Virgem do Apocalipse

Virgem do Apocalipse

Históricamente Nossa Senhora levando o Menino Jesus é símbolo da Igreja. A Igreja aparece em pé sobre a lua minguante para retratar seus fundamentos, o Antigo Testamento. É também um símbolo da vitória da Igreja sobre a Sinagoga. Omo ícone da igreja, Nossa Senhora representa também a igreja e seus atributos.As primeiras representações da igreja á representa como mulher apocalíptica enfrentando o dragão. Existem imagens de transição que apresentam uma figura feminina carregando atributos de mulher ou Maria e simultaneamente os da igreja.

Em 1348 espalhou-se uma escultura Mariana (Madona) que pisa em uma lua crescente. Outras representam a mulher do apocalipse sem a lua. Ainda foi representada em oposição ao sol( o Salvador).

Nossa Senhora tem uma grande quantidade de títulos e nomes que são frutos das experiências dos povos. Em seus títulos Nossa Senhora assume varias realidades, situações, raças, apelos e clamores da humanidade.

Vários são os títulos e nomes, mas sempre para uma e mesma pessoa. Maria de Nazaré da Galiléia, esposa de José e mãe de Jesus Cristo, das Graças, das Dores, de Fátima, de Lourdes, da Conceição, dos Aflitos Auxiliadora, Mãe Rainha e Aparecida do Brasil a mulher do Gênese ao Apocalipse. Todas as “Nossas Senhoras” são a mesma mãe de Deus!

O capítulo 12 do apocalipse é o coração do Apocalipse. Inicia-se assim: “Apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés, e sobre a cabeça uma coroa de 12 estrelas. Estava grávida e gritava, entre as dores do parto, atormentada para dar a luz” (cf. Ap.12,1-2).

Nossa Senhora do Apocalipse ou Virgem do Apocalipse é representada por uma mulher carregando uma criança, pisa a cabeça do demônio, e tem as 12 estrelas na cabeça representando os 12 planetas do sistema solar, os 12 signos do zodíaco, na sua representação original, ela pisa a meia lua ou a serpente que significa a ignorância e a treva, e que a igreja denominou o demônio ou satanas.

By Ellen Marreiro emarreiro@gmail.com

Agradeço Helena Montelione

Ellen Marreiro
Enviado por Ellen Marreiro em 28/07/2013
Código do texto: T4408235
Classificação de conteúdo: seguro