INVESTIGANDO ALGUMAS AFIRMAÇÕES DA BÍBLIA

Aprendemos desde cedo que Deus é bom, amoroso e piedoso. Mas, de que Deus estamos falando? O representado pela Bíblia parece que não é.

Segundo as Escrituras:

“Deus é Amor" (Primeira epístola de São João 4,8)

Mas...

1. “Quando o Senhor teu Deus as tiver entregue [nações que cultuavam outros deuses], e as ferires, totalmente as destruirás; não farás com elas pacto algum, nem terás piedade delas” (Deuteronômio 7,2).

2. Sob ordens do Senhor de Israel, os soldados de Josué entraram na cidade de Jericó e passaram a fio de espada velhos, homens, mulheres e não perdoaram nem mesmo crianças e bebês de colo (Josué 6,20).

3. Vendo que a cidade de Samaria resolvera adorar outros deuses, o senhor Javé, um deus mimado que não suportava ser trocado por deuses concorrentes, promete um terrível castigo: “Samaria vai pagar, pois revoltou-se contra o seu Deus: cairão sob a espada, suas crianças serão cortadas em pedaços e suas mulheres grávidas terão seus ventres rasgados.” (Oséias 14,1 ).

"Sua [de Deus] sabedoria não tem limites" (Salmo 146,5). Em algumas Bíblias, esse trecho fica no salmo 147, 5 com tradução pouco diferente, mas mesmo sentido.

Mas...

1. Diz que morcego é uma ave (Levítico 11,13). O limitado conhecimento do escritor bíblico achava que tudo que voava era ave.

2. “Pode ajudá-lo a estender os céus, duros como espelho de bronze?” (Jó 37,18). O escritor bíblico, inspirado por Deus acredita que a terra é plana e o céu é uma abóboda firme que não cairia sobre as pessoas na terra.

“O Senhor é bom e justo, cheio de misericórdia” (salmo 114,5). Em algumas Bíblias aparece no salmo 116,5.

Mas...

1. Autoriza os pais a venderem as filhas como escravas. (Êxodo 21,7) e patrões espancarem seus escravos (Êxodo 21,21). Se não fosse a Bíblia, provavelmente não teríamos tido o comércio de escravos africanos para o Ocidente, pois a Igreja não se opunha.

2. Mata todos os primogênitos do Egito por causa da teimosia de um único homem, o Faraó (Êxodo 12,29).

3. Diz que as cidades que não quiserem ouvir sua doutrina terão um castigo superior ao dado às cidades de Sodoma e Gomorra (Mateus 10,14). Não me parece que se possa chamar de misericordioso alguém que faz ameaças para quem não aceita sua doutrina. Quem faz isso são os tiranos e ditadores.

4. Promete o céu somente para quem crê nele. Os demais (de outras religiões e os ateus vão para o inferno (Mateus 10,33). Ou seja, não basta você ser bom; não acredita, castigo eterno.

“Louvai ao SENHOR, porque ele é bom” (Salmo 117,29). Em algumas Bíblias aparece no salmo 118,1.

Mas...

Matou mais de dois milhões de pessoas na Bíblia (sem contar os afogados pelo dilúvio). Os cálculos são de um americano chamado Steve Wells, editor do site Skeptic’s Annotated Bible.

Gênesis 19, 24: morte dos moradores de Sodoma e Gomorra com fogo e enxofre.

Gênesis 38, 9: Onã foi morto porque ejaculava fora, se recusando a engravidar a cunhada, pois o descendente seria do irmão falecido.

Números 21, 5: todos que reclamavam da falta de água e pão no deserto foram mortos por picadas de cobra.

Números 25, 6: “Entretanto, um dos filhos de Israel trouxe para junto de seus irmãos uma madianita”. Deus não gosta que seu povo junte-se com estrangeiras, por isso enviou uma praga que matou vinte e quatro mil homens.

I Samuel 5, 6: morte dos moradores de Azot por hemorroidas.

II Reis 2, 23: quarenta e dois rapazes chamaram um profeta de careca, de modo que foram trucidados por duas ursas enviadas por Deus.

Ananias e sua esposa Safira foram mortos porque ao venderem uma propriedade, retiveram parte do lucro para eles, e não deram o integral para o apóstolo Paulo, que não gostou e foi se queixar com Deus (Atos 5,1).

Como já o sabe a maioria dos historiadores, o deus bíblico é uma criação da mente sacerdotal. O deus do Antigo Testamento é cópia de um deus cananeu. O do Novo Testamento, tem atributos dos deuses pagãos, especialmente do Egito, Suméria e Grécia.