O CAMINHAR DA HUMANIDADE

Francisco de Paula Melo Aguiar

Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.

(DEUTERONÔMIO 30:19)

Preliminarmente, a Bíblica Sagrada, é a origem epistemológica e ou ponto inicial para analisar a diversidade do emprego da palavra caminho. Assim sendo, a palavra caminho é substantivo masculino, terreno mais e/ou menos estreito, existente entre dois lugares por onde alguém pode seguir e/ou faixa de terreno e/ou local de passagem que serve de ligação e/ou de comunicação terrestre entre dois e/ou mais lugares e/ou via¹. O termo caminho, em hebraico: derek e em grego: hodos, à luz das escrituras sagradas, tem sentido literal e sentido metafórico, advindo daí uma diversidade de palavras hebraicas e gregas no envolvimento da referida palavra, inclusive com sentidos diversos e/ou metafóricos, levando-se em conta a história e a cultura de ambas sociedades, dentre outros significados não menos importantes, usados no Antigo e Novo Testamentos, conforme a divisão dos escritos bíblicos do antes e do depois de Jesus Cristo.

Então o é que metáfora? Metáfora é um substantivo feminino, que designa um objeto e/ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto e/ou qualidade que tem com o primeiro objeto uma relação de semelhança, como por exemplo: Fulano tem vontade de ferro, querendo designar: vontade forte, como ferro². E até mesmo por analogia, podemos dizer que as metáforas boas e/ou ruins, falam sempre de coisas naturais, cotidianas, próximas, um exemplo cabal disso, é a fala de Jesus Cristo, através de suas parábolas.

Por outro lado, vamos mencionar as principais passagens bíblicas que mencionam palavras de origem hebraica:

A palavra “orach”, que significa “caminho costumeiro”, aparece nada mais nada menos, sessenta vezes no texto bíblico cristão, como por exemplo: Jó 16:22; 19:8; Sal. 4418; 142:3; Pro. 1:19; 2:15; 4:14; 8:20; Isa. 26:7,8; 41:3.

O termo “orcha”, igualmente significa “caminho costumeiro”, de origem aramaica, dialeto falado por Jesus Cristo, aparece no livro de Daniel 4:37 e 5:23.

O termo que conhecemos por “vereda”, vem da palavra “derek”, usada portanto, aproximadamente por mil e setecentas vezes, dentre os quais citamos os exemplos: Gên. 3:24; 6:12; Êxo. 4:24; 13:17; Lev. 26:22; Núm. 14:25; 20:17; Deu. 1:2,19,22,31,33,40; 2:1,8; 3:1; Jos. 1:8; 2:7; Juí. 2:17,19,22; 5:10; Rute 1:7; I Sam. 1:18; 6:9,12; II Sam. 2:24; 13:30,34; I Reis 1:49; 2:2-4; II Reis 2:23; 3:8,20; II Crô. 6:16,23,27,30,31,34; Esd. 8:21,22,31; Nee. 9:12,19; Jó 3:23; 4:6; 6:18; Sal. 1:1,6; 2:12; 5:8; 10:5; Pro. 1:15,31; 2:8,12,13,20; 3:6,17,23,31; Ecl. 10:3; Isa. 2:3; 3:12; Jer. 2:17,18,23,33,36; Lam. 1:4; Eze. 3:18,19; 7:3-9,27; 8:5; 9:2,10; Osé. 2:6; Joel 2:7; Amós 2:7; Jó 3:8,10; Miq. 4:2; Naum 1:3; Zac. 1:4,6; Mal. 3:1.

As palavras “vereda” e “curso”, que conhecemos na língua portuguesa, tem nascimento no termo “magalah”, usada sete vezes no texto sagrado. Como por exemplo: Prov. 5-6; 2:15,18; Sal. 17:5.

O termo “vereda” vem de “nathib” e é usado cinco vezes no texto bíblico, conforme citamos: Jó 18:10; Sal. 78:50; Jó 28:7; 41:32; Sal. 119:35.

E a palavra “estrada” vem de “mesillah”, empregada usualmente em vinte e sete ocasiões e ou passagens da bíblia. Vejamos os exemplos: Isa. 59:7; Joel 2:8; Núm. 20:19; Isa. 7:3; 11:16; Jer. 31:21.

O termo “estrada larga” e ou estrada para vagões, vem de “Magal”, empregada oito vezes no texto sagrado, como por exemplo: Sal. 23:3; Pro. 2:9; Isa. 26:7.

A palavra “mishol” que signfica “vereda estreita”, é usada uma só vez na escritura sagrada, conforme Números,capítulo 22, versículo 24: “Mas o anjo do Senhor pôs-se numa vereda de vinhas, havendo uma parede desta banda e uma parede da outra”.

