A BENÇÃO REGULADA

Podemos fazer uma comparação com a nossa vida cristã e a saída do Egito, com Moisés. O inicio da caminhada é a conversão – o encontro com Deus, saída do pecado, o primeiro amor, a benção fácil. No meio do caminho temos o deserto. As provações e as privações, a renúncia, muitos aprendizados difíceis, a benção por medida, regulada. Se entendermos direitinho, vamos chegar à nossa Canaã, ao nosso destino, à nossa terra prometida.

A BÊNÇÃO REGULADA, POR MEDIDA, O MANÁ NO DESERTO.

Depois dos momentos iniciais, quando aceitamos a Jesus, somos levados quase que imediatamente ao deserto, assim como Jesus, para sermos tentados e vencer ao Diabo e a nós mesmos. Um fato que deve chamar a atenção no deserto é que a benção vem sob medida, não é derramada á exaustão, mas aos poucos, um pouco pra cada, na medida certa de cada dia. E isso também é um aprendizado.

É uma falha nossa estudarmos somente a saída do Egito, a conversão, como fazemos, ao gastarmos o nosso tempo em evangelizar. É uma falha nossa gastarmos o nosso tempo ao pensarmos no deserto e como sair dele, sem entender direitinho a lição. Poucos de nós gastamos tempo em analisar como chegamos à benção. Quando chegamos lá, esquecemos de pensar e nos dedicamos apenas a usufruir.

As bênçãos sem medida do começo, os milagres em profusão no inicio, as muitas revelações do inicio da caminhada, as muitas profecias, vão nos conduzir a passarmos pelo deserto. No deserto, no meio da caminhada, as bênçãos já não são tantas, pois Deus que nos levar a caminhos melhores do que a benção fácil, mas o viver em benção.

Na Terra Prometida, fora pouquíssimos milagres, alguns a gente nem pode chamar assim, o mais foi apenas uma vida normal, humana.

Compreendemos pouco o erro de Adão e Eva. Adão e Eva eram seres espirituais vivendo aqui na Terra, no Paraíso, a leste do planeta Éden. Quando pecaram perdeu-se a humanidade espiritual. Imaginamos eu ser cristão e espiritual é ser um ser etéreo, flutuando acima dos outros homens, da humanidade caída e quão bonzinho eu sou de ter aceitado a Jesus. Mas ser espiritual é voltar a ser humno, segundo o coração de Deus.

Um dos maiores livros espirituais da Bíblia é Efésios, eu com 6 capítulos nos mostram nos 3 primeiros verdades absolutas sobre o Céu e sobre a obra de cristo depois de ressuscitado, ao lado do Pai, intercedendo por nós. O eu muitos não observam é que Paulo, nesse livro extremamente espiritual, nos 3 ultimos capítulos nos ensina a sermos gente. Gente que trabalha, que casa, que tem filhos, que vira empresário, que é servo.

O caminho da espiritualidade é ser gente. Os frutos do Espírito comprovam isso. Há um esforço hercúleo do Espírito Santo em nos transformar me gente, melhor. A ideia principal do Evangelho é que sejamos gente, pessoas que sabem conversar, que são bons amigos, gente que dá gosto de conhecer e conviver.

Deus não regula a benção para o nosso mal, mas para nos educar. Os milagres eram para sair do Egito, se não os houvesse, talvez os israelitas não tivessem saído. A benção foi minguando no deserto para que aprendessem a maior lição de todas: A Terra Prometida, pasmem, é a Terra Prometida. Isso quer dizer que é o descanso do Senhor, o sábado terrenal. A benção é a terra do descanso e ao entrar no descanso não é preciso mais milagres, é preciso apenas administração.

Chegando à Tera Prometida, ao emprego esperado, depois de um esforço em oração, jejum, palavras de conforto, profecias, noites de sono, agora é só administrar o emprego.

Chegado o dia do casamento, que não é o fim, mas o inicio, agora é administrar o casório. É administrar o marido, os filhos, a esposa, as contas. O problema era chegar lá, chegou, agora administra.

Chegou na Terra prometida, descansa nela. Administra-a direitinho.

O maná agora regulado no tempo certo é um aprendizado importante. Numa hora impossível Deus está lá para trazer e manifestar um grande milagre, mas no mais quem faz é você. Se alguém na caminhada, já na Terra Prometida, ficar mortalmente doente você ainda pode recorrer a Deus em oração e jejum e contar com certeza, da resposta e do milagre de Jesus. Mas no mais você administra. Se tiver que tomar um remedinho, você dá o remedinho, quando o remedinho não resolver mais, ai você jejua e ora e pede o milagre.

A lição que já aprendemos com o milagre, é que milagre é educacional. Todo milagre na Bíblia tinha uma razão e porque. Os de Jesus então eram lições claríssimas de aprendizado.

O maná está minguando? Opa, Deus está fazendo você crescer. O milagre agora é mais difícil, ou quase não se vê um milagre, ou uma profecia? Então você está aprendendo a depender apenas da palavra, isso é bom. Tu tá crescendo, meu filho bunitinho. Minha filhótinha.

Tudo tem uma razão na Bíblia e na caminhada cristã. A benção regulada não haveria de ser diferente.

Amém

Paulo Sergio Larios

pslarios
Enviado por pslarios em 07/11/2017
Código do texto: T6164897
Classificação de conteúdo: seguro