Levando Cativo Todo o Entendimento

“Porque assim como imagina na sua alma, assim ele é.” (Provérbios 23:7)

A Bíblia diversas vezes nos adverte acerca das consequências dos nossos pensamentos e das influências que eles exercem sobre a nossa vida. Em Provérbios 4:23 o sábio Salomão nos orienta a termos cuidado com os nossos pensamentos, tendo em vista que a nossa vida é dirigida por eles. Vivemos em uma geração não muito diferente da descrita em Gênesis 6:5 que diz:

“O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.”

Todos os dias somos bombardeados pelos noticiários por informações que tratam sobre as corrupções na política e no setor público em geral; desvios de verba pública; por mortes em acidentes de trânsito causado muitas vezes por motoristas bêbados; assassinatos; brigas familiares; roubos; racismos; famílias sendo destruídas pelos vícios em drogas; guerras que utilizam a religião ou dogmas religiosos como justificativas, mas que por trás não passam de resultados da ambição humana de conquistar sempre mais espaço e estabelecer a sua verdade como sendo a verdade absoluta; enfim, todo o tipo de perversidade que nem caberiam em um artigo com menos de nove septilhões de folhas, com o perdão do exagero. Em meio a tudo isso, temos a nossa mente assaltada pelo medo, pela ansiedade, pela síndrome do pânico e por diversas outras doenças que atacam a mente humana deixando-a em frangalhos. Todas essas doenças são decorrentes de uma mente que alimenta pensamentos doentios se rendendo a eles dia após dia e consequentemente aos demônios responsáveis por lançar em nós tais noções contrárias às estabelecidas por Deus.

A nossa mente é um campo de batalha espiritual e por isso estamos constantemente em guerra contras as hostes do inferno, tendo em vista que os demônios sabem que é em nossa mente que está depositada toda a autoridade e o destino da nossa vida, e que se os nossos pensamentos estiverem em conformidade com os pensamentos de Deus eles perderão a batalha. Torna-se necessário, portanto, que revistamos a nossa mente com a Palavra de Deus dia após dia, a fim de experimentarmos uma renovação em nossa mente, o que nos tornará propícios a conhecermos qual a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para as nossas vidas, conforme Romanos 12:2.

Nunca venceremos tendo na mente um pensamento de derrota, afinal de contas:

“Se você acha que está derrotado, você está.

Se acha que não é capaz de ousar, você não ousa.

Se gostaria de vencer, mas acha que não é capaz,

É quase certo que você não vencerá.

As batalhas da vida nem sempre fazem com que você

Seja o mais forte ou mais veloz.

Mas, mais cedo ou mais tarde, o homem que vence

É o que acha que é capaz de vencer.”

(Autor Desconhecido)

O que seria da força de um leão se ele em sua mente pensasse como um gatinho de estimação? Sequer ele tomaria consciência da sua força! E mesmo tendo-a viveria fugindo dos animais menores e menos fortes do que ele!

O que seria de um coelho se ele em sua mente acreditasse que era uma tartaruga? Andaria devagar e seria consumido pelos predadores que não possuem a sua capacidade de pular a grandes distâncias nem de se esconder nas fissuras das rochas! E pior, pensaria que poderia ficar parado na frente do predador acreditando plenamente que possui um casco que o protegerá!

O que seria de uma águia se ela em sua mente acreditasse que é um pombo? Viveria no chão comendo migalhas mesmo tendo a capacidade de voar mais alto do que as nuvens e pegar presas em pleno voo! E habitaria no chão mesmo tendo a capacidade de habitar nas mais altas montanhas!

Assim seremos eu e você se todos os dias não tomarmos posse das promessas de Deus para a nossa vida, e a consciência do que a Bíblia diz que nós somos por intermédio do seu Filho Jesus Cristo! Por isso leia a Palavra de Deus todos os dias e medite nela dia e noite (Josué 1:8), a fim de que seus pensamentos sejam levados cativos a Deus e para que todo o seu ser se torne obediente à Cristo (2 Coríntios 10:5).

O que a Bíblia diz que somos?

-Assim como Ananias, nós somos instrumentos escolhidos por Deus para levar o Evangelho ao mundo (Atos 9:15);

-Somos feitura de Deus, criados em Cristo Jesus, a fim de realizarmos boas obras (Efésios 2:10);

-Somos herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo (Romanos 8:17);

-Somos capazes de realizar qualquer coisa em Deus (Filipenses 4:13);

-Somos o sal da terra (Mateus 5:13);

-Somos membros do corpo de Cristo (1 Coríntios 12:27);

-Somos cidadãos do Céu (Filipenses 3:20);

-Somos nascidos de Deus, portanto, vencemos o mundo (1 João 5:4);

-Enfim, a Bíblia diz que somos muitas coisas por intermédio de Cristo Jesus. Convém que tomemos posse de tudo o que a Palavra de Deus diz que somos e que tomemos a postura de filhos de Deus, pois por meio dele vencemos o mundo e os seus maus pensamentos.

No mais, que a paz que excede todo o entendimento guarde o seu coração e a sua mente em Cristo Jesus! Graça e paz!

Raphael Sales
Enviado por Raphael Sales em 22/12/2014
Reeditado em 22/12/2014
Código do texto: T5077766
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.