigimos o outro para nos vingar e nos arrependemos ou até quando não atingimos e não o perdoamos.

Nos cultos evangélicos, vemos milagres todos os dias, promessas de milagres, salvação, conquistas de amores perdidos , conquistas de bens materias, os pastores, obreiros que oram por milagres, expulsão demônios, curam pessoas enfermas, que dão seus depoimentos de curas e de conquistas de vida, de bens materiais etc.., nada contra, ja que a fé das pessoas é livre e se conseguiram bens materiais, se em sua fé a mão de Deus foi a providencia para as conquistas de cura ou de bens, o que vale é a fé e sua reflexão, muito praticada por Jesus Cristo, por vezes o acusaram de ter parte com o demônio, enquanto ele fazia suas obras de cura e expulsão de demônios, diziam: como pode ele ter tal poder para expulsar demônios?, quem deu a ele esse poder? sabemos que Jesus filho de  Deus e o poder vinha de Deus, e ele disse que tudo que consegue de graça, dai de graça.

Elias quando passou sua tarefa de profeta e poderes de cura ao Profeta Eliseu, deixou claro que ele recebia o poder de cura de Deus de graça e de graça deveria ser transferido. Jesus não aceitou as moedas que seus discípulos receberam do povo como ajuda para se manterem, ele mandou que eles devolvessem todo o dinheiro, ficou irritado quando viu o comercio dentro da casa de Deus, não estou aqui imputando obras de cura ou aquisições de bens como uma forma de milagres que não sejam de Deus, acredito que Deus pode dar o que pedirem, a fé das pessoas dentro de uma casa de orações independentemente de quem esteja a frente da casa, templo ou igreja, tem uma grande energia positiva e Jesus disse que onde estiver uma ou mais pessoas em seu nome ele lá estará, evangélicos, católicos, espiritas ou outra religião, são todas irmãs, baseadas no amor a deus e no amor ao próximo.

Não posso deixar de relatar um fato que me deixou muito alegre, no Círio de Nazaré em Belém 2012, um Pastor da Igreja evangélica Assembleia de Deus, abriu a sua igreja para os peregrinos de Nossa Senhora de Nazaré poderem descansar, passar a noite, distribuiu comida e água, um ato que deveria ser seguido por todas as religiões, um exemplo para todos nós, mostrando que é possível que irmãos em Cristo possam se respeitar e cooperar uns com os outros, no Brasil em momentos difíceis temos visto muitos exemplos, deixamos de lado os defeitos que encontramos em nossos irmãos ou em religiões e nos damos as mãos para podermos diminuir as dores das pessoas envolvidas, sejam em tragédias naturais ou causadas pelo próprio homem.

Tenho freqüentado algumas palestras em centros de orações espiritas, sempre realizadas por psicólogos, psiquiatras, médicos e pessoas que estudam o evangelho segundo o espiritismo de Alan Kardec, diversos temas são abordados nas palestras como Aborto, Suicídio, Perdão, Auto Perdão e tendo como tema maior o amor e a caridade difundida pelo o mestre do amor Jesus Cristo, milhares de livros escritos por espiritas de renome como Bezerra de Menezes, um homem, espirita, que morreu pobre, praticando a medicina e se desfazendo de seus bens e revertendo-os para a caridade, por amor ao próximo, além dele, muitos outros escritores revertem os recursos financeiros oriundos de suas obras para a caridade. O mais conhecido, que escreveu quase 500 livros, vendidos em quase todos os países, segundo o espiritismo todos os livros foram psicografados por Chico Xavier, livros escritos por vários espíritos conhecidos como: Emanuel seu Guia Espiritual e André Luiz.

Todos os livros espiritas são obras que tem sua renda revertida para o custeio das casas de caridades, mantidas com recurso desses trabalhos, seus autores não se aproveitam da remuneração da venda dos livros, eles fazem um trabalho de amor ao próximo, que fica demonstrado no desapego da matéria, do conforto e das necessidades humana, do reconhecimento pessoal, entendo dessa forma quando o autor não reivindica para si a obra escrita e a reconhece sendo de outro, um espirito, abdicando do direito autoral, destinando o recurso financeiro as obras que levam o nome de espíritos que tem todo o reconhecimento da obra escrita o livro.

Mesmo assim quem os psicografa, tem um trabalho de escrever e não reclama para si nenhum ganho, esse ato de amor e depreendimento humano total de bens matéria, esse ato de amor nos arremete a um lindo gesto de doação e de amor ao próximo como nos pediu Jesus, no segundo mandamento, amar ao próximo, como a si mesmo, por si só isso já é suficiente para podermos dizer que Chico Xavier e outras pessoas desprendidas de orgulho e de recursos financeiros, que trabalham em benefícios e amor ao próximo, são pessoas especiais, mesmo para quem não acredita, este é um fato, pessoas que abrem mão de conforto, orgulho, por amor ao próximo, é especial, o Maior deles Jesus Cristo, que abriu mão da sua vida, não somente se dedicando a nós, mais literalmente dando a sua vida, deixando que a tirassem para a nossa salvação, o maior ato de amor ao Próximo nos deu o Nosso Senhor Jesus Cristo.
Elivaldo Pereira
Enviado por Elivaldo Pereira em 19/03/2013
Reeditado em 25/03/2014
Código do texto: T4197178
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.