"Religião Helênica Hoje - Sagrada Paisagem"

Quando saí do mundo Wicca , trouxe comigo uma grande consideração pela Natureza e o reconhecimento de sua divindade. Na verdade eu já tinha essa idéia na cabeça mas de forma vaga. Vivi rodeado por plantas, arvores, amo a paisagem verde e variada dos campos, tenho especial apreço por correntes d’água e deliro contemplando o pôr-do-sol.

Antes de encontrar o politeísmo grego passei ligeiramente pelo mundo celta através de um respeitado grupo aqui do RS, Walonom. Me encantei com a a relação desta religiosidade com a natureza e teria permanecido com eles se Afrodite não tivesse me agarrado pelos cabelos para o Helenismos( rs).

No entanto, por um bom tempo obtendo fragmentariamente certas informações sobre a religiosidade helênica , não percebia quase nenhum sinal dessa cultura com o que eu buscava. Daí veio a angustia e a vontade de abandonar o Helenismos.

Então , graças aos Deuses , minha percepção foi aguçada e minha memória também. Voltei aos meus textos espalhados e reli tudo , e dois livros em especial me ajudaram muito. Com um pouco mais de afinco nas pesquisas cheguei onde queria e “salvei minha pátria”. Até num episódio da Odisséia , que outrora passara despercebido, havia um exemplo gritante.Enfim, minha atenção me deixa na mão algumas vezes. E relato pessoal a parte, que pode acontecer com outros por aí, vamos ao que interessa.

"Honre o Divino"

Terra

Começando pelo trevoso inicio, quando do Caos surgiu Geia , a Deusa Mãe Terra. Ela não incorpora apenas um pedaço tribal de terra, mas a totalidade desse elemento. Em seguida , gerou as Montanhas, herdeiras de seu “sangue” divino, assim como todo o reino vegetal. Temos também as Ninfas , daimones que habitam nesses reinos, partes de um só corpo divino -Geia. Vales, pontas escarpadas, ribeiros , em tudo o poder sagrado penetra e dá vida. Inclusive antigamente devia-se fazer consultas antes de cortar arvores para conferir se as dríades já as tivesse abandonado.

Céu

O mundo celestial , Urano ( filho de Geia) abarca-o em sua totalidade, desde o Olimpo até as proximidades da Terra. Seus habitantes são os astros, uns são filhos de Titãs e outros foram humanos ou animais transformados pelos Deuses. Os mais conhecidos, tendo recebido algum culto ou não, são:Selene, a Lua, guia noturna e senhora de mistérios e do tempo;Helios, o Sol, o que tudo vê, sacralizador de compromissos, deus de justiça;Eos, o Amanhecer,aquela que a todos desperta; Hesper e suas deusas do poente; Nix, a Noite Imortal.

Mar

Pontos é o deus primordial dos mares, enquanto Oceano tem mais ligação com a água doce, sendo este pai dos Rios , Fontes e Lagos. Na Odisseia, Odisseu ora a um Rio para que o ajude a sair do Mar tempestuoso.

Oceano e vários Rios e fontes receberam algum culto, sendo os mais famosos e presentes na mitologia: Aqueloo, Alfeu e Aretusa,entre ouros.

Como característica da cultura grega, as divindades eram representadas antropomorficamente, mas não somente. Rios , por exemplo, podiam ser representados por touros ou serpentes. Em geral, utilizava-se atributos da região para caracterizar essas deidades do mundo natural, como sua produção, fauna , flora.

Não seria uma tarefa enriquecedora conhecer mais o ambiente que nos cerca e descobrir o “humor” e outros aspectos desses deuses que nos são tão próximos? Terra, Céu e Mar manifestam um poder divino e vivo, portanto passível de comunicação e merecedores de honras. Os gregos também sabiam disso.

(Texto originalmente publicado no meu blog de politeísmo helênico

http://krithari-hellenismos.blogspot.com.br/2012/01/sagrada-paisagem.html)

A Demétrios HSR
Enviado por A Demétrios HSR em 18/09/2015
Código do texto: T5386463
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.