O termo “trilha” vem de “nethibah”, aparece no tem bíblico dezenove vezes. Seguem exemplos: Jó 19:8; Sal. 119:105. Pro. 1:15; 3:17; Isa. 42:16; 43:16; Jer. 6:16; Lam. 3:9; Osé. 2:6.

Vamos encontra o termo “avanço” e ou “vereda”, tendo origem também na palavra “Shebil”, quando é usada duas vezes.Conforme consta em: Sal. 77:19; Jer. 18:15.

Por outro lado, encontramos no Antigo Testamento, os usos mais comuns metafóricos, conforme passaremos a enumerá-los:

I. Como processos usuais naturais: como o caminho do relâmpago e do trovão (Jó 28:26; 38:25), os movimentos da luz (Jó 38:19,24), a vida de uma formiga (Pro. 6:6), o comportamento das águias, das serpentes, os movimentos de uma embarcação, o namoro de um homem, etc. Por exemplo: Prov. 30:19.

II. Como a conduta moral de um homem, embora a ideia principal, também possa ser falada e/ou expressa de outras formas e/ou maneiras, como é evidente: quanto à bondade. Por exemplo: l Sam. 12:23; Sal. 1:6.119:1; Pro. 2:20; 8:20); quanto à maldade (Juí. 2:19; Sal. 119:101,104; Pro. 4:14; Isa. 55:7; Eze. 3:18.19); algumas vezes, sem especificação quanto ao caráter moral de uma pessoa (Gên. 6:12; II Crô. 6: 16,30; Jó. 13:5; Sal. 39:1; Pro. 12:15; 16:29). quanto às tradições boas ou más (I Sam. 8:3,5; I Reis 15:26,34; 22:52); quanto aos galardões da vida ou da morte, por causa da bondade ou da maldade praticadas (Pro. 10:17; 14:12; 15:24; 16:25; Jer. 21:8.

III. Como várias facetas da vida humana e/ou como o curso e/ou trajetória da vida de um homem. Por exemplo: Deu. 28:29; Jó 3:23; Sal. 2:12; 37:5; Pro. 3:6; Jer. 10:23); seus planos para a sua vida presente (Pro 16:9; Osé. 10:13); seus sofrimentos e provações (Sal. 142:3; Jó 23:10); o destino humano na morte (Jos. 23:14; I Reis 2:2.

IV. Como em muitos casos também estão em foco os caminhos e/ou veredas e/ou métodos de ação seguidos por Deus, assim como a sua vontade e os seus próprios mandamentos. Por exemplo: Deu. 5.33; 8:6; 10:12; 26:17; Sal. 44:18; 119:15; Isa. 2:3); os seus juízos (Isa. 26:8); os seus propósitos (Jó 36:23, Sal. 77:13; 103:7; Isa. 55:9); o seu governo providencial (Deu. 8:2; II Sam. 22:31.33; Jó 19:8; 26:14; Sal. 18:30; Eze. 18:25.

O texto bíblico também contém inúmeras palavras de origem grega relacionadas ao termo caminho, conforme passaremos a enfatizar:

O termo “odós”, significa “caminho” e que o mesmo é usado por cem vezes na bíblia cristã, a começar por Mateus, capitulo 2, versículo 12 até Apocalipse, capítulo 16, versículo 12. Por outro lado, a palavra “párodos”, que significa “passagem”, iremos encontrar apenas uma vez na referida bíblia. É o caso específico de I Corintios, capítulo 16, versiculo 7. A origem do termo “ida”, vem de “poreía”, usada duas vezes, em Lucas, capítulo 13, versículo 22 e Tiago, capítulo 1, versículo 11. Já a palavra “maneira”, vem de “tropos”, que é empregada treze vezes: Mat. 23:37; Luc. 13:34; Atos 1:11; 7:28; 15:11; 27:25; Rom. 3:2; Fil. 1:18; II Tes. 2:3; 3:16; II Tim. 3:8. Heb. 13:5,7. Enquanto isso, o termo “saída”, é originado de “ékbasis”, que é usado apenas duas vezes: I Cor. 10:13 e Heb. 13:7.

O Novo Testamento finaliza o sentido literal da palavra “caminho” com diversos sentidos e ou significados metafóricos, dentre os quais:

I – Enfocando a conduta moral das pessoas. Conforme exemplos: Mat. 7:13,14; 21:32; Atos 14:16; Rom. 3:16,17; Tia. 5:20; II Ped. 2:15,21.

II – Em relação da vontade, dos propósitos e da veracidade da fala de Deus. Ex-vi exemplos: Mat. 22:16; Mar. 12:14; Atos 13:10; 18:25,26; Rom. 11:33; I Cor. 4:17; Heb. 3:10 e Apo. 15:3.

III – A expressão “o caminho”, mencionado no livro de Atos, enfoca a fé cristã e bem assim o modo e ou maneira de viver dos discípulos de Jesus Cristo, levando-se em consideração o desprezo e a calunia dos adversários gratuitos e voluntários daquele tempo. Como por exemplo: Atos 9:2; 19:9; 22:4,14; 24:22.

IV – O perfeito e revelador: Jesus Cristo é “o caminho”, a verdade e a vida, é o mestre dos mestres. Por exemplo: Mat. 22:16; Mar. 12:14; Luc. 1:79. Sem sombra de dúvida Ele é o único “caminho”, conforme Deus, vide João 14:4-6. É também o santo dos santos, conforme sua glória manifestada através de sua morte na cruz. Por exemplo: Heb. 9:8; 10:19,20. Isso fato e contra fato não se tem argumento.

Em lendo o Antigo Testamento iremos encontra nada mais e/ou nada menos que o termo e/ou substantivo hebraico “derek”, 706 (setecentos e seis) e/ou 710 (setecentos e dez) vezes (BOTTERWICK & RINGGREN, 1983,p. 276).

Ressaltamos de que no Antigo Testamento, o termo caminho representa “pisada”, tendo em vista o sentido de consolidação, marcado e ou feito. Portanto, a partir de tal significação surgem os conceitos de caráter metafóricos e/ou figurativos em sentido amplo e não somente o sentido geográfico-espacial.

A religiosidade judaica vive de observar o caminho vivencial de cada ser humano e que deve ser algo comparado a instrução divina ao caminhar. Assim o ser humano deve viver e ou caminhar dentro da legalidade e ou dos princípios de justiça e expressar sempre sua vida no caminho traçado por Deus, enquanto senhor e criador de tudo e de todos. A principal visão em termos de pensamento judaico, não é conhecer Deus, porém, imitar, de modo que tal imitação é modo de vida escolhido, desde que seja justo e/ou halakhah. Assim sendo, o halakhah é a forma deve caminhar o ser humano, levando uma aproximação com os próprios atos de Deus (FROMM, 1966, p. 144).

O simples fato de caminhar na justiça, decantado em versos e prosas no Antigo Testamento, tendo em vista as histórias vivenciadas pelos povos, envolvendo suas ações, atitudes, erros, acertos, arrependimentos e de perdão em todo tempo e lugar. É importante também observar de que em toda e qualquer história de vida existente no livro sagrado serve de analogia para as gerações futuras.

Em tais histórias circunstanciais da bíblia, por incrível que pareça não se quer simplesmente esconder a fraqueza individual e ou coletiva do ser humano e ou da humanidade, e muito menos reverenciar e ou exaltar os sucessos grandes e ou pequenos, querem, no entanto, comprovar de que tem erros nas presentes e futuras gerações não vai ser diferente, chama a atenção para aprender avaliar os acertos e as falhas, compreensíveis através do caminhar de nossos antepassados, visando encontrar uma melhor vereda e ou caminho segundo as determinações direcionadas por Deus.

O Antigo Testamento que sempre encontrar homens e mulheres caminhando e ou andando na vereda e ou caminho certo, dentro dos princípios de justiça e retidão. E além do mais cita o primeiro homem que conseguiu caminhar dentro de tais determinações e cita que “andou Enoque com Deus, e já não era, porque Deus o tomou para si” (GENESIS, 5:24). Diante do exposto, o caminho do homem é a totalidade de todos os atos e fatos cometidos durante sua vida, levando em consideração suas experiências, suas dificuldades e seus sucessos, porque somente assim seremos capazes de darmos importância a todos os atos humanos que edificam, engrandecem, constroem e além do mais deixam marcas ao encaminhar a própria vida e seu destino.

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¹ Cf.: < https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=o+que+%C3%A9+caminho>. Acesso em: 09 Out 2016.

² Cf.: < https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=o+que+%C3%A9+metafora >. Acesso em: 09 Out. 2016.

REFERÊNCIAS:

ALMEIDA,João Ferreira. A Biblia Sagrada. Brasília: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.

BOTTERWICK, G. J. & RINGGREN, H.. Theological Dictionary of the Old Testament, Vol. II. Cambridge, U. K.. William B. Eerdmans Publishing Company. 1983.

FROMM, Erich. O Espírito de Liberdade. Rio de Janeiro. Zahar Editores. 1966.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 09/10/2016
Reeditado em 09/10/2016
Código do texto: T5786440
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