Uma existência com propósitos!

Ec 3.1-8

1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: :2 há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; 3 tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar;4 tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; 5 tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; 6 tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; 7 tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar;8 tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.

Há pessoas que é como folhas secas ao chão o que soprar ou quem soprar primeiro é a direção que elas tomam. Não sabem o que são e o querem ser na vida. Vivem a filosofia de Zeca Pagodinho “deixa a vida me levar vida leva eu”. Esse tipo de pensamento e existência leva as pessoas a se afastarem cada vez mais de Deus e continuarem a passos largos para o inferno. Saber por que existimos é importante quanto existir como afirma Fiodor Dostoievski O segredo da existência humana reside não só em viver mas também em saber para que se vive.

O texto sagrado que acabamos de ler nos ensina algumas lições sobre a vida, a existência, o tempo e sobre Deus.

I. O tempo não para em quanto penso o que fazer.

Ec 3:2 “há tempo de nascer e tempo de morrer;”

O tempo nunca para. Sempre caminha adiante. Às vezes temos o desejo de voltar a reviver os bons tempos, mas eles não podem voltar. As coisas que já aconteceram no tempo não podem ser mais mudadas. As lembranças produzidas pelo tempo não podem ser modificadas. Quem dera se houvesse uma maquina do tempo que nos permitisse modificar as coisas ruins que aconteceram em nossas vidas ou que fizemos acontecer nas vidas de quem amamos, mas a máquina do tempo só existe nos filmes de ficção. Assim devemos aprender a usar bem o nosso tempo, com a sabedoria de Deus, de modo que nossa vida seja produtiva.

II. Não controlamos o tempo, mas podemos controlar o que fazer no tempo.

“...tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;”

15 anos de existência para alguns seria muito pouco, para outro uma eternidade e para outros, tempo suficiente. Esse foi o tempo necessário, dado por Deus para o rei Ezequias para que ele pudesse colocar sua casa em ordem. Por que não é a quantidade de tempo que vivo que determinará quem eu sou, mas o como eu vivo. Ou seja, eu preciso tomar decisões as quais implicam em discernir o que é prioridade e o que não é. Não construo o meu futuro quando ele chegar, pois quando ele chegar já será presente.

As decisões precisam ser tomadas sob a direção de Deus.

· Não posso seguir meus instintos e sentimentos pois “ o coração do homem é enganoso”

· Não posso confiar na minha percepção pois “ há caminhos que aos olhos do homem parecem bom mas no final são caminhos de morte.”

· Por que Deus Jr 29:11"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais."

III. A vida é vaidade, passageira, breve.

Ecl 12:8 “Vaidade de vaidade, diz o Pregador, tudo é vaidade”.

Essa verdade se impõe a todos nós que nos leva a uma única atitude diante da vida VIVER CADA MOMENTO INTENSAMENTE ou como diria o poeta latino Horácio CARPE DIEM. Aproveitar ao máximo o agora, apreciar o presente.

· Aproveite o máximo os seus pais, os irmãos, os avós, os tios e tias, os primos e primas, os amigos e amigas em quanto vivam estão e chorarás menos o luto.

· Aproveite o máximo a sua Igreja participe com amor dos cultos ao Senhor.

· Aproveite ao máximo da sua inteligência e dos seus talentos e sirva ao Senhor com alegria.

· Aproveite ao máximo a sua juventude e desenvolva uma intensamente comunhão com Deus ao ponto do seu rosto refletir a glória de Deus.

IV. Tudo que fizemos ou deixamos de fazer prestaremos conta a Deus.

Ecl 11:9 “Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas”.

Em suma, descubra qual o propósito existência de Deus para sua vida e viva intensamente para glória de Deus.