Revelação Geral

O profeta Oséias diz que devemos conhecer e prosseguir a conhecer a Deus. Está implícito nas palavras do profeta de que Deus pode ser conhecido. Mas como ocorre o conhecimento de Deus sendo o homem finito e Deus infinito?

De acordo com Schelling, Deus é conhecido e sua própria natureza por meio de intuição direta da razão superior. Ele presume que há no homem uma capacidade de transcendente aos limites da consciência ordinária, a qual toma conhecimento imediato do infinito. Hegel diz que “o homem conhece a Deus só até onde Deus se deixa conhecer ao homem; tal conhecimento é autoconsciência de Deus, mas também um conhecimento pelo homem é o conhecimento do homem por Deus.” Cousin descobre esse conhecimento na consciência comum aos homens. Todos esses filósofos admitem que não podemos então conhecer a Deus a menos que nós mesmos sejamos Deus. Para eles o autoconhecimento é o conhecimento é o de Deus. A razão no homem, segundo Cousin, não pertence à sua individualidade. Ela é infinita, impessoal e divina. Nosso conhecimento de Deus, portanto, é simplesmente Deus conhecendo a si mesmo. Naturalmente, isso não em sentido algum é semelhante ao ensino das Escrituras e da Igreja, de que Deus pode ser conhecido.

Para Wolfhart Pannenberg “ A sublimidade da realidade de Deus torna inatingível para o homem se ela não se da a conhecer por si mesma.” (p263,2008). Por mais altas habilidades intelectuais que possua o homem ele não conseguirá conhecer a Deus se esse não se permitir ser conhecido. E para Charles Hodge, “ Deus realmente é o que cremos ser, até onde nossa ideia dele é determinada pela revelação que ele fez de si próprio em suas obras, na constituição de nossa natureza, em sua palavra e na pessoa de seu Filho.”p255,2001. Logo, todo conhecimento de Deus ao homem é por meio da revelação.

REVELAR é remover um véu, isto é, fazer conhecer algo obscuro, oculto ou desconhecido. O homem pode revelar o que sabe. Deus pode revelar tudo o que quiser deixar conhecido. A REVELAÇÃO DIVINA é a manifestação de Deus feita para nós de uma verdade que ilumine as nossas mentes de uma forma sobrenatural (S. Th. 2,2 q. 173 a. 3). Com esta iluminação da mente, Deus nos comunica a verdade. Ele nos fala não apenas colocando conceitos na mente humana ou atingindo exteriormente nossos sentidos, mas também julgando com a luz divina conceitos que são apreendidos naturalmente.

Revelação Geral

Revelação geral é a automanifestação de Deus mais abrangente e para toda humanidade, e ocorre por meio da criação, da natureza humana, da providência e da história.

A criação, a existência do mundo físico revela Deus como Realidade Eterna, seu poder infinito, sua sabedoria insondável (Severa,p 16,1999). O Universo, a Natureza com suas leis reclamam aos sentidos humanos a existência de um Ser grandioso e ao mesmo tempo apontam para esse Ser, Deus.

Is 40.26 Levantai ao alto os vossos olhos, e vede: quem criou estas coisas? Foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por ser ele grande em força, e forte em poder, nenhuma faltará.

Sl8.1 Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, tu que puseste a tua glória dos céus! 3 Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste,

Sl 19:1 Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.

Rm 1.19 Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.

20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;

O conhecimento de um Deus auto-existente é acessível a partir da existência do mundo natural como afirma Pendleton.

“ Se Deus existe, a crença universal em sua existência é bastante natural; o impulso irresistível de procurar uma causa primeira é assim explicado; nossa natureza religiosa tem um objeto; a uniformidade das leis naturais encontra uma explicação adequada, e a história humana é vindicada da acusação de ser uma vasta impostura”

O homem, feito à imagem e semelhança de Deus, reflete, em sua natureza moral e religiosa, o Criador.

“Rm 2. 14 Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;

15 Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;”

A providência divina o cuidado continuo e constante de Deus para com a sua criação revela-nos Deus.

“At 14:17 E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações.”

A historia da humanidade também manifesta a ação de Deus e o revela como Soberano que governa a historia para o fim que Ele já estabeleceu.

“Sl 75:7 Mas Deus é o juiz; a um abate e a outro exalta.

Is 43:13 Eu sou Deus; também de hoje em diante, eu o sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?”

Em fim, toda a criação, a consciência humana, os fenômenos da natureza e os acontecimentos históricos manifestam Deus, assim como qualquer obra revela aspectos do seu autor.

Para Zacarias de Aguiar Severa, a Revelação Geral produz alguns efeitos:

• Proporciona conhecimento de Deus;

• Dá base para a estrutura da vida moral da sociedade – com as leis escritas no coração (Rm 2.14,15)

• Torna o homem indesculpável diante de Deus – Rm 1.19-23

• Ajuda no entendimento da revelação especial.

Natureza da revelação

O homem finito não pode conhecer Deus infinito a menos que Ele se revele ao homem. Deus se manifesta aos humanos para ser conhecido e ter comunhão com os homens. A revelação geral de Deus é sua automanifestação de Deus por meio da criação como afirma Millard J. “ Revelação geral é Deus comunicando a respeito de si mesmo a todas as pessoas de todo os tempos e de todos os lugares.” Ou seja, a Revelação Geral é de natureza divina e quanto a extensão é universal.