A GRANDE PESCA

Eis a cena: Jesus no centro da multidão que o apertava, buscando ouvir a Palavra de Deus. O local, o lago de Genesaré. Pescadores que desceram do barco lavavam suas redes. Não foi à toa que Jesus escolhe um dos barcos, ou seja, o de Simão, pedindo-lhe que se afastasse da terra. Isso foi feito e o Mestre se assentou para pregar.

Tendo terminado sua fala, mandou que Simão fosse para o alto mar e que lá lançasse suas redes. Simão lembrou ao Senhor que tentara pescar a noite toda e que nada haviam conseguido, mas que "sobre tua palavra, lançarei a rede." Lc. 5:1-11.

Quando se obedece, a bênção acontece, o milagre vem. Se Pedro tivesse duvidado, zombado diante daquela sugestão, pedido para deixar para outro dia, porque seria impossível, nada do que aconteceu sucederia. Apanharam tantos peixes que a rede se rompeu. A quantidade era tanta que tiveram que chamar os companheiros do outro barco para os ajudarem. Os dois barcos estavam tão pesados que quase vieram a pique.

Diante da maravilhosa obra das mãos de Deus, não há como não se comover. Simão ficou tão enlevado, tão emocionado, que sentiu no coração de dizer: "Senhor, ausenta-te de mim que sou um homem pecador.". Incrível que, quanto mais nos aproximamos do Senhor, mais conhecemos a sua grandeza e nossa pequenez. Constrange-nos o amor de Deus para conosco. Só reconheceremos nossa condição de pecador, se nos destituirmos de nosso orgulho vão, esvaziarmos de nossas vaidades terrenas, reconhecendo nossa total dependência de Deus, pois, sem Ele, nada podemos fazer.

Todos estavam ali espantados com o milagre ali realizado, bem como os filhos de Zebedeu, Tiago e João. Nunca tinham visto tantos peixes, principalmente num dia em que não fora possível pegar nada, talvez devido às marés, ou às condições climáticas. Mas o poder de Deus sobre o tempo, sobre a natureza, sobre o universo, afinal, é indiscutível, é insofismável!

Depois disso, Jesus faz uma revelação grandiosa a Simão: "Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.". E levando os barcos para terra, deixaram tudo e o seguiram.

O que revelou Jesus a Simão é-nos revelado a todos nós que somos discípulos de Jesus, que nos propomos no coração de sermos fieis à Palavra da verdade e a divulgá-la aos demais. Outra verdade revelada no final desse texto é que, para seguir Jesus é necessário levarmos nossos barcos para a terra e ancorarmos ali o nosso comodismo, a nossa indiferença, os nossos apegos, deixando tudo para trás e seguindo em frente, buscando saber e realizar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus!