- VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO
- A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE
- BEM AVENTURANÇAS (BEATITUDES OU SERMÃO DO MONTE)                                     




-

MATEUS 5 - PARÁBOLAS

14 Vós sois a luz do mundo.
Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;

15 nem os que acendem uma ¹candeia a colocam debaixo do ²alqueire, mas no ³velador, e assim ilumina a todos que estão na casa.

16 Assim resplandeça também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.



1.Candeia (Do lat. Candela) tocha, archote, vela, candeeiro de óleo ou de cera; br. – lamparina.
2. Alqueire – (Do ár. Al-queil) – Antiga medida para líquidos, correspondente a cerca de 8,400 l; pote; vasilha que servia como medida, vaso de barro, louça, porcelana, metal, ou outro material.
3. Velador - Aparador de madeira para suporte principalmente de  velas (Do lat. vigilare, velar) lamparinas, lampiões, suporte ou peça de madeira, disposto verticalmente, em cuja extremidade superior se coloca uma vela ou candeeiro. 



MATEUS 5, 3-10 - BEM AVENTURANÇAS

5. Vendo Jesus as multidões subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; 2. e Ele passou a ensiná-los dizendo:
3. Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
4. Bem aventurados os que choram, porque serão consolados.
5. Bem aventurados os mansos, porque  herdarão a terra
6. Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos.
7. Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8. Bem aventuados os limpos de coração, porque verão a Deus,
9. Bem aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.

10.Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

11. Bem aventurados sois quando, por minha causa vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.

Comentário de estudo: Devemos reconhecer que o Sermão além de magníficamente belo, feito por um Mestre do Poema Metafísico e Psicoespiritual, construiu para a humanidade um monumento de tal sorte que, se o Evangelho é a alma da Bíblia, então ficou sendo as Beatitudes (Bem Aventuranças) o coração do Evangelho. Dele parte tangentes que iluminam o passsado das Santas Escrituras até Moisés (A Tábua - do lat. tábula - das Leis) ao Novo Testamento (Nova Lei vos dou (...); Não vim para revogar as Leis e os Profetas (aquí simbolizando o Antigo Testamento) Estão enfeixados nos oito primeiros tópicos das Beatitudes ou Bem Aventuranças, o âmago, a plenitude do Espírito do Cristo, após uma noite inteira em direta comunhão com o Pai, como diz o evangelista. Quase no começo de seu ministério, passou Jesus uma noite toda  em comunhão com Deus.
No início a intenção de grifar :"os seus discípulos" e "passou a ensiná-los", a bem dizer, foram para ressaltar a transmissão de experiências pessoais da vida íntima de Jesus que extravasaram além dos seguidores iniciais, para iluminar a humanidade em todos os tempos. Também dirigindo-se aos seus discípulos, cumpriu-se os planos divinos em atingir toda a Igreja até hoje. O Sermão da Montanha, Bem Aventuranças ou das Beatitudes, destina-se tanto a motivos interiores quanto à conduta exterior.
Legítimas exigências do Mestre Jesus, mas tão estritas como em (Mt. 5-48) que ninguém consegue obedecê-las completamente, humanamente aqui na Terra : " Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é Vosso Pai Celeste".  Isso nos diz que que só caminhamos e vivemos por piedade, graça e misericórdia do Pai Eterno. Penso que, como sou ou somos, não nos sustentaríamos em pé sem a Graça Bendita do Criador. Em alguns casos, o Mestre usa do poder persuasivo do exagero intencional para ilustrar as exigências absolutas das leis de Deus (5.29-30): " E, se a tua mão direita te faz tropeçar (errar), corta-a e lança-a de ti; pois se convém que se perca um de teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.
Toda explosão supõe uma implosão e "A implosão mística de Jesus havia atingido o seu máximo nessa noite, nas colinas de Kurun Hattin, ao sudoeste do lago da Galiléia." Essa sintonização Cristo-cósmica, aliás, é o requisito para a compreensão de toda e qualquer palavra de Jesus que os Evangelhos conservaram. 
"O que o grosso da humanidade entende por  "meditação" pouco ou nada tem de ver com essa sintonização crística. O homem ego-pleno não pode ser teo-plenificado", ou, em linguagem bíblica: Deus resiste aos soberbos ( já tive oportunidade de publicar aqui neste espaço do Recanto, um texto sobre a arrogância, e a soberbia dos ego-plenos) , enquanto oferta as Bençãos gratuitamente (pela Graça) aos humildes (ego-vácuos) ou seja aquele que se esvazia de todo e qualquer ego-humano, e deixe uma vacuidade (um grande buraco-negro, que se alimenta da plenitude divina como ocorre no cosmo; o grande vácuo aspirando toda particula e corpos celestes que consegue remover para si). A Plenitude por sua Fonte plenifica somente a vacuidade. O que já está totalmente tomado, não oferece lugar para ser plenificado. Somente a vacuidade (vazio) pode ser preenchido. Mais que a matemática, a física quântica, é a metafísica agindo divinificada.
Por isso disse o Mestre Jesus: "Eu Te agradeço meu Pai, que revelaste estas coisas aos simples e pequeninos e as ocultaste aos eruditos (...) Quem não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele". 



 
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 24/12/2013
Reeditado em 28/12/2013
Código do texto: T4623676
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.