Batalha Espiritual

*CLÁUDIA SCÁTOLA

Muito antes da existência da humanidade houve uma guerra no céu entre Lúcifer[1] e Deus. Lúcifer foi uma das criações de Deus mais perfeitas, ele tinha uma beleza sem igual, mais que isto, no momento de sua criação a música foi criada com ele “Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados” (Ezequiel 28:13). Imaginem a grandeza desse ser. Mas aconteceu um problema, ele por ser tão belo e esplendido encheu seu coração de vaidade e arrogância e passou a questionar-se se ele mesmo não poderia ser como o Deus eterno.

Como era o ser mais fantástico no céu creio que os outros anjos o admiravam, facilitando assim a persuasão de Lúcifer sobre eles contra Deus. Começa ai a trajetória de uma guerra espiritual que perpassa até os dias atuais, Lúcifer escondia suas reais intenções dos anjos manipulando-os a rebelar-se contra Deus. Sendo o pai da mentira encheu de dúvidas uma terça parte dos anjos que se aliaram a ele para tentar tomar o trono de Deus. “E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:13,14).

Os anjos que caíram com Lúcifer foram persuadidos, mas eles tinham o poder de decidir se queriam seguir os preceitos de Deus ou os de Lúcifer. E houve uma guerra no céu e o arcanjo Miguel derrotou-os [2] : “E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele” (Apocalipse 12:7-9). Com a rebelião contra Deus eles não puderam morar mais no céu e foram lançados na terra, que a partir de então se tornou sua morada.

Como não podiam mais viver no céu, Lúcifer agora chamado de Diabo e seus anjos caídos desceram com grande ira a terra buscando a quem possa tragar. As primeiras vitimas foram os primeiros habitantes da terra Adão e Eva. O Diabo possuiu a serpente e seduziu Eva a desobedecer as ordens de Deus, começa ai a decadência espiritual da raça humana.

O ódio e ira de Satanás se estendeu a raça humana, pois nós seres humanos somos criados para a glória de Deus, sendo semelhantes a ele. Como o diabo questionou a soberania de Deus quis trazer para seus filhos essa mesma rebelião com o intuito de confronta-lo ainda mais. Com o pecado introduzido no mundo Deus prometeu que levantaria alguém que esmagaria a cabeça de Satanás “esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3:15).

A partir de então a história da humanidade é marcada por guerras, violências, adultérios e todo tipo de pecado. Os homens se tornaram rebeldes e desobedientes. Desde o principio Satanás soube qual seria o seu fim, então desceu a terra com grande ira, tentando derrubar o maior número de homens que puder. E em especial os servos do Deus altíssimo.

Vivemos em uma guerra travada há milhões de anos atrás, e precisamos está alicerçados na rocha inabalável chamada Jesus Cristo. Mas infelizmente muitos cristãos ainda não têm compreensão do que seja uma Batalha Espiritual. E vivem suas vidas como se nada estivesse acontecendo. A bíblia diz que a nossa luta não é contra nosso vizinho, nosso familiar, nossos inimigos carnais, a falta de emprego de oportunidade e outras coisas desta vida. Mas é “contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” Efésios 6:12. E para isto precisamos tomar a armadura de Deus para podemos resistir no dia mal. As armaduras são: a verdade e a justiça, fé, a palavra de Deus, a oração, e a súplica.

Satanás sabendo disto tenta seduzir os homens com suas mentiras propondo para eles muitas vantagens que no reino espiritual não passam de armadilhas. Mira nessa armadura espiritual para que os homens caiam.

*verdade: através dos séculos o diabo tem infiltrado suas mentiras na humanidade com a intenção de afastar os homens da verdade. Se alguém segue a mentira seus olhos espirituais nunca serão abertos sendo impossível a libertação total. Podemos ver na nossa época muitas falsas religiões que aprisionam mais as pessoas com seus rituais vazios. Até mesmo dentro de muitas igrejas cristãs as mentiras do mal tem se alastrado fazendo o povo perecer. Se o diabo é o pai da mentira quem é mentiroso se torna seu filho.

*Justiça: Em um mundo corrupto onde a injustiça prevalece quem é justo padece muitas tribulações. E quem pratica a injustiça é tido como pecador, pois nosso Deus é justo. A injustiça afasta as pessoas de Deus, pois alguém sem misericórdia não se compadece de nada nem ninguém. Sabendo disto o Diabo tem colocado muitos cristãos em situações adversas para que eles se tornem injustos para com o seu irmão.

*Fé: Sem fé é impossível agradar a Deus. E o diabo tem tentado roubar a fé das pessoas pondo no caminho tropeços para que os filhos do altíssimo questionem a provisão dos céus. O justo deve viver pela fé e não por vista, confiando em Deus todo o tempo. Se o diabo conseguir roubar a fé, ele roubará tudo.

