PODE O PAPA FRANCISCO SALVAR O BRASIL?

UM JORNAL AMERICANO PERGUNTOU EM SUA PRIMEIRA PÁGINA: "PODE O PAPA FRANCISCO SALVAR O BRASIL?

Por Mathias Gonzalez

Depois de uma semana onde não se via nada nos noticiários a não ser a visita no Papa, voltamos à nossa realidade. Pelo fato de não ser religioso de nenhuma espécie, acho apenas "curioso" o movimento cristão. Eu me converteria ao catolicismo se a "Santa Igreja" leiloasse seus bens multimilionários (existentes no Vaticano e espalhados pelo mundo) e os valores arrecadados investissem na recuperação dos estragos que eles mesmos causaram ao longo dos séculos. Em vez de continuarem pedindo esmolas para redistribuir aos pobres, vendessem os suntuosos palácios e igrejas e aplicassem o dinheiro para aplacar a pobreza e miséria dos africanos, dos asiáticos ou latino-americanos que só têm a "Jesus" para apelar. O discurso desses "líderes" religiosos pode ser bonito, mas não passa de palavras jogadas ao vento. Gosto mesmo é de ação efetiva. A Igreja ainda é contra o uso de camisinha, permanece homofóbica e ainda alija do "santo" clero uma parcela da humanidade tão importante como MULHERES. Isso, segundo o próprio Papa Francisco "não se discute". Ou seja, para a Igreja, as mulheres são infradotadas, impuras ou não-merecedoras de cargos tão importantes como é a de um BISPO. Ainda não entendo como podem existir mulheres inteligentes e católicas no mundo. A atitude da Igreja tem sido parecida com o que as grandes empresas há décadas adotavam em não deixar que nenhuma mulher chegasse ao cargo de chefia, diretoria ou presidência. Ridícula tal postura.

Para finalizar, a resposta ao tal jornal, nem precisava ser dada. Não existe ninguém capaz de nos salvar, de resolver os nossos graves problemas de criminalidade, falta de educação e saúde de qualidade, falta de transportes públicos decentes e de nos livrarmos dos políticos corruptos que vêm destruindo os nossos sonhos de um país melhor. Ninguém pode, a não ser nós mesmos.

Somos nós que podemos dizer "BASTA" a esse sistema de coisas. A religião pode servir de conforto espiritual para muitos, mas não coloca comida na mesa, não dá ao povo aquilo que o povão vai pedir de joelhos aos "santos" nas igrejas milionárias feitas com mármore de Carrara e pintadas de ouro por dentro.

Mathias Gonzalez é psicólogo e escritor.

www.somenteparamulheres.com.br - site oficial