*Palavra de Deus: Quantas vezes ouvimos as pessoas falar que a bíblia é um livro escrito por homens por essa razão não é necessário segui-lo? É isto que satanás quer que as pessoas acreditem, pois sabe que ela é viva e penetrante. Ela é a boca de Deus falando para a humanidade. E sem o conhecimento dela os olhos espirituais das pessoas não poderão ser abertos.

*Oração: é umas das principais armas contra as forças do mal. A oração é a comunicação entre Deus e os homens. Ela nos fortalece. Uma vida sem oração é uma vida pobre e sem comunhão. E o diabo pode entrar quando quiser na vida do crente que não ora, o tornando um soldado adormecido.

*Súplica pelos irmãos: devemos suplicar a Deus por nossos irmãos. Essa área está sendo a mais afetada, pois o amor está se esfriando e os cristãos esquecendo que devem apoiar e suplicar a Deus por misericórdia para com seus irmãos. A ajuda principalmente financeira é rara, e muitas vezes os crentes não têm alternativas a não ser pedir a ímpios. Essa falta de suplica abre brechas para várias portas satânicas agirem no corpo de Cristo. Se não há suplicas o fraco na fé não tem onde apoiar-se, consequentemente caindo em pecado e escandalizando o nome de Cristo. O julgamento pesado é posto como regra e a incompreensão e falta de visão espiritual acaba afastando ainda mais as pessoas de Deus.

Todas essas áreas têm sido grandemente afetadas com o intuito de desarmar os soldados de Cristo, e assim vence-los. Fomos convocados para guerrear, mas em um exército existe vários postos e graduações. Assim como várias posições: comandante, soldado, sniper, suicida, espião e guardas. A bíblia nos compara a soldados “Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.

Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra”

(2 Timóteo 2:3,4).

Os soldados são responsáveis em confrontar o inimigo de frente, atacando-o diretamente. E os que estão na frente da batalha sofrem mais retaliações. Deus tem para cada cristão dons específicos e ministérios específicos, e a área de libertação é muito espinhosa a medida que luta constantemente contra as hostes espirituais da maldade. Se existe intensidades deferentes de lutas, também existe intensidades diferentes de treinamento. É necessário o combatente passar por determinadas situações para poder enfrentar o inimigo. Para guerrear é preciso fechar as brechas.

Notem que geralmente pessoas grandemente usadas por Deus e principalmente na área de libertação padecem muitas necessidades, são incompreendidas, traídas, exclusas, caluniadas, parece que tudo dá errado na vida delas. Assim como tem muitas visões do mundo espiritual, sabendo as armadilhas do diabo. Muitas destas pessoas não conseguem entender o porquê de muitas situações e o objetivo de tantas privações, mas é um treinamento que estão fazendo. Os traumas familiares são usados para parar esses soldados. A medida que sofrem com traumas, esses soldados tem a necessidade de serem aceitos custe o que custar. E em alguns casos usam a agressividade e violência para isto.

Existem vários tipos de prisões espirituais, e nem todos são libertos instantaneamente. Uma parte precisa de um processo maior e longo de libertação. Há casos que os indivíduos tiveram uma aliança profunda com as trevas e se faz necessário mais orações, jejuns e ministrações especificas sobre o indivíduo. E Deus tem usado seus instrumentos como canal de benção e libertação na vida desses prisioneiros do diabo. Esses instrumentos tem travado lutas muito ferozes diariamente. Muitas vezes tem perdido emprego, amigos, são caluniados, excluídos e acontecem coisas muito estranhas ao seu redor. Essas pessoas geralmente tem os dons de revelação, pois é necessário uma visão espiritual mais aprofundada. Sonhos com demônios são constantes, é Deus mostrando os planos do diabo.

De acordo com Daniel Mastral e Isabella Mastral [3] nos livros Filhos do fogo, Guerreiros das luz e No Rastros do Oculto, os escolhidos de Deus que são chamados para uma grande obra ao nasceram trazem consigo uma marca espiritual, e quando os demônios as ver, logo sabe que aquela pessoa tem uma obra especifica nesta terra. Por isto, tenta de todas as maneiras destruí-los. Quantas pessoas relatam grandes livramentos de morte bem antes de suas convenções. São as forças do mal operando desde o nascimento. Exemplos disto foi Moises, Elias, Isaias, Ezequiel, João Batista e Jesus. Homens que ao nasceram carregaram marcas espirituais que incomodou o reino das trevas.

Quando os demônios veem essa marcam agem com destruição não só na vida dos escolhidos, como na dos seus familiares. Sentimentos como baixo autoestima é usado para destruir a alma, assim como sentimentos ruins. Fazendo com que as pessoas vivam isoladas, e sendo incompreendidas pela maioria. O diabo usará a parte mais podre dos seres humanos para usa-las contra o próprio ser humano.

Ainda conforme Mastral, existe uma hierarquia satânica agindo no mundo. Cada região e cultura tem um demônio especifico que comanda. Os principais demônios do inferno são: Belzebu, Astaroth, Asmodeo e Leviathan. Este último, Leviathan, é o quarto príncipe do inferno e é o responsável pela América Latina. O Brasil é uma nação alvo de demônios, por conta de uma profecia que diz que aqui é um celeiro de missionários. Astaroth é um demônio ligado a nova Era, e traz sentimento de culpa, morte, tristeza e baixo autoestima.

Aqui no Brasil existe uma seita satânica que comanda as ideias do país. O objetivo principal deles é preparar o caminho para o anticristo. Lutam com todas suas forças para acabar com os verdadeiros servos de Deus. Se infiltram nas igrejas cristãs e lançam encantamentos para amaldiçoar os servos de Deus. Muitos líderes estão desapercebidos disto, pois não tem uma comunhão genuína com Deus. A maioria das igrejas não alerta sobre essa área tão importante na vida dos crentes que é a batalha espiritual, os tornando leigos e despreparados. Muitos cristãos acreditam que Jesus na cruz já venceu a guerra e não necessitam lutar. Sendo assim acabam se tornando frios espiritualmente e não veem a grande conspiração infernal que há para acabar com o cristianismo.

Infelizmente nosso meio é muito dividido tanto teologicamente quanto afetivamente. Cada denominação diz está com a verdade e não se tratam como o corpo de Cristo. O amor que deveria ser a base de nossa fé tem se esfriado dia após dia. Se não há amor para com o próximo fica impossível cuida dele. Toda essa conjuntura abre portas infernais para que demônios ajam na vida dos crentes. As tribulações da vida tem feito muitos pararem no meio do caminho, pois acabam se revoltando com seus irmãos e se afastando da presença de Deus. Essa também é uma estratégia eficaz que o mal tem usado.

Existe muitas denominações que são ótimas no ensino e na dedicação da obra de Cristo, mas não crer em revelações, nem sonhos, nem profecias e numa batalha espiritual. Atribuí isto ao misticismo, mal sabendo eles que estão fazendo a vontade do reino das trevas. Satanás quer cegar ao máximo os seres humanos, pra ele não é interessante alguém cheio do Espirito Santo e que tenha visão espiritual. O reino de Deus consiste em poder e não em palavras. Muitos se apoiam no conhecimento teológico e humano, esquecendo que é preciso ter comunhão com Deus diariamente.

Voltando aos soldados de Cristo, todos os chamados para protagonizar essa batalha espiritual precisam passar por processos de aprendizado. Então não se culpem nem desanimem com as provas que o Senhor tem permitido. É necessário que aconteça determinadas coisas para o aperfeiçoamento. Tudo tem um porquê e o tempo de Deus é ele quem determina. As vezes nos perguntamos porque fulano é crente e tem casa boa, carros, viaja para o exterior e eu aqui na mesma? Já me fiz esta pergunta, e em um sonho que tive uma mulher lia a mãe de minha irmã e dizia que ela seria rica. Quando chegava minha vez dizia coisas muito ruins. E me perguntava o porquê. Depois meditando nesta sonho pude compreender que existe pessoas chamadas para ser a diferença neste mundo. Soldados valentes que não se dobra aos preceitos do príncipe das trevas, mas tudo tem um preço. Talvez o preço dos escolhidos é a privação das coisas terrenas. Avante soldados que a caminhada ainda é longa!

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. (Josué 1:9)

*Cláudia Scátola Lira de Oliveira, Graduada em Serviço Social, pregadora do evangelho e estudante da Biblia. Contato: claudiascatola13@hotmail.com

face: https://www.facebook.com/claudiascatola

Instagram: claudiascatola1313

Youtube: Claudia Scátola

[1] Não se sabe ao certo o nome do diabo antes da queda. Teólogos acreditam ser Lúcifer, mas a bíblia não menciona seu nome.

[2] Essa passagem de apocalipse 12 remete a três tempos históricos: 1º refere-se ao período em que Lúcifer e a terça parte dos anjos foram expulsos dos céus por causa de sua rebelião. 2º fala também do período em que Jesus nasceu e com ele a sua igreja e a partir de então o diabo passa a perseguir a mulher, ou seja, a igreja de Cristo. 3º remete ao futuro, o período denominado de grande tribulação onde os cristãos padecerão uma tribulação de mil duzentos e sessenta dias. E vencerão com a palavra e o testemunho que darão.

[3] Para uma melhor compreensão acerca do mundo espiritual ler os livros filhos de fogo I e II, e guerreiros da luz I e II desse mesmos autores. Indico toda a literatura desses autores. Existem outros assuntos importantes que eles abordam que se faz necessário conhecer.